“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 45 (16 a 20 de maio)

Dulce e Zé ficam fechados na cela do posto.

Mary beija Dieter e quer viver em Rio Meandro.

O boato de que Mary é a sereia do rio começa a espalhar-se.

Mia e Afonso estão mais próximos desde que ele a salvou. Luísa cada vez mais enciumada.

Rui é levado algemado para o posto para interrogatório.

Zé e Dulce tentam chegar às chaves fazendo um canudo de cartão da caixa dos walkie-talkies, os dois provocam-se e reclamam. Zé despe a camisa porque diz que o atrapalha e acha que chega às chaves, Dulce mostra-se sarcástica com ele. Covas alcoolizado entra no posto por engano, eles pedem-lhe ajuda, mas quando ele percebe que está no posto recua e vai embora sem os ajudar. Dulce sem querer toca no peito de Zé e retrai-se.

Luísa pergunta a Afonso porque não lhe disse que ia procurar Mia, pois ela tinha-se oferecido para procurar também. Afonso fica atrapalhado e diz que nem pensou nisso. Luísa muda de conversa para aligeirar o ambiente e chama-lhe herói de Rio Meandro.

Helena acha que Afonso ainda gosta de Mia, viu bem como ele estava quando chegou com ela. Afonso diz para a mãe não fazer filmes. Rui não percebe o que o filho viu nela, fala das eleições e para ver o lado que escolhe. Afonso fica indignado e Matias diz que Afonso só fez o correto, não é preciso tanto alarido à volta.

Dulce furiosa está furiosa com Zé, diz que a culpa de estarem ali fechados é inteiramente dele. Orlando entra vindo da rua a chamar a Sargento, mas cala-se e estranha ao vê-los fechados na cela. Dulce pede que abra a cela, ele pega nas chaves do chão e abre a cela, Dulce abraça-o de alívio o que deixa Zé enciumado. Dulce vê as chamadas de Paulo, fica a saber que Mia já apareceu.

Mia está ao telemóvel a tentar saber junto da florista quem lhe enviou as flores, mas não consegue porque alegam política de privacidade, Mia insiste e dizem que não encontram registo nenhum. Dulce chega e desculpa-se por não ter atendido, mete-se a par do que lhe aconteceu. Paulo diz que a pessoa que tem mais interesse em aterrorizar Mia neste momento é Rui Guerreiro.

Renata está ajoelhada na capela a rezar e a olhar para a cruz, quando Constança e Bernardo entram a discutir. Constança acusa o padre de lhe ter mentido, que ia tirar a parte em que ela interrompia o podcast e não tirou. Diz que agora está espalhado em todo o lado, ela a coagir o Giuseppe a mentir sobre o turismo. Ele diz que foi um lapso, selecionou e cortou essa parte, mas depois fez o upload do ficheiro errado. Diz que pode fazer um pedido desculpas para remediar a situação. Bernardo sugere entrarem num acordo para não irem a tribunal por difamação.

Mary conta a Dieter que se fala que Xana é a sereia, diz que está cada vez mais surpreendida com Rio Meandro e vê-se a morar ali. Dieter fica surpreendido e ela pergunta se ele gostava e aproxima-se dele, beija-o e Dieter afasta-a, lembra-a que são só amigos. Mary diz que isso nunca os impediu de estarem juntos depois de separados, mas Dieter diz que não a ama nem sente atração por ela. É apenas amizade. Mary fica irritada.

Isabel entrega um tupperware a Eugénio, que agradece a sopa, está ainda um pouco combalido. Simão está ao lado da mãe e diz-lhe que ele merece. Eugénio fala de Adelaide, dá a entender que ela gosta dele. Simão diz que ela é uma grande amiga, está sempre lá para ele. Eugénio diz que se calhar ela está sempre lá para ele porque não é só amizade, mas Simão não acredita.

Afonso acaba de chegar a casa de Mia, está preocupado e diz que ela tem de ter cuidado, quem a dopou pode voltar a fazê-lo. Conversam e riem-se os dois quando Luísa entra. Vem descontraída e sorridente, mas quando os vê cúmplices, desfaz o sorriso. Mia e Afonso ficam constrangidos ao vê-la.

Zé diz a Xana que Dulce já sabe que foram eles que assaltaram o posto. Xana fala mal dela quando Dulce entra e diz que vai sair com Neca para darem continuidade à investigação sobre o caso de Mia.

Renata pensa e conclui que já é a segunda vez que Eugénio a ameaça. Nuno não percebe porque ela confia nele apenas baseado em memórias de infância. Renata diz que ele é seu amigo e é um assunto que ela vai ter de lidar sozinha. Batem à porta e Renata vai abrir, incomodada. Não vemos quem é.

Dulce e Neca entram em casa de Rui que acaba de abrir-lhes a porta, querem que Rui os acompanhe ao posto para responder a umas perguntas. Rui indignado com a insinuação, diz que não fez nada a Mia. Neca diz que na florista indicaram que as flores foram compradas por um miúdo com o NIF da Junta de freguesia e a mando do presidente. Rui nega, mostra-se autoritário ao dizer que não vai ao posto. Dulce pergunta se ele não vai colaborar com as autoridades e ele diz que não. Num movimento rápido, Dulce algema Rui, que fica em choque assim como Neca.

Paulo pergunta em tom de brincadeira se Mónica acha que a Luísa e a Mia vão andar à pancadaria. Mónica tem pena que Luísa e Mia sempre se deram tão bem e por causa de Afonso estejam afastadas.

Luísa constrangida, esforça-se por não mostrar ciúmes, diz a Afonso que não sabia que ele vinha, podia ter dito a não ser que tivessem coisas para falarem os dois. Ele justifica-se que estava ali perto e decidiu ver como Mia estava. Mia ameniza o ambiente com uma piada. Luísa mostra interesse em saber como Mia está e fica a saber que ela foi ameaçada. Mia diz que a polícia já está a par de tudo e não adianta identificar quem desconfia que a ameaçou.

Dulce fecha Rui na cela, que está muito transtornado. Zé, em tom bajulador, imita o que Dulce diz. Helena e Matias chegam e vêm ver o que se passa, Helena incrédula confirma que Rui está mesmo preso. Dulce explica que se Rui não decidir colaborar ainda vai à presença do juiz hoje. Helena tenta que Dulce se acalme, mas Dulce esclarece que Rui está preso neste momento por desacato e desrespeito com as autoridades.

Numa estrada recôndita, Nuno aproxima-se com um envelope de um rapaz a quem chamou assobiando. Dá uma palmada nas costas dele e estende-lhe o envelope. O rapaz abre o envelope, tira as notas e sorri, entusiasmado, diz-lhe que fez um bom trabalho com as flores e pede para não dizer nem uma palavra sobre o que fez.

Matias diz a Tosso, que Rui ficou detido e Tosso como vice-Presidente tem de assumir a presidência. Para se inteirar, entrega-lhe uma lista que Rui escreveu de coisas para fazer. Tosso despacha-o, diz que já vai passar na Junta para ver os dossiers e deita a lista fora sem que Matias se aperceba.

Isabel quer falar com Simão sobre Adelaide. Ele diz que são só amigos para não ligar ao que Eugénio disse. Isabel diz-lhe para ter cuidado e fala mais como se fosse para si do que para o filho.

Orlando termina de gravar o podcast com Constança e Bernardo. Bernardo sorri orgulhoso e confiante ao ouvir o elogio do padre sobre ele ser um visionário que veio construir o seu negócio em Rio Meandro. Constança diz que soou a falso, finge-se preocupada com Rita e diz que ela não pode sair para concertos sem avisar. Rita desvaloriza.

Amélia trouxe feijoada a Helena e Afonso, mas Helena não quer comer, está tensa com a prisão de Rui. Amélia pergunta por Rui e Afonso diz que acredita na sua inocência. Helena tem dúvidas sobre Rui não ser capaz de raptar Mia, mas quer muito acreditar que ele não fez nada. Helena escreve sms para Paulo a perguntar por Mia, mas fica na sua hesitação se envia ou não.

Paulo inconformado, diz que se Rui está detido é porque admitiu que fez mal a Mia, quer dar cabo dle. Mónica diz que Dulce não assumiu isso. Mia mete em causa que também pode ter sido Renata. Mónica quer que Mia desista da campanha, não quer que a filha volte a correr perigo, mas Mia não quer e diz que isso é o que o chantagista das flores queria que ela fizesse. Paulo vê que recebeu uma sms de Helena, lê, ainda começa a responder, mas apaga e não responde. Volta à conversa com elas e diz que apoia a candidatura da filha.

Tosso, vestido com um blazer antigo e cheio de borbotos, sentado na cadeira da presidência, fala altivo com Matias, que olha para ele de alto abaixo. Tosso escolhe uma foto para a campanha, Matias estranha e pergunta se isso estava na lista de afazeres. Tosso não faz caso e continua a falar com Adelaide, quer um slogan para a foto e diz que uma das medidas que quer tomar é a criação de um hino da terra. Matias até nem acha má ideia, mas lembra-o que é Presidente por umas horas. Tosso continua com ar orgulhoso.