“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 205 (6 a 11 de março)

Renata tenta raptar Sara, mas é impedida por Eugénio.

Mia consegue travar a sobras da barragem.

Nuno sai mais cedo da prisão e surpreende Luísa.

Isabel estranha que Orlando ainda não esteja em casa, mas Miguel diz-lhe que ele já chegou e que se foi deitar e aproveita para lhe perguntar que conversa queria ter com ele. Isabel diz que Orlando também tem de estar presente por isso falam noutra altura.

Dieter está sozinho no bar, a beber um copo de vinho, e a recordar os bons momentos com Lara. Mary chega e estranha vê-lo a beber, mas ele explica que teve um dia complicado e pergunta-lhe se quer um copo. Ela diz que não pode beber e confessa que está grávida.

Paulo tenta aproximar-se de Mónica, beija-a mas ela afasta-o dizendo que já não o ama e que, neste momento, Paulo é apenas o pai da sua filha e um homem que ela admira e no qual tem muito orgulho. Paulo não estava à espera daquela reação, mas deseja que ela encontre o que procura.

Renata conduz, tensa e vemos, no lugar do pendura, um jornal pousado com o título “Barragem envolta em dinheiro sujo”.

Rui, Matias e Sara tomam o pequeno almoço e Rui comenta que a entrevista de Sara já saiu em todos os meios de comunicação inclusive num jornal estrangeiro. Sara está mais aliviada, diz que vai ter com Mia e Matias diz que a acompanhada.

Mia e Afonso estão sentados, na Aldeia Velha, a contemplar o rio. Mia pergunta a Afonso se acha que vão conseguir salvar as aldeias, Afonso só sabe que fizeram tudo o que era possível e que agora a peça fundamental é Sara.

Na tasca, Mary aguarda por Zé. Este chega, senta-se com ela e pede um café. Mary conta-lhe que está grávida, Zé dá-lhe os parabéns, mas só percebe depois que o filho é seu.

Dieter está ao balcão quando Orlando entra e se dirige a ele dizendo que já sabe o que se passou, Lara contou-lhe. Dieter dá as chaves do bar a Orlando, diz-lhe que vai deixar o espaço à sua responsabilidade pois está na hora de seguir em frente e ir embora de Rio Meandro.

Mary diz a Zé, que tenta refazer-se do choque, que percebe que este filho seja uma coisa inesperada na vida dele e que ela até pode ter mãe solteira, só não vai abortar. Zé faz questão de fazer parte da vida do filho e de o criar em sintonia com Mary, não quer perder nada. Mary fica surpreendida e satisfeita e acordam que farão guarda partilhada quando o bebé tiver um ano.

Sara fala com Matias ao telemóvel, diz-lhe que foi andando para casa de Mia pois não queria estar a incomodá-lo. Renata aparece e bloqueia o caminho a Sara, com o seu carro. Sara diz a Renata que já não lhe mete medo e Renata responde-lhe que lhe paga o que ela quiser para desaparecer. Sara faz-lhe frente e Renata, agarrando-a com força no braço, tenta enfiá-la no seu carro. Sara bate com a cabeça e perde, momentaneamente, os sentidos. Renata fica tensa, mas apressa-se a empurrar-lhe o corpo para dentro do carro para seguir viagem. Afonso e Mia, que vinham na quela direção, conseguem ver Renata e ficam logo alarmados. De repente, Sara desperta e levanta-se. Mia e Afonso ficam em pânico e seguem atrás do carro da vilã.

Mónica vem do quarto, ainda de pijama, e prepara-se para beber café quando dá com o bilhete que Paulo lhe deixou a dizer que voltou para Lisboa e a declarar-se. Mónica guarda o bilhete, na gaveta, determinada.

O carro de Mia e Afonso continua no encalço da viatura onde seguem Renata e Sara. Sara pede a Renata que pare e ameaça atirar-se da viatura, em andamento. Eugénio aparece, no meio da estrada, e Renata vê-se obrigada a parar. Vemos a expressão de serenidade e firmeza de Eugénio, de pé, quase como se ele próprio tivesse travado o carro. Mia e Afonso param, mesmo antes de embater contra o carro de Renata. Afonso e Mia dizem a Renata que acabou, Peres entregou-lhes toda a documentação com os negócios ilícitos que Renata fez no grupo Jones.

Luísa está a despachar-se para sair quando Rita entra irritada e diz à irmã que nem quer saber de Simão nem da escola de música. Nuno chega de surpresa, diz a Luísa que o pedido para sair mais cedo foi aceite. Rita sai, e quando estão a sós, Nuno e Luísa rendem-se à paixão.

Renata confronta Eugénio por se ter posto à frente do seu carro e a ter obrigado a parar. Eugénio diz-lhe que está preocupado com ela e que devia pedir desculpa a Sara, desistir da barragem e colaborar com as autoridades para que consiga ter paz.  Renata só quer vingança e só vai parar quando vir as duas aldeias debaixo de água.

Mónica conversa com Constança e diz-lhe que não quer retomar com Paulo, que esse assunto está resolvido, e que agora quer focar-se na sua carreira pois vai andar bastante ocupada. Mia e Afonso chegam com Sara e contam o que se passou com Renata. Mia recebe uma chamada, a propósito da providência cautelar relativamente às obras da barragem.

Na tasca, Rui, Helena, Matias e Amélia erguem todos os copos. Rui brinda a Mia e ao Ministério pela interrupção das obras da barragem. Estão todos muito felizes. Rui diz a Helena que agora que a obras foram interrompidas, pode repensar a sua ida para Vila dos Passos. Dulce observa-os e fica desconfortável com a cumplicidade dos dois. Matias convida Amélia para ir viver com ele e a cabeleireira diz-lhe, de forma bastante engraçada, que vai pensar no seu caso. Matias sorri de felicidade.

Rita espera por Simão, acha que ele vem dizer-lhe que vai para Londres. Simão chega e diz que recusou o convite, Rita não percebe como é possível ter recusado um convite daquela dimensão. Simão diz-lhe que ir para Londres era o sonho dela e que ele está bem ali, na sua companhia.

Bernardo diz a Constança que não quer ter um ex-presidiário a viver no turismo, mas Constança relembra-o que é isso ou Luísa vai para longe deles. Nuno aproxima-se e Constança e Bernardo recebem-no, bastante efusivos. Luísa e Constança, contra a vontade de Bernardo, oferecem trabalho a Nuno, poderá ser o motorista da carrinha de distribuição do arroz de peixe.

Na capela, Armanda revoltada chora enquanto fala com Deus e Lhe pergunta porque não consegue engravidar. Afonso chega, Tó disse-lhe que vão desistir dos tratamentos. Afonso oferece-se para os ajudar, seja de que forma for, se precisarem de dinheiro para continuar, é só dizerem. Armanda olha-o, comovida com o gesto do amigo.

Dieter despede-se de Lara, pede-lhe que trate do divórcio e diz-lhe que vai fazer uma viagem à Ásia. Lara pede desculpa por o ter magoado e diz-lhe que aprendeu muito com ele e nunca o irá esquecer.

Isabel está na cozinha quando Orlando entra e, determinado, lhe diz que concorda com ela e que acha que devem contar, não só a Miguel, mas a toda a gente que estão apaixonados e numa relação.

Na capela, Orlando fala com Miguel, mas está cheio de rodeios e Isabel decide ir direta ao assunto e conta que estão juntos. Miguel começa a falar do Papa e diz-lhes que não está preocupado com o facto de serem um casal, mas sim por viverem numa casa da diocese. Isabel e Orlando ficam estupefactos com a serenidade de Miguel.