“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 122 (29 de agosto a 2 de setembro)

Rui confronta Renata com a sua verdadeira identidade. Renata faz chantagem com ele.

Mónica analisa a cópia dos documentos, que Mia trouxe com Afonso da conservatória. Percebe que ela mudou o nome antes de casar com o dono do Grupo Jones. Afonso acha que deviam guardar esta descoberta, se Renata sonha nunca vão saber os verdadeiros motivos que a trouxeram a Rio Meandro. Acrescenta que tem de contar ao pai porque a conheceu e pode ter alguma peça que falte neste puzzle.

Renata e Nuno seguem para o balcão onde está Tosso. Numa das mesas, estão Xana, Neca e Tó Calhau. Renata diz a Tosso que as obras arrancaram hoje. Garante que a aldeia espelho vai ser construída. Xana quer saber quando têm que sair das suas casas, ela diz-lhe para não ter pressa, vai ser tudo feito com calma.

Afonso interrompe o trabalho do pai e diz que tem uma coisa importante para lhe mostrar sobre Renata. Entrega a certidão de mudança de nome de Renata e diz que ela é Joana Pires, a menina que foi escorraçada de Rio Meandro há 40 anos. Rui fica lívido, em choque, questiona-se como se deixou enganar.

Adelaide está ao balcão a secar os copos que acabou de passar por água, triste e sem ânimo. Traz vestida uma roupa nova (doada), mas que lhe fica muito grande. Tosso vem da copa e comenta a roupa que Adelaide traz, ela encolhe os ombros, triste. Miguel traz uma encomenda, Tosso abre e treme nervoso ao ver tanto dinheiro. Adelaide espreita e fica também perplexa. Tosso segura um maço de notas presas com um elástico. O envelope não tem remetente.

Renata, de capacete, observa, ao fundo, vitoriosa, o decurso da obra. Instantes depois, vemos o carro de Rui aproximar-se e parar. Os dois aproximam-se e Rui fala-lhe com desprezo. Renata fica tensa ao perceber que ele está a tratá-la por tu. Rui pergunta até onde ela pensava que ia com este teatro e chama-a de Joana. Renata está atónita.

Adelaide encontrou um bilhete que vinha com o dinheiro, está histérica. Tosso lê “Cem mil euros. Uma ajuda sincera para que se possam reerguer”, emociona-se porque quem quer que tenha sido só têm a agradecer. Acham melhor não contar a ninguém. Adelaide diz que têm de tentar descobrir quem foi. Os dois abraçam-se, felizes.

Rui tira do bolso os documentos do registo que Afonso lhe mostrou e estende-os a Renata, que apesar de estar abalada por ter sido desmascarada, mantém uma postura altiva e cínica.  Rui lamenta ter-se deixado levar porque quase a descobriu. Chama-a de medrosa por nunca ter revelado a sua verdadeira identidade, teve medo de ser escorraçada como a rameira da mãe dela. Renata explode e a discussão leva a que Rui perceba que ela voltou para se vingar de todos. Renata confirma que voltou para afundá-los a todos. Rui assiste impressionado ao descontrolo de Renata, que o humilha, diz que ele é patético e andou a comer na mão dela. Rui manda um berro e diz que a partir de hoje ela vai ter um opositor à altura e a barragem não vai ser construída nem por cima do cadáver dele. Renata com raiva e determinação diz que Rui não irá fazer nada, pois ele está nas suas mãos.

Afonso nervoso, pergunta a Tó se resolveu as coisas com Bernardo e se criou uma parceria com ele. Tó diz que lhe deu uma bicicleta e Afonso conta-lhe que Bernardo está a alugá-la. Viu passar a bicicleta com uma placa do turismo rural. Tó diz-lhe que vai resolver a situação.

Renata diz que conta a todos que ele forjou o resultado das eleições. Mostra-lhe o ecrã do seu telemóvel e diz que esse vídeo, mais a gravação da voz dele a confessar o que fez, é mais do que suficiente para plantar a dúvida nas pessoas. Rui percebe que tudo foi uma encenação dela, ela diz que tinha de precaver-se, goza com ele quando lhe diz que o dinheiro com que pagou os terrenos era dinheiro dele porque uma parte do dinheiro que Rui deu ao chantagista voltou para ele. Rui está incrédulo, diz que aquilo que ela fez é crime. Renata pergunta se mais alguém sabe que ela é Joana e ele mente, diz que não. Renata manda-o embora e para ficar calado ou acaba com a carreira dele. Rui hesita, mas acaba por sair dali.

Mia está preocupada porque Afonso não diz nada. Mónica questiona se Rui terá ido falar com Renata. Mia acha que ele lhe teria dito. Mónica ouve Dieter praguejar, irritado e sai para ver o que se passou. Ao entrar na cozinha, vê que Dieter derramou café sobre o portátil e o dossier de Mónica sobre Rio Meandro que estão em cima do balcão da cozinha. Ele pede desculpa, mas Mónica está chateada. Lara intervém, mas eles acabam por discutir com Mónica a dizer a Dieter que ele é mal-humorado, descuidado e não respeita as regras de boa convivência. Dieter quer que Lara saia com ele. Mónica acalma-se e diz a Lara que ela continua a ser bem-vinda.

Simão está entusiasmado com a visualização da música que Adelaide cantou com eles. Isabel insiste para almoçarem, Simão estranha, mas aceita. Já sozinha, Isabel liga a Zé a avisar. Pede que apareça em modo descontraído.

Renata está furiosa. Nuno pergunta se ela acha que Rui irá ficar calado, Renata tensa diz-lhe que Rui tem muito a perder se contar quem ela é.

Afonso não compreende porque não podem contar a verdade, Rui diz-lhe que Renata está a fazer chantagem com ele, conta que ela tem uma gravação dele, em que supostamente confessa que forjou a recontagem dos votos das eleições para a Junta. Diz que é uma montagem da voz dele e admitiu que o fez.  Afonso diz-lhe que vão dar a volta por cima.

Amélia reclama de Armanda ser lenta, mas ela não quer saber. Diz que Adelaide já saiu, anda muito triste, foi comprar-lhe uns vestidos para a animar. Amélia dz a Matias que fez um bolo, mas é para a Adelaide.

Afonso conta a Mia sobre a chantagem que Renata está a fazer ao pai, pede-lhe que fique só entre eles até conseguir limpar o nome do pai. Mia diz para contar com ela, apesar de não estar completamente convencida da inocência de Rui, ele agradece-lhe e sai. Mia mente à mãe, diz que Rui achou melhor esperar mais um tempo para perceber os próximos passos de Renata, não lhe conta sobre a chantagem.

Helena fala a Paulo sobre tirarem um fim de semana para celebrar o divórcio e fala e casamento, Paulo fica assustado. Dieter traz um presente a Tosso e dirige-se a Paulo a dizer mal de Mónica, diz que agora ele apostou no cavalo certo, referindo-se a Helena. Paulo defende Mónica.

Amélia atrapalhada, diz a Raquel que pode voltar no próximo mês. Mary percebe que Amélia precisa de ajuda e vai para o lavatório lavar a cabeça a Raquel que a adora a massagem que Mary faz.