“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 187 (16 a 20 de janeiro)

Simão aceita convite da mãe para jantar.

Constança conta à família que está grávida.

Xana e Miguel embebedam-se e perdem o controlo.

Mónica regressa a Portugal com Sara.

Simão conta a Miguel que Isabel o convidou para jantar e que ele aceitou. Simão não quer que o pai fique desiludido com ele, mas Miguel diz-lhe que acha muito bem que vá jantar com a mãe. Quando Simão sai, Orlando aproveita para tirar algumas dúvidas com Miguel sobre os habitantes da terra e as suas características. Miguel diz-lhe, num tom áspero, que ser carteiro e padre não é a mesma coisa e que devia pensar se é mesmo aquilo que quer fazer.

Renata está no posto e Dulce conta-lhe que foi o batom que encontrou que foi utilizado para escrever a mensagem, mas que a mensagem foi escrita por duas pessoas diferentes. Renata não entende quem possam ser e Dulce é perentória em dizer que todos os suspeitos que ela mencionou têm alibi. Renata, já irritada, pede à sargento que a contacte apenas quando tiver respostas concretas.

Xana está a fazer o jantar quando vê a fotografia de Isabel e Neca, na página que criaram. Xana fica furiosa e apressa-se a mostrar a Miguel e a dizer que os dois já assumiram uma relação. Miguel, mais ponderado, diz a Xana que a página lhe parece ser para a vendar de camisolas em crochet, mas Xana desatina e já nem ouve nada. Miguel fica na dúvida se aquela fotografia é inocente ou não.

Bernardo vai ter com Constança ao quarto, que se apressa a esconder todos os testes de gravidez que já fez, e pergunta-lhe se não vai jantar. Constança diz-lhe que está sem apetite e que precisa de ficar sozinha e descansar.

Dulce vai até casa dos Guerreiro e leva uma caixa de bolas de Berlim para Matias, pois sabe que são os seus bolos preferidos. Rui está a agradecer a amabilidade a Dulce, quando Helena chega também com uma caixa de bolas de Berlim. Dulce sai e Afonso comenta, em tom de brincadeira, que Matias tem noras muito atenciosas. Helena pergunta a Rui quando está a pensar assumir a relação com Dulce e este diz-lhe que já teve mais longe.

Renata, no seu quarto, arruma roupa numa mala de viagem e detém-se, um momento, a pensar no que Eugénio lhe disse, que sentiu uma energia estranha que o trouxe até ela. Renata fica irritada e fecha a mala, preparando-se para sair.

Mary está no seu quarto, a ler um livro sobre espíritos, quando Rita lhe bate à porta com o jantar. Mary assusta-se e diz a Rita que não quer estar sozinha e que afinal vai jantar na sala, que sempre tem mais gente. Rita olha-a, com estranheza.

Simão e Isabel acabam de jantar, comem os dois uma taça de mousse, mas Isabel nota que o filho está incomodado. Simão comenta que é estranho para ela estar a jantar ali, numa casa que não é a sua, mas com a sua mãe. Isabel diz-lhe que só jantaram ali porque ela sabia que não ia estar mais ninguém. De repente, Zé entra e fica bastante constrangido com a presença de Isabel e Simão. Não querendo incomodar ou quebrar o momento, Zé sai para dentro e Simão aproveita para terminar a mousse, sob o olhar embevecido de Isabel.

Luísa e Nuno chegam animados do jantar e encontram Mia à espera deles, que lhes conta que recebeu uma notificação do tribunal, a propósito do caso do agiota. Os amigos reveem as versões combinadas, para que bata tudo certo. Mia conta-lhes ainda que Mónica já está de regresso, mas que não conseguiu convencer Sara a colaborar com eles, por isso vão ter de continuar a lutar, sozinhos.

Mary vai bater ao quarto de Rita e implora-lhe para ficar ali a dormir, diz que tem medo e que não consegue dormir sozinha. Rita acaba por aceder, ainda que sem grande vontade.

Xana e Miguel estão bastante embriagados e dançam, descontrolados, de garrafa na mão, pela sala. Falam sobre Isabel e Neca e dizem que também vão criar uma dupla, serão os Xaniguel. Riem muito e bebem cada vez mais. Orlando, atraído pelo barulho, vem pedir-lhes que falem mais baixo e que se comportem, pois, Simão deve estar a chegar. Xana e Miguel não lhe ligam e decidem ir para o quarto, terminar a garrafa de vinho. Ficamos em Orlando, bastante apreensivo com o estado dos dois.

Tó mete-se com Afonso, por causa de Mia, quando Xana aparece a pedir um comprimido para as dores de cabeça. Tó mostra-lhe a fotografia dela com Miguel que a própria publicou às 3h da manhã. Xana fica escandalizada, não se lembra de nada. Quando Afonso sai, Xana diz a Tó que aquela fotografia não foi o pior que fez, na noite anterior. Ficamos na expectativa de Tó e no desespero de Xana.

Constança pede para falar com Bernardo e as filhas e diz-lhes que foi muito injusta com elas pois, afinal, quem está grávida é ela. Choque geral.

Paulo está de saída, já não faz sentido continuar ali, em casa da filha, pois a sua recuperação está a ir bastante bem. Mia aproveita para perguntar ao pai se sabe quem é que vivia naquela casa antes deles e explica-lhe que Bernardo e Alice estão convencidos que as avós esconderam um tesouro ali. Paulo diz que não conhece os antigos donos e ri-se das ideias estapafúrdias de Bernardo.

Orlando encontra Miguel na cozinha, muto ressacado e a beber água da torneira. Orlando diz-lhe que não pode ficar assim o resto do dia e que devia tomar qualquer coisa. Miguel diz-lhe que merece aquela dor, que é o castigo pelos seus pecados. Orlando não percebe onde Miguel quer chegar, diz-lhe que ele e Xana apenas beberam demais, dançaram e se divertiram, que ele não viu mais nada. Miguel dá a entender que se passou mais qualquer coisa, mas não fala sobre isso. Ficamos na angústia de Miguel.

Matias procura pela sua máquina fotográfica, mas Alice diz que não a viu. Sem que esperasse, Rui entra com a máquina e com um álbum de fotografias. Matias fica muito emocionado enquanto vê as fotografias de alguns sítios importantes para si. Rui está feliz, enquanto observa o pai a revisitar as suas memórias mais felizes. Matias diz-lhe que gostava muito de ter uma fotografia com os dois filhos, mas Rui nega.

Mónica chega a casa e corre a abraçar Mia, cheia de saudades. Mia faz um esgar de dor e a mãe pergunta-lhe o que se passa. Mia acaba por confessar que esteve envolvida num acidente e que não lhe contou antes para não a preocupar.

Nas instalações da empresa em Lisboa, vemos Renata a ligar a Sara, mas esta tem o telemóvel desligado. Renata pede à secretária que lhe compre um voo para Zurique, o mais rápido possível.

Mónica pede a Mia que nunca mais lhe minta desta forma e diz que tanto ela como Paulo lhe deviam ter contado a verdade. Mia não queria que a mãe abandonasse o seu plano e voltasse para Portugal, antes do tempo. Mónica diz-lhe que a sua viagem não foi em vão, vai buscar Sara lá fora e apresenta-a a Mia. Ficamos na surpresa de Mia, incrédula por a mãe ter conseguido trazer Sara para Portugal.