“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 121 (22 a 26 de agosto)

Mia e Afonso confirmam que Joana Pires é Renata Jones.

Orlando descai-se e conta a Isabel que Miguel mentiu-lhe sobre a sua saúde.

Rui reage irritado ao confronto com Afonso sobre o regresso de Renata. Afonso não acredita nas boas intenções dela e Rui diz-lhe que não está do lado dela nem concorda que afundem as duas aldeias, mas neste momento não há outra solução. Armanda mete-se na conversa e dá a sua opinião em defesa de Renata, Rui pede-lhe para sair. Afonso recebe chamada de Mia, fica apreensivo e diz que vai já ter com ela.

Luísa bate à porta do quarto de Renata e tenta que saia do quarto dando a desculpa que tem uns papéis para assinar porque já tinha feito check-out, mas Renata diz que depois desce e assina e fecha-lhe a porta na cara. Luísa diz a Mia que Renata respondeu que depois descia, mas não sabe quando, não quis insistir para não levantar suspeitas.

No hospital, Isabel, indignada, avança para a enfermeira que está ao computador. O ambiente é tenso. Diz que quer apresentar queixa pelo que fizeram ao marido, a enfermeira acha muito estranho ter havido uma troca de exames, verifica que ele só deu entrada numa urgência. Isabel nem quer ouvir e exige o livro de reclamações.

Xana está triste porque a quermesse foi um fracasso, o dinheiro que fizeram nem para fazer uma casa de banho dá. Neca consola-a, mas Xana não consegue deixar de se sentir culpada.

Luísa cedeu um quarto desocupado para Afonso, Mónica e Mia conversarem longe da vista de Renata. Falam das suspeitas de Joana e Renata serem a mesma pessoa. Afonso diz que o pai também já teve essa desconfiança por causa de uma cicatriz que Renata tem no tornozelo e que Joana também tinha. Mónica diz que a mãe de Joana era Clara Pires, que já morreu e Afonso fala que, antes da história da cicatriz, o pai percebeu que a campa dessa senhora tinha voltado a ser limpa, e, coincide com a chegada da Renata a Rio Meandro. Ligam o nome Projeto Clarissa à Ordem religiosa de Santa Clara, que também é conhecida como Ordem das Clarissas. Mónica diz que vai pesquisar mais.

Isabel chega a casa e recebe uma mensagem de Zé a pedir para lhe ligar. Agastada cai no sofá. Orlando acha que Miguel lhe contou mesmo a verdade e descai-se ao dizer que Miguel mentiu sobre a sua saúde para reconquistar Isabel, que percebe que afinal não foi engano do hospital, mas sim, Miguel que lhe mentiu. Isabel tenta que Orlando lhe confirme, mas ele faz um voto de silencio no momento. Miguel chega e Isabel vira-lhe a cara quando ele vem dar um beijo. Pergunta como ele foi capaz. Miguel desculpa-se e tenta explicar porque lhe mentiu. Isabel lembra-se da mentira que esconde quanto à paternidade de Simão e diz que o desculpa.

Na tasca, Tosso serve um último copo a Covas que acaba por sair. Xana não consegue encarar Tosso, dá-lhe o dinheiro que fizeram na quermesse. Tosso diz que já a desculpou, não precisa chorar sempre que o vê.

Luísa afável aguarda que Renata assine os novos documentos de check in. Nuno estranha a simpatia de Luísa, mas não comenta. Renata quer escolher alguma coisa leve para jantar, mas Luísa tira-lhe a lista e diz que hoje vai jantar a sugestão do chefe. Perante a insistência de Luísa, Renata encolhe os ombros e escolhe o vinho.

Luísa, tensa, entrega a chave mestra dos quartos a Mia que está com Afonso para entrarem no quarto de Renata, diz que vai tentar empatá-la o máximo que puder.

Paulo está junto de Renata e Nuno, que ainda estão a comer entradas. Paulo serve-lhes vinho e aproveita para abordar Renata num tom cordial, mas afiado. Pergunta como vai decorrer o projeto da barragem daqui para a frente. Tosso vem do exterior, de cabeça erguida e de semblante sério. Dirige -se a Renata e questiona-a sobre a indemnização da casa que ardeu, se ainda tem direito a ela. Renata responde em termos legais que a situação mudou. Tosso receia receber apenas o valor do terreno, afasta-se, nervoso. Leva a mão ao peito e Paulo ampara -o, colocando-lhe o braço à volta.  Renata aproxima -se de Tosso, numa postura bondosa e magnânima e diz que vai ver o que pode fazer e pede que confie nela.

Afonso e Mia vasculham o quarto de Renata com minúcia, mas não encontram nada sobre Joana. Afonso encontra o cofre, mas não conseguem abrir. Mia diz que já passaram 20 minutos, é melhor irem.

Zuzu inquieta por causa do vento lá fora, Eugénio também quer convencer-se que não passa de mero vento. Liga à sereia para ter cuidado da próxima vez que for para o rio, descansa-a que o segredo dela está seguro com ele.

Orlando reza ajoelhado em cima do milho, pede perdão por ter revelado um segredo de confissão. Miguel chama-o traidor, mas acaba por dizer que Isabel desculpou-o.

No posto, Zé, furioso, reclama com Isabel, que acabou de chegar. Isabel sabe que o ultimato acaba hoje, mas consegue convencê-lo a adiar para o bem de Simão, que começa a achar as investidas deles estranhas e chatas. Diz que só o afasta mais dele. Zé aceita com a condição de ajudá-lo a conquistar Simão para ser mais fácil quando lhe contarem a verdade.

Renata atende Henrique, quer vários homens no terreno para recuperar o tempo perdido das obras. Renata apanha o porta-joias caído no chão, desconfiada vai ao cofre verificar se não falta nada.

Mia e Afonso estão na conservatória do registo civil e acabam de receber a certidão de nascimento de Joana que comprova que é Renata. Nas costas da certidão está o assento da mudança de nome. Ela nasceu Joana Pires e mudou de nome. Está confusa sobre o motivo por que Renata está a fazer isto.

Renata diz a Nuno que esteve alguém no seu quarto na noite anterior, pois encontrou o porta-joias caído. Nuno diz que pode muito bem ter sido o vento, mas ela acredita que esteve mesmo lá alguém.