“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 200 (13 a 19 de fevereiro)

Constança decide comercializar arroz de peixe de Helena.

Renata muda-se para casa de Matias.

Matias conta a verdade a Amélia e esta confronta Renata, que fica bastante desconfiada.

Paulo recebe proposta de emprego irrecusável em Lisboa.

Renata está muito nervosa, continua a tentar ligar para Sara. Eugénio diz-lhe que era melhor avisar a guarda pois pressente que Sara pode correr perigo. Renata manda-o sair e diz que vai tratar ela do assunto.

Renata fala com Bernardo, na receção, que lhe diz que não viu Sara e que ela nem fez o check-out, nem entregou a chave do quarto. Luísa junta-se à conversa e pergunta o que se passou com Sara. Quando Bernardo lhe diz que Sara desapareceu, Luísa acusa Renata de destruir tudo e todos à sua volta.

Luísa está com Afonso e Mia e conta-lhes que Sara desapareceu e que revirou o seu quarto, mas não encontrou nenhuma pista que os possa levar até ela. Mia acha esta atitude de Sara muito estranha e não consegue entender como é que uma pessoa tão frágil e assustada se vai embora, a meio da noite, sem deixar rasto. Luísa fala no bilhete que Sara deixou a Renata e Mia ainda fica mais desconfiada, acha que algo não bate bem naquela história.

Tó entra na oficina a tapar os olhos de Armanda enquanto lhe dá instruções para que conduza um carrinho telecomandado, embrulhado com um grande laçarote. Armanda, quando vê o carro, não entende a surpresa e começa a refilar com Tó e a dizer-lhe que não quer continuar a insistir na questão dos filhos pois só se magoa. Tó diz-lhe que falou com a Helena, que lhe indicou uma médica amiga que tem uma clínica especializada em fertilidade e que já marcou uma consulta para irem os dois. Armanda fica surpresa e esperançosa.

Rita toma o pequeno-almoço quando Constança se aproxima dela. Rita reclama do cheiro a peixe e a mãe diz-lhe que está a fazer ao arroz de Helena e que acha que o deviam incluir no menu. Rita não acha boa ideia uma vez que Paulo fico ressentindo pelo que aconteceu no concurso do peixe e, para além disso, a receita é de Helena e Constança está a apropriar-se dela. Constança tem ideia de começar a vender o arroz para fora, em Vila dos Passos e propõe a Rita que se torne sua sócia.

Paulo mexe no telemóvel enquanto comenta com Dieter, bastante irritado, as notícias que saíram sobre o concurso do peixe e sobre a sua postura. Dieter diz-lhe para não dar assim tanta importância a isso, mas a conversa é interrompida por Mónica, que chega e conta a Paulo que despediram o chef do restaurante Chez Le Pierre. Paulo diz-lhe que já devem ter um nome para o substituir, mas Mónica diz que marcou uma reunião pois o restaurante está interessado em Paulo. Ficamos na surpresa do chef.

Mia vai até à guarda para reportar a Dulce o desaparecimento de Sara. Renata entra, nesse momento e fica surpresa com o que Mia tem a dizer sobre Sara. Mia começa a acusar Renata de perseguir e ameaçar a enteada e Renata, fazendo o seu papel, diz que Sara está sob a sua alçada desde que o pai morreu, que é uma miúda cheia de problemas e que, caso lhe aconteça alguma coisa, eles vão pagar.

Matias vai ao encontro de Renata, quer saber como é que ela se está a sentir com toda esta situação de Sara. Renata conta-lhe que nunca tiveram uma relação fácil, mas que gosta de Sara como se fosse sua filha. Matias aproveita a sua fragilidade e convida-a para ir viver com ele. Renata acaba por aceitar mudar-se para casa dos Guerreiro.

Tó e Armanda acabam de chegar da consulta e falam com Zé sobre o tratamento para engravidar, Tó diz que pediu um empréstimo que deve dar para pagar a primeira parte. Quando chega a altura de dar a injeção, Tó acobarda-se e é Zé quem dá a injeção a Armanda.

Isabel elogia o cocktail que Orlando lhe faz e pede outro. Orlando diz-lhe que o álcool não é solução para os problemas, mas Isabel já não tem esperança nenhuma e diz que nunca vai recuperar o seu casamento, mas lembra-se que talvez se pudesse vestir de sereia, pois talvez conseguisse seduzir Miguel. Orlando fica enciumado quando imagina Isabel vestida de sereia.

Renata chega a casa de Matias, traz apenas uma mala e uma caixa de trufas de chocolate. Matias recebe-a, de bom grado, e começa a falar sobre Rui e sobre o facto do filho lhe andar a roubar dinheiro. Renata acha que Matias devia vender os terrenos e oferece-se para o fazer, basta que Matias lhe passe uma procuração e ela trata de tudo. Matias fica satisfeito por estar a cumprir com o plano.

Miguel faz o pequeno-almoço quando Orlando assoma, ainda de pijama. Miguel pergunta-lhe como está a correr a sua carreira de barman, mas o ex-padre interrompe-o dizendo que recebeu uma carta da Ordem dos Missionários para ir numa missão para os Camarões. Miguel pigarreia, achava que Orlando já tinha virado as costas a Deus. Orlando diz-lhe que lhe fazia bem ir, lidar com uma realidade diferente. Miguel olha pensativo para a carta.

Constança está entusiasmada, diz que já têm uns quantos restaurantes a querer vender o arroz. Rita não sabe como é que a mãe pretende fazer tantas doses de arroz sem que Paulo repare e Constança diz-lhe prontamente que, se for preciso, despedem Paulo. Bernardo chega e reclama que está uma carrinha estacionada à porta do turismo. Constança diz que a carrinha é sua e que a comprou com o dinheiro dos moppantufos. Rita fica passada com a mãe, mas não denuncia o segredo em frente a Bernardo.

Já de manhã, no escritório, Rui, Afonso e Matias vêm as imagens do jantar deste último com Renata. Ficam mais atentos quando Renata recebe uma chamada e tentam perceber o que diz.

Vemos Renata a falar ao telemóvel, bastante irritada, a dizer que acha que Matias a está a enrolar com a procuração e que nunca mais vai conseguir passar os bens dele para seu nome.

Afonso mostra a Mónica e Mia a gravação do jantar de Matias e Renata. A mãe e a filha acham que aquela gravação não é uma prova consistente e que têm de arranjar forma de comprovar que Renata e Dr. Paiva mantinham uma relação duvidosa.

No salão, Isabel está chorosa e desabafa com Armanda e Amélia sobre o estado do seu casamento com Miguel, quer recuperar a vida que tinham, mas parece-lhe um objetivo inalcançável. Amélia é da opinião que Isabel devia desistir do casamento com Miguel e seguir com a sua vida.

Miguel fica ansiosa quando Simão lhe diz que a missa está cheia. Miguel apelida as pessoas de hereges, diz que só ali estão para cuscar sobre o estado do seu casamento com Isabel. Matias está ao lado de Amélia que lhe oferece um envelope com dois bilhetes para Paris. Matias fica muito incomodado e Amélia começa a pensar que ele não quer ir com ela quando Matias lhe conta a verdade, não está doente, foi tudo uma invenção de Renata. Amélia fica em choque e, ao ver Renata entrar na missa, dirige-se a ela sob o olhar de pânico de Matias.

Paulo enta na loja e tem Helena à sua espera. Paulo pede-lhe desculpa por não ter atendido as suas chamadas e conta-lhe que esteve em Lisboa, foi a uma entrevista num restaurante com estrela Michelin e foi contratado. Helena fica em choque, mas Paulo diz-lhe, assertivo, que quer ir-se embora de Rio Meandro.

Amélia interrompe a missa e começa a discutir com Renata, a chamar-lhe de interesseira e mentirosa, diz que falseou a doença de Matias. Renata está incrédula e Matias, muito nervoso, tenta disfarçar a conversa enquanto puxa Amélia para fora da capela. Renata fica desconfiada, principalmente por Amélia ter falado num falso relatório médico.

Helena discute com Paulo, não acredita que tomou uma decisão daquela magnitude sem a consultar, sem se importar com a sua opinião. Paulo diz-lhe que é uma oportunidade única na sua carreira e que quer que Helena vá com ela, que podem começar do zero. Helena não é capaz de decidir a sua vida assim, sem pensar. Paulo pede-lhe que considere a oportunidade e que pense neles.