“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 184 (9 a 15 de janeiro)

Renata é presa.

Miguel dá um murro a Zé na festa de anos de Simão.

Simão e Isabel fazem as pazes.

Afonso está com o pai na Junta e este pergunta-lhe o que acha de Dulce. Afonso diz ao pai que acha muito bem que arranje uma namorada, mas Rui está nervoso pois já não sabe como conquistar uma mulher hoje em dia. Afonso aconselha-o a seguir o seu coração.

Rita tenta animar Simão enquanto Orlando comenta com Miguel que o que Isabel está a fazer é uma grande prova de amor, estar num sítio onde sabe que não é desejada, apenas por amor ao filho. Miguel não concorda com ele e fica aliviado quando Isabel decide ir-se embora. Lara ainda tenta convencer o irmão a pedir à mãe que fique, mas Simão está irredutível e diz que é melhor para todos que Isabel vá embora.

Renata está muito transtornada por ver o seu nome no espelho e começa a acusar Rui. Eugénio pede-lhe que tenha calma e diz que sentiu uma sensação estranha, mas que nada tinha a ver com Rui. Renata diz que vai ligar à guarda a dar conta do que se passou.

Luísa deita uns papéis no lixo, sem que ninguém a veja, quando Alice e Bernardo entram a falar das joias. Luísa pergunta ao pai o que está a tramar para andar a fazer limpezas em casa de Mia, mas Bernardo desvia a conversa e diz que só foi ajudar um amigo. Alice confirma que andaram só mesmo a fazer limpezas, mas Luísa não fica convencida.

Simão abre todos os presentes, menos o de Isabel, que é Lara quem abre. Adelaide escreveu um texto que lê, me voz alta, para todos. Simão e os restantes convidados ficam bastante emocionados com as palavras de Adelaide, mas o momento é quebrado pela chegada de Zé. Miguel não o quer ali e impede que chegue até Simão, dando-lhe um murro. Zé não corresponde à agressão e sai. A festa termina por ali.

Xana apressa-se a esconder-se quando ouve a porta da rua a abrir. Neca e Isabel entram e Xana fica furiosa com a cumplicidade dos dois. Quando eles se vão deitar, Xana aproveita para sair, mas é apanhada por Tó.

Mia mete-se com Afonso e diz-lhe que já sabe que Alice acabou tudo com ele. Afonso conta que a verdade é que foi ele que terminou tudo com Alice. Mia e Afonso olham-se, por momentos, com desejo, mas Mia apressa-se a desviar o assunto e a quebrar o momento.

Dulce já está no quarto de Renata e ouve aquilo que ela tem para lhe dizer. Renata quer que Dulce vá interrogar pessoas a seu mando, mas Dulce explica-lhe que não é assim que as coisas funcionam. Renata exalta-se e agarra o braço de Dulce, que acaba por a algemar e levar para a esquadra.

Já na oficina, Tó quer saber o que é que a mãe estava a fazer escondida lá em casa. Xana explica que estava a espiar Neca e Isabel porque tem quase a certeza que andam enrolados. Tó pede-lhe que acalme os seus ciúmes doentios e que pare de achar que o pai anda sempre metido com todas as mulheres, porque não é verdade.

Mia e Afonso constatam que Sara não tentou entrar em contacto com Renata, através da lista que têm com as chamadas efetuadas. Mia diz que vai contar a Mónica e que, a partir daí, a mãe fará o que achar melhor. Mia e Afonso ficam muito próximos, mas são interrompidos por uma chamada de Rui.

Renata está dentro da cela, agarrada às grades, e grita com Dulce para que a tire dali. Dulce oferece-lhe um café, mas Renata entorna-o para o chão e para cima da sargento. Dulce avisa-a para tentar manter-se calma pois, caso continue com aquela atitude, não sairá dali tão cedo.

Eugénio comenta com Hilário o que se tem passado ultimamente e que teme pela segurança de Renata. Hilário quer saber se ele tem tido visões, mas Eugénio fala-lhe de uma energia estranha que ronda Renata e que a situação do espelho o deixou ainda mais intrigado. Na expressão preocupada de Eugénio e Hilário.

Luísa e Nuno conversam quando são interrompidos por Mia, que lhes perguntam se já sabem Renata foi presa. Luísa e Nuno estão prontos para festejar quando Mia lhes pergunta se foram eles a deixar a mensagem no espelho. A conversa é interrompida pelo toque da campainha.

Dulce veio falar com eles os três sobre o que aconteceu no quarto de Renata. Nuno, Luísa e Mia negam ter entrado no quarto de Renata para deixar aquele recado no espelho. Antes de ir, Dulce mostra-lhes o batom que encontrou nos contentores à frente do hotel e pergunta-lhes se, mesmo assim, mantêm o seu depoimento. Os três afirmam que não tiveram nada a ver com o que aconteceu.

Rui vai até à esquadra e provoca Renata dizendo-lhe que finalmente está onde pertence. Neca pede-lhe que pare com a conversa e aconselha-o a ir embora, antes que a situação piore. Renata, completamente trastornada, acusa Rui de ter escrito a mensagem no espelho, mas Rui diz-lhe, de forma brusca, que ela e a sua mãe sempre foram invisíveis para ele. Zé cruza-se com Rui, que está de saída, e Neca fica surpreso quando vê esmurrado. Zé conta-lhe que foi Miguel que lhe bateu, à frente de toda a gente, porque não queria que ele falasse com Simão. Neca insiste, acha que Zé devia voltar atrás com a sua demissão, mas Zé já tomou a decisão e não pretende recuar.

Simão vai ao encontro de Isabel para lhe pedir desculpa pela forma como a tratou na festa. Isabel entende os motivos do filho, mas Simão diz-lhe que será sempre sua mãe, só precisa de mais tempo para processar tudo o que aconteceu e ser capaz de a perdoar ou, pelo menos, compreender. Isabel diz-lhe que lhe vai dar todo o tempo e espaço do mundo e os dois abraçam-se, muito emocionados.