“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 143 (10 a 16 de outubro)

Amélia conta a Afonso que Renata é sua tia.

Lara conta a Dieter que fugiu do altar por superstição. Dieter furioso, termina com ela. 

No bar, Tó senta-se à mesa, ainda perturbado pelo encontro com Alice. Não quer acreditar que tenha sido ela a arranjar a pressão da água, partilha com Mia que fica enciumada porque além da beleza e humildade também tem talento.

Armanda e Xana conversam com secretismo. Enquanto Armanda age com remorso e apreensão, Xana mostra-se radiante e gloriosa. Armanda conta a Xana a reação de Mary e que esteve lá a guarda a fazer perguntas, mas ela improvisou. Dulce bate à porta nesse momento. Fica no choque das duas.

Amélia pede perdão a Tosso e ele acaba por perdoar, diz-lhe que pediu a Mónica para não publicar a história no livro. Amélia fica agradecida. Adelaide estranha vê-los a chorar.

Rui, exaltado, discute com Matias por ter ido ter com Renata. Matias não quer que fale mal de Renata, o que deixa Rui surpreso. Matias diz que tem vergonha do seu comportamento. Rui fica muito intrigado com a postura do pai.

Mary, indignada, desabafa com Afonso, que está preocupado e não lhe presta muita atenção. Amélia chega e Mary sai. Afonso tenta arrancar da avó o que se passa com o avô porque estava a chorar de manhã. Tem medo que Renata lhe faça mal. Amélia diz que Matias é que já fez mal a Renata e acaba por contar que Matias é pai de Renata, tia de Afonso. Afonso fica em choque.

Xana está diante de Dulce e Zé, fingindo-se surpresa com a pergunta que lhe fazem. Armanda, mantém-se atrás de Xana, calada e nervosa. Xana finge-se surpresa com a pergunta que lhe fazem sobre onde esteve na noite anterior entre as 21h e a meia-noite. Vai ficando cada vez mais nervosa e inventa que foi encher os pneus, limpar os estofos e fez um serviço para uma cliente para Vila de Passos. Dulce pede para confirmar e Armanda faz sinal a Xana para contar a verdade. Xana irrita-se e diz que vai contar onde andou.

Afonso, incrédulo e completamente em choque, fala com Amélia sobre Renata ser sua tia. Amélia diz que Matias não quer que ninguém saiba, pois sente-se culpado e quer recompensá-la. Afonso questiona como ele pensa fazê-lo.

Helena desabafa com Paulo sobre o que se anda a passar na casa dos Guerreiro com Afonso zangado com Mia, Rui a agredir Renata e Matias a chorar pelos cantos da casa. Está preocupada com Matias não saber o que se passa com ele.

Renata atende chamada de Constança, fica intrigada por saber que tem alguém a sua espera. Renata chega, vinda dos quartos, Constança aponta para o vulto na zona de espera. Renata ainda não consegue descortinar quem é e aproxima-se. Peres pressente a presença de alguém e vira-se. Renata surpreendida ao vê-lo, ele diz que veio de propósito porque tem um tema sensível para falar com Renata que lhe diz que almoçam depois da sua reunião em videochamada para Lisboa. Encaminha-o para a sala de refeições e volta ao quarto.

Zé vem de dentro a comer uma sandes. Xana continua frente a frente com Dulce, que se mostra impaciente. Armanda já está sentada no sofá, entediada. Xana mente e diz que é a sereia do Rio Meandro para justificar onde esteve. Armanda fica em choque. Zé também reage com surpresa e desata-se a rir. Dulce não acredita, mas tenta ser profissional, chama-lhe a atenção para o facto de ter negado ser a sereia num interrogatório anterior. Diz que já ouviu o suficiente e sai com Zé. Armanda repreende Xana.

Isabel fala com Miguel sobre o baile como se Dieter não estivesse ali, ele diz que se tivesse par também ia. Miguel dá por conta dele e pergunta se quer uma almofada, quando Lara surge vinda do quarto e pede para falarem noutro sítio. Os dois saem. Orlando diz para pararem de se meter na vida dos filhos e sai irritado. Isabel fica atrapalhada, por saber que ele está assim por saber a verdade.

Paulo preocupado com Mia, pergunta se ela está bem. Mia diz que sim e pergunta quem está a almoçar com Renata. Mia tenta fixar a imagem de Peres e sai. Peres recorda Renata o que tem feito por ela e pelo Grupo Jones junto do governo nos últimos anos. Diz que ainda está a recompensá-la e não vão incompatibilizar-se neste momento. Renata sente-se encurralada.

No bar, Lara e Dieter estão sentados a uma mesa, frente a frente, numa zona mais afastada. Lara mal consegue olhar Dieter nos olhos, constrangida e culpada, explica a Dieter a razão de não ter casado, diz que os sinais que a ligavam ao que aconteceu com a bisavó estavam todos presentes. Lara agarra as mãos de Dieter que as afasta, irritado. Dieter não acredita em superstições e manda-a embora antes que diga algo que não quer. Lara fica arrasada e sai. Dieter cerra o punho e dá um murro na mesa, perturbado.

Afonso e Amélia aproximam-se de Matias, decididos. Dizem que têm de falar sobre Renata. Matias fica tenso.

Tosso diz a Adelaide que está à procura de casa com uma renda barata. Adelaide fala sobre a ajuda que Eugénio queria dar, endurece a expressão quando Tosso fala mal de Eugénio, diz que não quer favores dele e o dinheiro já foi devolvido. Adelaide defende-o.

Matias, desorientado, discute com Amélia. Afonso está ao lado, diz que Renata não pode saber da verdade, pois teme que ao saber que ele a rejeitou possa acabar com a sua família. Matias concorda com Afonso, mas continua determinado em compensar Renata.