“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 130 (12 a 16 de setembro)

Renata obriga Miguel a contar a todos que foi ele que roubou a cruz.

Miguel e Isabel decidem sair de Rio Meandro.

Paulo e Helena falam sobre Renata. Helena estranha a madre ter participado na farsa como mãe de Renata. Paulo diz que Mónica bem desconfiava dela, Helena fica incomodada com a referência dele a Mónica.

Afonso discute com Amélia e Matias por terem ido falar com Renata. Amélia diz que quando olha para Renata vê o sofrimento de Joana. Afonso diz à avó que Renata assumiu com todas a letras a Rui que a barragem é uma vingança. Pede-lhes para ficarem longe dela, pois os próximos passos dela serão para os prejudicar.

Miguel, tenso, vê a foto da catequese, enquanto bebe café, quando Isabel entra seguida de Mia, que vem contar que ouviu a Diaba a contar a um cliente, que tinha sido paga por Renata para se enfiar no quarto com Miguel e que falou em vingança de Renata. Isabel questiona o motivo da vingança e Miguel percebe que foi por causa do roubo da cruz, mas disfarça e diz que tinha medo de Rui e alinhava no bullying que ele fazia a outros miúdos. Simão aparece em choque, a gritar não e irritado ao ver o anúncio de publicidade. Pergunta ao pai se sabia daquilo.

Constança e Bernardo beijam-se, ela pergunta-lhe se as mãos não são bem melhores do que as da outra. Rita entra no quarto furiosa, Constança e Bernardo gritam, assustados. Ela tapa-se com o lençol e ele cai da cama, em boxers. Rita diz que vai matar o pai, pergunta se ele sabia para o que era a publicidade. Bernardo nervoso.

Adelaide olha para o telemóvel com Tosso. Estão a ver a publicidade às pantufas mopa. Adelaide está em choque ao ver a publicidade com a sua música, Tosso diz-lhe que está a pensar pequeno e que o mundo dos materiais de limpeza é grande. Adelaide vê que já estão a ser gozados nas redes sociais com comentários como “musica boa para limpar o chão”.

No anúncio, vemos uma sequência de planos de pés que usam pantufas-mopa de várias cores. A montagem é dinâmica e acompanha o refrão da música dos Sonic River.

Armanda tem uma caixa de um a dúzia de ovos, dos quais 10 têm carinhas pintadas, pinta o 11º ovo, tentando imitar o bebé-ovo que partiu, mas não gosta do resultado. Afonso entra na cozinha com intenção de fazer ovos mexidos, mas vê que não há ovos. Vai para pegar na caixa que ela escondeu perto dela, mas Armanda evita e inventa a desculpa que deitou todos fora porque lhe faz confusão olhar para os ovos.

Dieter vai ser batizado no dia do casamento e quer que Paulo seja seu padrinho de batismo. Dulce fala com Nuno, descobriram que Renata é Joana. Nuno finge que não sabia.

Renata avisa Henrique que quer a obra a todo o gás. Renata atende chamada de Miguel que a espera no Turismo Rural.  Miguel, muito nervoso, apela a Renata, diz que era uma criança e não sabia o mal que estava a fazer ao roubar a cruz. Renata que está determinada e furiosa, diz que ele poderia ter dito a verdade. Fica vulnerável quando Miguel diz que para dizer que tinha sido ele a roubar a cruz ia assumir que o pai traía a mãe dele, aproveita e mostra alguma superioridade face a Renata, diz que se o pai acreditasse que a Clara roubou a cruz, ia afastar-se dela e perceber que era uma má cristã. Renata manda-o lavar a boca antes de falar da mãe dela. Diz que só se vingou dele para ele ver como custa ser acusado injustamente. Renata diz que o segredo já durou tempo demais e obriga-o a contar a todos, hoje ainda. Caso contrário, conta ela.

Rui faz uma expressão de desagrado ao ver Mia. Mia diz-lhe que não é sua inimiga, quer ser sua advogada e provar que é inocente no processo contra Renata. Rui fica surpreendido. Mia sublinha que ele precisa de um bom advogado. Rui não quer que ela seja sua advogada, pois não confia nela. Mia acredita que juntos têm mais hipóteses de lutar contra Renata, mas ele não aceita.

Henrique, nervoso, é interrogado por Dulce e Zé. Ela mostra-lhe a fotografia do carro alugado e pergunta se já o conduziu, Henrique mente e diz que não. Zé fala demais e diz que o carro é alvo de inspeção forense, se estiver a mentir e encontrarem um cabelo dele, está metido em maus lençóis. Henrique quer saber se está a ser acusado. Dulce explica que o presidente da Junta de Rio Meandro apresentou uma queixa em que diz que Henrique foi instrumentalizado pela Renata Jones e pelo secretário dela para chantagear o presidente. Henrique diz que nunca chantageou o presidente, é um mero trolha que está ali para cumprir obras.

Rita, Adelaide e Simão estão incrédulos com o contrato, leem que têm de publicar sete posts mensais em todas as nossas redes sociais. Rita chama Bernardo e Tosso à razão, foi um erro confiar neles os dois.

Miguel acabou de contar a Isabel que foi ele quem roubou a cruz. Isabel preferia saber que ele tinha roubado a cruz em criança a pensar que era um traidor. Desesperado sugere a Isabel fugirem e começarem uma vida nova longe dali. Ela aceita.

Mia conta a Afonso que o pai dele não aceitou que ela fosse a sua advogada. Afonso não se admira, diz que o melhor que ela tem a fazer agora é ficar quieta. Mia lamenta que parece que nunca vão ter uma relação normal com os pais um do outro. Fica na dúvida se têm uma relação e Afonso diz para ela se colocar no lugar dele, que nunca lhe ia perdoar. Mia baixa o olhar e não responde. Afonso, triste, acha melhor deixar as coisas assentarem.

Miguel pergunta se Isabel tem a certeza de querer viver fora dali. Isabel manipula-o, diz que quer começar de novo, sem que os erros do passado interfiram. Diz que Lara também vai com eles. Simão aparece, está fulo porque a carreira musical dele está arruinada. Miguel concorda com ele e diz-lhe que se vão embora dali, pede para ir fazer as malas. Simão fica em choque.

Nuno está genuinamente preocupado. Renata diz-lhe que teve de assumir tudo, mas que Miguel vai assumir o roubo da cruz. Precisa que entre em contacto com Fábia para tirar a limpo a história que Miguel contou.