“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 116 (8 a 12 de agosto)

Lourenço decide que o projeto vai avançar, mas os habitantes serão alojados em aldeias vizinhas. 

Zé recebe resultado do teste de ADN que confirma que é pai de Simão.

Xana fez o pequeno-almoço como maneira de agradecer por estar ali. Tosso reclama que não foi às compras e ainda está a gastar o que tinham, mas Xana diz que não podia ser por aí. Tosso repara que o chão está sujo de lama e pergunta onde ela andou na noite anterior. Xana diz que já limpa.

Isabel está cheia de fome, diz que o jantar não foi famoso. Miguel comenta que ela chegou tarde na noite anterior, ela diz que adormeceu na casa de Beta. Miguel conta-lhe que foi ver Lara e ela fica furiosa por ele ter falado com Dieter, pois Lara ficou a saber que Isabel tinha falado com Dieter.

Mónica interrompe a aula de yoga para saber se foi Dieter que encharcou a casa de banho até ao corredor. Dieter fica chateado com a interrupção. Mónica está furiosa e Dieter diz que já limpa depois de terminar a aula.

Lourenço mantém a sua postura galante, mas Rui não lhe acha graça e diz que quer ver ações da sua parte e não apenas conversa. Lourenço fica apreensivo com o seu tom, diz que é importante ouvir as pessoas e tem uma equipa em Lisboa a analisar todos os documentos técnicos e orçamentais do projeto, ainda hoje deve ter alguma coisa para dizer.

Rita e Simão estão prontos para fazer o passeio dos trilhos de bicicleta, Tó dá-lhes os capacetes e diz que as bicicletas estão lá fora. Amélia veio atrás de Armanda e manda-a já para o salão.

Miguel quer mostrar a Isabel que está mais atlético. Ela preocupada, diz que ele ainda arranja complicações com o seu estado de saúde.

Zé diz que ainda hoje deve ter os resultados de ADN, conta que tem contactos na clínica. Dulce rouba-lhe um beijo quando Neca entra e ela empurra Zé. Neca mostra uma foto que Xana publicou nas redes sociais, triste, diz que a viagem dela deve estar a ser espetacular.

Lourenço conta a Renata que entre todos, Rui é o que está mais de pé atrás. Renata diz-lhe que com ela foi igual, Rui começou com medo, mas depois já fazia dele o que queria. Manda-o acelerar. Luísa aproxima-se da sala do turismo e ainda vê Renata no ecrã do tablet dele, fica apreensiva.

Luísa intrigada conta a Mia que acha que viu Lourenço a falar com Renata, mas mal se aproximou fechou o tablet. Lourenço aproxima-se e Mia fala-lhe da hipótese de relocalizar a barragem no local que Afonso projetou como alternativa. Ele diz que estão a analisar essa proposta.

Simão começa a falar de Adelaide o que deixa Rita irritada e acabam por discutir. Simão vira-lhe as costas, mas logo em seguida, ouve-se o som da bicicleta a cair. Ele sobe para a bicicleta e vai na mesma direção de Rita. Instantes depois vê-a de pé ao lado da bicicleta caída, agarrada ao dedo. Acha que o partiu e a culpa é dele.

Tosso está com pressa para preparar o almoço para Lourenço. Bernardo e Tó não podem com ele. Simão liga a Tó a dizer que Rita caiu. Tó diz a Afonso que se esqueceu de pagar o seguro.

Constança conta a Mónica a cena em que se enfiou na cama de Lourenço, as duas riem. Mónica fala da morte da mulher de Tosso e pede a Constança para ver revistas e jornais antigos que tenha. Mónica pede a Paulo que fale com Dieter e conta-lhe que é o pior inquilino temporário de sempre.

Zé recebe o telefonema a informar que já pode ir buscar o resultado do teste de ADN. Dulce oferece-se para ir com ele, mas ele prefere ir sozinho, diz que mata Isabel se Simão for filho dele. Soares entra e eles disfarçam a proximidade.

Rui tenta parecer bem, mas o pai diz que ele gemeu de noite com dores. Rui não quer saber da preocupação de Helena, acha melhor contratar uma enfermeira.

Dieter fica surpreendido quando Paulo fala com ele porque Mónica fez queixa dele, diz que ele é que não sabe como Paulo a aguentou tanto. Mia diz que Lourenço pediu para falar agora com Rui, disse que era urgente.

Amélia queixa-se de Armanda a Helena. Armanda irritada diz que basta de falar dela, começam a implicar uma com outra através de Helena que, farta, as mete na ordem.

Eugénio entra da rua e vê a roupa que emprestou à sereia junto com um bilhete de agradecimento.

Zé bate à porta da casa paroquial e pergunta a Isabel se está sozinha. Confronta-a com o resultado do teste ADN que fez, como pode esconder-lhe isto durante 16 anos.

Lourenço reúne-se com Rui e diz que depois de tudo analisado, já têm uma conclusão sobre o projeto Clarissa, Rui, ansioso, manda-o falar de uma vez.

Matias abre a porta a Afonso, que entra com Mia e Dieter. Matias está desagradado com a invasão, o ambiente é de tensão, diz que nem pensem em interromper a reunião de Rui e Lourenço. Eles querem ser os primeiros a saber o resultado da auditoria.

Lourenço diz que o projeto vai avançar, no entanto tanto as indemnizações calculadas por Renata, assim como a aldeia espelho são incomportáveis. Desta forma, vão ser realojados, mas para aldeias fora do perímetro da barragem. Rui olha para Lourenço atónito e com raiva.