“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 163 (5 a 11 de dezembro)

Neca diz a Xana para sair de casa. Está farto dela.

Rui e Matias discutem. Rui sente-se mal e vai para o hospital.

Renata jura vingança, quer acabar com os Guerreiro. 

Matias confronta Rui pela venda do terreno nas suas costas, diz-lhe que ou devolve o dinheiro que lhe pertence ou faz queixa dele à polícia. Acusa-o de ser pior que Renata. Rui desdenha dele, diz que se calhar está-lhes no sangue. Matias conta-lhe que Renata já sabe que é irmã dele. Rui fica em choque.

Renata ainda em choque e confusa com a revelação de Matias, não pára de pensar se o que diziam sobre a mãe ser uma galdéria seria verdade. Eugénio aconselha-a a pensar com o coração e focar-se no presente.

Matias e Rui estão frente a frente a discutir. Rui está muito nervoso. Matias diz-lhe que foi ele que procurou Renata. Rui diz que acabou de arruinar a família e perder um filho, nunca o vai perdoar. Matias diz que também não queria ter um ladrão como filho. Rui pega no casaco, dando a entender que vai embora, mas sente o coração prestes a saltar do corpo e leva a mão ao peito, tentando fazê-lo parar. Matias não repara. Rui deixa-se sentar na cadeira, prestes a perder os sentidos, mas ainda tentando controlar a respiração. Matias aproxima-se e põe a mão nas costas de Rui, pergunta o que ele tem. Rui diz ao pai para o largar, Rui dá dois passos em direção à porta e cai, sem sentidos. No pânico de Matias.

Afonso aproxima-se de Eugénio para falar sobre Alice, mas percebe que ele está acompanhado por Renata e desiste. Recebe chamada de Matias que lhe diz que Rui foi para o hospital.

Alice quer falar com Luísa por causa do colar, acha que ela é mais sensata que o pai. Luísa diz que nem viu o colar e conta a Mia que chega, entretanto, que aparentemente Alice é parente da família. Alice diz que Afonso tem o colar. A expressão de Mia muda de repente. Num impulso, ela esconde-se debaixo da mesa. Luísa e Alice olham com estranheza. Mia esconde-se debaixo da mesa e diz que procura uma lente de contacto, mas está a esconder-se de Peres, que acabou de entrar. Luísa pede ajuda a Alice para safar Mia. Alice ajuda se ela falar com Bernardo. Alice avança para Peres e põe-se à frente dele, bloqueando-lhe a visão para onde está Luísa e Mia. Enquanto Alice se mete com Peres, Mia sai debaixo da mesa e avança de gatas para a saída.

Miguel procura por Renata, mas Bernardo diz que não está, ele diz que espera. Miguel pede se pode tomar banho, mas Bernardo não deixa. Bernardo comenta com Constança que graças a ele uma família juntou-se.

Armanda vem buscar a chaleira para aquecer água para tomar banho. Tó diz que tomou banho no turismo, mas não quer dizer que foi no quarto de Mary. Armanda percebe onde foi e fica desiludida.

Xana está sentada na cama, com as pernas cruzadas. Está enrolada numa manta, com a cabeça coberta e olha para o relógio. Depois pega nas chaves do táxi e marca mais uns traços na parede, assinalando o número de horas que está ali. Neca continua a pedir a Dulce para soltar Xana. Dulce acaba por ceder e diz que é a última vez que desculpa uma coisa destas. Xana, dramática, sai da cela fingindo que lhe custa a abrir os olhos por causa da luz, ainda com a manta sobre a cabeça e com vontade de responder a Dulce, mas não o faz.

Rui tem um cateter no braço onde corre uma solução de soro e ansiolítico. Helena e Afonso estão junto dele, quando Rui abre os olhos fazendo um esforço por se localizar. Helena diz que foi o pai que chamou a ambulância. Rui ignora os conselhos de Helena. Está inconformado com a revelação de Matias e com o que Renata possa fazer daqui para a frente. Acha que ela se aproveitar da culpa que Matias sente e apunhalá-lo quando ele menos esperar.

Mia está preocupada porque tem o pai à espera para jantar com Helena. Luísa diz que já não está, teve de inventar que estava mal da barriga porque Alice disse a Paulo que Mia que tinha fugido de gatas. Mia diz que tem ciúmes porque Afonso defende Alice sobre ao colar.

Paulo pergunta a Constança se não há problema de sair mais cedo, Constança diz que não. Ele diz que Mia sentiu-se mal e Helena está no hospital com Rui.

Afonso tenta tranquilizar o avô que se sente culpado pelo estado de Rui. Matias diz-lhe que vá ter com Tó que ele fica bem. Afonso sorri e sai. Matias desliga a televisão e está a caminho do quarto, quando ouve tocarem à porta. É Renata que já sabe que Rui está no hospital. Matias fala da culpa que sente por as ter abandonado e que espera que Clara o perdoe um dia lá em cima. Ao ouvir o nome da mãe, e sem que Matias o preveja, Renata abraça-o, comovida. Matias, frágil, deixa-se a chorar nos braços da filha.

Com a taça do baile dos reis na mão, Zé entra no turismo e olha em volta à procura de alguém. Como não vê ninguém, pousa-a no balcão e toca na campainha. Enquanto, espera que alguém apareça, ensaia o que vai dizer e finge cumprimentar Constança e Bernardo. Ninguém aparece, desiste e vai embora. Bernardo quando chega já só está a taça, não sabe quem a trouxe. Bernardo e Constança, eufóricos, saltam agarrados um ao outro.

Xana olha furiosa para Neca, ofendida por ter passado a tarde na cela, culpa Neca por lhe ter preparado uma emboscada. Neca passa-se e diz que ela teve sorte de ter tido a clemencia de Dulce. Diz que se quiser fazer as malas que faça e saia, está farto de a ouvir. Xana, com os olhos cheios de lágrimas sai para o exterior.

Raquel desabafa com Mia sobre o excesso de trabalho e começa a chorar, Mia manda-a para casa. Mia pica Afonso por Alice andar a roubar, mas arrepende-se depois de Afonso sair e quando Tó lhe diz que Rui está no hospital.

Renata segue em direção ao quarto de Rui quando vê uma enfermeira a vir na sua direção, disfarça. A enfermeira entra no quarto de Rui.

Rui, deitado na cama, dormita. Renata, com o olhar cheio de ódio, observa-o a dormir, e depois aproxima-se dele. Rui pressente que está ali alguém e entreabre os olhos. Renata cumprimenta-o como mano, com um olhar raivoso e para surpresa de Rui.

Xana aperta a almofada contra o rosto cheia de raiva, chora sem saber o que vai fazer à sua vida.

Rui, acabado de despertar, endireita-se na cama, a custo, enquanto fita Renata que o ameaça, diz que vai dar cabo dele e da família toda, vai deixar os Guerreiros sem nada. Rui, num gesto brusco para apanhar Renata, solta o cateter do braço, com dor. Renata sai, largando o fio do botão de pânico que fica a balançar, e deixando a porta aberta. Rui chama a enfermeira a avisar que Renata teve no seu quarto, mas ela não acredita e reforça a dose de ansiolítico ao ver Rui tão nervoso.

Paulo aguarda Helena, quer saber o que ela lhe esconde. Helena acaba por contar que Matias é pai de Renata. Paulo fica em choque, não percebe porque não lhe contou, mas respeita.