“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 72 (6 a 12 de junho)

Rui é eleito Presidente depois da recontagem de votos.

Rui vandaliza loja de Paulo.

Renata declara o início da construção da barragem.

Isabel está distraída e começa a falar do seu amor platónico por Orlando, diz que gostaria que Miguel fosse descontraído como Orlando. Miguel bate à porta e ao ver Mary acha que ela veio falar dele, ela esclarece que tem consultas com os dois e são confidenciais. Os dois começam a discutir e Mary propõe que o melhor era juntarem-se e fazerem a terapia em casal, para chegarem a uma reconciliação ou separação pacifica.

Rui e Mia estão diante do oficial de Justiça, o ambiente é de tensão. O Oficial de Justiça diz que os votos foram recontados e Rui ganhou. Mia estende a mão a Rui, meramente cordial, mas de expressão seca e dá-lhe os parabéns.

Festejam a vitória de Rui que se esforça por estar contente. Diz a Matias que foi o único que não desertou. Renata diz-lhe que não está sozinho, tem Matias e a ela também. Nuno estranha a atitude dela. Renata ergue a mão de Rui elevando-o a Presidente, ele deixa-se encantar pelo aparato e gesto dela.

Na oficina, Mia está arrasada pela derrota e Afonso conforta-a, diz que não é por ter perdido a presidência que vai desistir das suas ideias, estão juntos na causa da barragem. Mia repara na ausência de Tó Calhau, ele diz que não teve uma boa noite e fala por metáforas que eles não entendem. Diz que não quer falar sobre isso e sai. Afonso e Mia ficam confusos.

Helena dá indicações a Armanda para atender uma senhora ao domicílio, Armanda mal reage, diz que vai e é da maneira que se distrai. Mónica entra no salão e pede a Armanda para ir beber um café, entrega a Helena a caixa com os pertences de Paulo. Diz que viu a sua moto ali e aproveitou. Helena diz que não mora com Paulo nem vai morar ao que Mónica não aguenta e diz que já chega de mentiras, explode e destrata-a. Armanda, entretanto regressou e ouviu tudo. Helena fica arrasada.

Simão quer gravar um concerto e meter na página da banda, traz um cartão que tem muito espaço de memória. Ele e Rita começam a ver imagens da capela, de quando Miguel pôs lá uma câmara. Simão explica a Rita que o pai pôs uma câmara escondida na igreja para ver se encontrava o ladrão da cruz. Rita fixa o olhar no ecrã do computador e veem uma mulher (a sereia) a entrar na igreja. Simão reconhece que é a sereia porque já a viu uma vez à beira-rio. A imagem não é nítida, mas vêm a Sereia a entrar toda molhada e a ajoelhar-se no altar. Simão tem a certeza que é ela. Bernardo entra de rompante no quarto e baixam o ecrã do portátil.

Na loja bio, Mia entrega ao pai uma caixa e diz que tem mais. Paulo tenta chegar a ela para se explicar, mas Mia diz que não vale a pena, vai ficar sempre do lado da mãe.

Helena fala com a mãe ao telemóvel, diz que já há falatório e bem vê como a olham, diz-lhe que amanhã vai buscá-la assim que tiver alta. Não quer que a mãe se preocupe, diz que tudo se resolve. Desliga a chamada e lembra-se das palavras de Mónica a dizer que agora andam acesos a matar saudades, mas o fogo vai se apagar e que deseja que sejam infelizes. Fica a pensar.

Armanda pede ajuda a Orlando porque ainda é virgem e não está a saber como lidar com isso. Conta que viveu um trauma quando quase perdia a virgindade. Ele diz para aconselhar-se com Mary, mas ela diz que não pode, pois Mary está prestes a roubar-lhe Tó porque ele não quer uma virgem.

Rui agradece a Renata o apoio, Renata diz-lhe que não se quer meter na vida dele, mas que Paulo merecia ficar sem a indeminização. Mostra empatia e o que pior que pode haver é falta de lealdade. Antes de sair toca-lhe no ombro e sai. Rui olha-a com ar enigmático.

Rui e Matias falam sobre o divórcio. Rui diz que vai falar com o advogado e garantir que Helena leva o mínimo possível com o divórcio. Afonso ouve e chama-o à razão, diz que já chega ter a aldeia a falar mal dela. Acabam por discutir, Rui não gosta que ele esteja do lado da mãe. Rui diz ao pai que não vai deixar Paulo ficar a rir-se.

Helena desabafa como Rui estava descontrolado, diz que devia ter sido ela a contar. Paulo diz que foi por isso que contou a Mónica e porque quer assumir a relação com Helena, acima de tudo se o amor deles sobreviveu ao longo destes anos todos, alguma coisa quer dizer. Helena está confusa porque aconteceu tudo muito rápido. Paulo diz que não a vai pressionar, deixa que seja ela a decidir o que quer fazer.

Lara e Dieter saem sem verem Rui que se apanha sozinho na loja e num impulso, e para libertar toda a raiva, começa a atirar a fruta toda ao chão. Em seguida vai às prateleiras e atira iogurtes contra as paredes, continuando a vandalizar a loja. Paulo entra e apanha-o, fica em choque.

Renata acaba vídeo conferência, vitoriosa. Diz a Nuno que pode avançar que vem aí muito trabalho pela frente. Diz que amanhã começa uma nova era para Rio Meandro.

Rui, num ataque de fúria, continua a mandar caixas de frutas ao chão e a “varrer” as prateleiras com a mão, enquanto Paulo tenta aproximar-se dele, mas não consegue. Rui diz que só vai parar quando o vir na lama. Paulo diz que chama a guarda, mas Rui não tem medo, ninguém o vai deter.

Mónica conta a Mia o encontro que teve com Helena e o que lhe disse, diz que Helena se fez de sonsa. Mia recebe chamada do pai para ir ter com ele ao posto, conta à mãe que parece que Rui foi à loja e pôs-se a partir tudo.

Nuno está aflito com uma crise de rinite, reclama com a demora de Luísa e pede-lhe um purificador de ar, ela diz que não tem, mas pode trazer-lhe umas folhas de eucalipto para fazer vapores. Nuno cede pois já está por tudo.

Simão traz queijadas de cenoura ao pai que tem saudades da comida de Isabel. Simão tenta perceber quem tem as chaves da capela, fica entusiasmado quando o pai diz que acha que há uma na junta de freguesia.

O ambiente no posto da guarda está exaltado, Rui e Paulo trocam acusações, enquanto Dulce e Zé tentam interrogá-los. Dulce diz para deporem um de cada vez de forma ordeira. Paulo diz que Rui foi um vândalo e Rui diz que foi à loja para conversarem. Afonso e Mia chegam e tentam que cheguem a um acordo. Paulo quer apresentar queixa por invasão de propriedade privada e vandalismo e Rui por agressão.

Renata traz o contrato de indemnização, mas Eugénio não quer assinar. Ela diz que devia, mas respeita. Eugénio tenta aproximar-se, sorri e faz uma festa no rosto de Renata, que diz que tem um grande carinho por ele, mas ele merece alguém melhor do que ela.