“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 131 (12 a 16 de setembro)

Adelaide conta ao avô que foi Eugénio que deu o dinheiro para a casa nova.

Miguel e Isabel são confrontados por Zé, Renata e Bernardo, quando tentam fugir.

Lara, boquiaberta, fala com Isabel, que vai empacotando alguns tachos. Simão está ao lado, inconsolável. Lara acha que os pais estão a fazer isto para ela não se casar. Miguel diz que podia ser esse o motivo, mas não é, diz-lhe para ter cuidado e se precisar tem Orlando. Lara não entende, pergunta do que estão a fugir. Simão pergunta se pode ficar com Lara, mas os pais não deixam.

Rui está furioso, o advogado que lhe foi recomendado, tem a agenda cheia. Matias diz que tem Mia a quem recorrer, mas ele não quer confiar em quem o entregou à Guarda. Diz que Renata é uma sociopata e quer acabar com ela em tribunal.

Nuno abranda o carro junto à berma da estrada e aproxima-o de Fábia que o reconhece. Nuno quer que Fábia vá ainda hoje para Lisboa, são ordens de Renata. Ela diz que uma freelancer não recebe ordens e trabalha onde quiser.

Afonso visita Eugénio, quer saber como era a relação de Rui e Renata em crianças. Eugénio conta que muitas vezes teve de defendê-la, ela era frágil e Rui aproveitava-se. Afonso fala do dia do acidente na ponte e Eugénio diz que na verdade estava a tentar demovê-la de construir a barragem. Afonso acha que Renata veio para se vingar. Eugénio diz que Clara morreu pobre e doente depois de ser expulsa, compreende que é difícil Renata perdoar as pessoas daquela terra. Afonso despede-se e à saída cruza-se com Adelaide que vem pedir desculpa a Eugénio pelo avô. Diz que se ele soubesse que Eugénio foi o mecenas da casa nova isto não acontecia. Eugénio pede segredo.

Falam de Renata, Dieter diz que agora é que não assina contrato nenhum. Mia diz que o problema vai ser provar que ela agiu de má-fé. Lara está passada porque os pais vão embora da terra, parece que estão a fugir.

Tó Calhau olha para o “novo” bebé-ovo que Armanda reproduziu e guardou dentro da mesma caixa, tapado com algodão até ao cimo para disfarçar. Tó afasta o algodão para ver a cara do ovo e percebe que aquele não é o mesmo ovo. Armanda quer virar as culpas para ele, parte-lhe o ovo na cara e diz que se não quer ter filhos que admita de uma vez.

Adelaide não aguenta que Tosso continue a tratar mal Eugénio e acaba por lhe dizer que foi ele quem lhes deu o envelope com o dinheiro. Tosso, irritado, diz que vai já resolver esse assunto. Adelaide fica aflita.

Rui entra no turismo e vê Nuno, provoca-o e Nuno tentar esquivar-se de Rui que, cada vez mais fora de si, vai falando e tentando alcançar Nuno, para lhe bater. Nuno finta-o entre os sofás, mas Rui alcança-o e agarra-o pelos colarinhos. Fala do aluguer do carro e como ainda fingiu que o salvava. Luísa entra e mete-se no meio. Nuno consegue fugir para a zona dos quartos.

Nuno agradece a Luísa que quer saber se ele já sabia do passado de Renata. Ele diz-lhe que sabia que ela era dali, mas que as intenções dela sempre foram empresariais. Luísa acha estranho ele não desconfiar quando ela lhe mandava limpar a campa. Acha que ele gosta de ser mandado por uma mulher poderosa. Nuno diz que é melhor a conversa ficar por ali porque não se quer chatear com Luísa, que sai, irritada.

Isabel pede a Xana para os levar à terra dos padrinhos, vão começar uma vida nova. Xana, triste, diz-lhe que vai ter saudades dela.

Orlando, desconfiado, quer saber quais são as razões de irem embora. Miguel, desesperado, conta-lhe que a Renata o ameaçou de contar a todos que foi ele quem roubou a cruz e vai fugir.

Henrique, nervoso, acha melhor voltar para Lisboa, mas Renata acha que não. Pagou-lhe demasiado dinheiro, portanto, pede-lhe que se concentre no que tem a fazer e se mantenha calado.

Zé está atento à conversa de Mia e Dulce sobre Renata. Dulce diz que sem provas é difícil. Neca vem com a novidade de que Isabel e a família vão embora de Rio Meandro.

Afonso, irritado, diz para Tó Calhau arranjar outra namorada que não queira ter filhos como ele. Tó calhau já percebeu que o feitio se deve a problemas com Mia, responde-lhe o mesmo, que arranje outra de preferência que não seja a segunda arqui-inimiga do pai.

Nuno diz a Renata que não quer apresentar queixa contra Rui e diz-lhe que o problema maior é Fábia que não quer ir embora. Rita passa por eles e diz aos pais que Miguel vai embora com a família. Bernardo indignado, diz que Simão tem um contrato para cumprir. Renata ouve e retém a informação.

Adelaide entra no escritório de Rui, pé ante pé, tenta encontrar o esconderijo para o envelope com o dinheiro que o Eugénio lhes deu. Acha que ali vai ficar seguro de que o avô devolva. Adelaide ouve Afonso aproximar-se e num impulso, esconde o dinheiro num bolso interior da mochila de Afonso que está por ali. Afonso entra e ela disfarça a sua presença ali. Diz que procura o livro “Os Maias” para estudar na escola. Afonso encontra o livro e entrega-lhe, leva a mochila consigo para choque de Adelaide.

Preparam-se para ir embora. Simão acha que Lara não se vem despedir. Tocam à porta, é Zé que entra e diz que ninguém vai sair dali. Dirige-se depois a Isabel e diz que não o vai levar para longe dele. Isabel está em pânico.

Miguel, intrigado, aproxima-se de Zé, tenso que vai trocando olhares com Isabel. Xana e Simão assistem. Isabel implora com olhar para ele não dizer nada. Miguel pergunta de quem é que ele não pode estar longe. Simão reforça o que achava, que Zé é apaixonado pela mãe. Zé mente, diz que está ali por causa de Miguel, que o toma como bom amigo, grande carteiro e melhor diácono de sempre. Simão acha que Zé não é bom da cabeça. Isabel avança para a porta, quando Rita e Bernardo entram da rua. Rita cobra a despedida a Simão e Bernardo fala do contrato que ele tem para cumprir. Isabel diz que têm mesmo de ir quando entra Renata, que diz que vinha ter com Orlando, finge que fica a saber que vão embora e pergunta a Miguel se não se esqueceu de nada.

Tosso confronta Eugénio, diz que Adelaide já lhe contou que foi ele que deu os 100 mil euros. Quer saber onde Eugénio foi buscar o dinheiro, acha que foi Renata que lhe pagou para ele ficar calado sobre a identidade dela. Eugénio diz que eram poupanças. Tosso diz que vai buscar o dinheiro agora para lhe devolver.