“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 35 (25 de abril a 1 de maio)

Bernardo e Constança discutem porque ele não quer devolver o dinheiro todo à agiota que entra nesse momento sem eles darem conta. A agiota pergunta pelo seu dinheiro e os dois continuam a discutir.

Paulo está triste por Mónica ir para Lisboa, Mia diz que pode fazer-lhes bem. Paulo pergunta sobre Gabriel e Mia acha que ele também vai voltar para Lisboa, não quer estar agora com ele, quer estar sozinha, mas não sabe o que o futuro lhe reserva longe de Rio Meandro e de Afonso.

Renata beija Nuno com desejo, mas ele não corresponde. Está mais distante que o habitual e mal o consegue disfarçar.

Miguel diz a Isabel que falou com a Diocese que confirmou que ele é padre, mas esteve em Roma. Diz que vai arranjar provas de que Giuseppe Casanova é a versão depravada do Padre Orlando. A conversa é interrompida por Lara que vem do interior, maquilhada e de minissaia, mente e diz que vai sair com amigas. Miguel manda-a vestir-se e apanhar a roupa do estendal antes de sair.

Gabriel conta a Renata que Mia aceitou a proposta e vai voltar para Lisboa. Renata radiante, diz que pode agradecer-lhe por a levar dali. Gabriel pergunta se Renata provocou o que se passou com Mónica e a fraude do bebé doente, desconfia que tenha sido ela a tramar Monica. Renata manda-o embora e diz que ele está a querer saber demais.

Mónica está tensa e procura coragem para confrontar o marido. Informa-o que vai para Lisboa com Mia, precisa de tempo para pensar se pode ou consegue confiar nele. Paulo tenta demovê-la, mas ela diz que a decisão está tomada.

Mia caminha pela paisagem idílica de Rio Meandro, pensativa e emocionada. Olha em volta, já com saudades de tudo aquilo. Segue por um caminho de acesso ao rio e já na margem ouve Afonso no barco de Ulisses e vai ter com ela. Mia conta que veio ali despedir-se da terra, diz-lhe que vai voltar para Lisboa e a mãe vai com ela. Afonso deseja-lhe boa sorte e Mia acena, desiludida pela atitude dele. Nenhum dos dois diz o que verdadeiramente quer.

Bernardo e Constança discutem porque ele não quer devolver o dinheiro todo à agiota que entra nesse momento sem eles darem conta. A agiota pergunta pelo seu dinheiro e os dois continuam a discutir. A agiota, farta de os ouvir, agarra no braço de Constança e aponta-lhe a arma à cintura. Ele entrega-lhe o saco, ela satisfeita larga Constança, começa a contar o dinheiro e olha-os surpreendida ao ver que está mais do que uma prestação. Diz que volta para cobrar os juros, guarda a arma e sai. Constança quebra e, nervosa, deixa-se cair sobre a cama. Bernardo aproxima-se e abraça-a, mas ela afasta-o.

Simão dá terços a Rita para vender, só precisa de dizer que foram benzidos pelo Papa. Simão repara na agiota e vai ter com ela, insiste para lhe comprar um terço. Rita fica aflita quando a reconhece e tenta que ele não insista. A agiota dá uma nota de 50 euros a Simão para ele não a chatear mais e não leva o terço, para espanto dele.

Orlando reza em latim, sem perceber que Miguel está a filmá-lo, chama-o por Giuseppe e ele olha para trás depois de terminar a oração. Miguel acusa-o de estar a representar, mas Orlando não percebe. Miguel manda Orlando preparar-se porque tem os dias contados no papel de padre. Orlando fica com uma expressão confusa.

Neca vê as imagens dele a fazer crochet, que Dulce lhe mostra no computador. Não o julga, mas quer perceber porque ele e Xana mentem. Neca conta-lhe a verdade e que tudo começou com umas botinhas de bebé que ele tricotou para o Tó Calhau e uma retrosaria encomendou 30 pares, com esse dinheiro compraram o berço para o filho. Pede a Dulce que não comente nada, pois Xana não pode saber que os dois têm confidências.

Paulo está triste por Mónica ir para Lisboa, Mia diz que pode fazer-lhes bem. Paulo pergunta sobre Gabriel e Mia acha que ele também vai voltar para Lisboa, não quer estar agora com ele, quer estar sozinha, mas não sabe o que o futuro lhe reserva longe de Rio Meandro e de Afonso.

Gabriel está feliz a contar ao pai que vai voltar para Lisboa com Mia, logo pensa numa desculpa para se justificar que vai voltar a trabalhar com o pai e que fez as pazes com ele. Longe de Rio Meandro e de Afonso, diz que vai ser mais fácil reconquistar Mia.

Bernardo diz a Tó que quer recuperar o seu carro, Tó vai ver se quem comprou quer vender e depois diz-lhe.

Em casa dos Guerreiro, todos terminam de almoçar com Amélia muito agradada com o almoço que prepararam, diz que até as flores acertaram. Rui diz que a proposta de Mia foi rejeitada e Afonso conta que Mia vai trabalhar para Lisboa e a mãe vai com ela. Rui fica tenso ao perceber que Paulo fica sozinho e cala-se. Helena mantém o olhar baixo, apreensiva e Amélia repara.

Rita insiste com Mónica para lhe comprar um terço, mas ela diz que não é crente. Mónica diz a Constança que vai para Lisboa com Mia. Rita ouve e pergunta se Mia vai com Gabriel e conta-lhe sobre a conversa que ouviu de Gabriel com o pai, que ele estava a pedir ao pai para transferir mais dinheiro e estava próximo da Mia, que ela estava quase a desiludir-se com a aldeia. Mónica fica apreensiva.

Miguel está a arranjar o esquentador e acaba por descobrir a caixa de Isabel. Chama-a e quando ela vê os recortes espalhados, fica lívida. Quase que parece que vai desmaiar, mas Miguel segura-a nos braços. Miguel assume que a caixa é de Lara e colocou-a ali para incriminar Isabel, acha que as fotografias são do padre. Isabel diz que são do ator, mas Miguel não liga. Isabel não é capaz de dizer que a caixa é dela.

Luísa tenta fazer as pazes com Mia, mas esta acusa-a de estar a aproximar-se para saber dicas sobre Afonso e chama-a de traidora. Luísa irritada, afasta-se, passando por Mónica, sem lhe falar. Mónica dirige-se a Mia, que atira um iogurte com força para dentro da arca. Mónica conta-lhe o que Rita ouviu, quer convidar Gabriel para jantar para tirarem o assunto a limpo.

Renata beija Nuno com desejo, mas ele não corresponde. Está mais distante que o habitual e mal o consegue disfarçar. Ela fica irritada por ele estar assim por causa de Armanda. Nuno diz que não têm nenhum compromisso e não há exclusividade, não percebe porque é que ela o chateia.

Gabriel toma o pequeno-almoço e conta a Nuno que Mia acabou de convidá-lo para jantar com os pais, está confiante que ela vai acabar por lhe dar uma oportunidade.