“Sangue Oculto”: Resumo dos próximos episódios

“Sangue Oculto”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 136 (20 a 26 de março)

Vasyl descobre que a ambulância foi sabotada

Benedita sai de casa

Vanda e Teresa envolvem-se à pancada

Olavo vai à garagem ter com Vasyl, que está de semblante pesado. O padrinho pergunta-lhe o que se passa e Vasyl conta-lhe que Benedita está desconfiada de que o acidente de Carolina com a ambulância foi provocado e tem motivos para isso. Vasyl foi ver a ambulância e alguém tinha mexido na direcção, por isso é que Carolina não conseguia virar. O diplomata diz que Teresa tinha razão, foi Vanda quem sabotou a gémea e Vasyl tem dificuldade em perceber o que é que ela ganhava com isso, mas Olavo diz-lhe que a mulher quer afastar Carolina a todo o custo. Olavo pergunta ao afilhado se Benedita já sabe e Vasyl responde que ainda não, mas vai saber porque foi ela que lhe pediu para investigar.

Teresa está a passar as compras de Sílvia na caixa enquanto desabafa sobre o azar que Carolina teve no exame. Sílvia está distante e apática e quando a amiga lhe diz que os filhos mexes com a cabeça das pessoas, não aguenta mais e começa a chorar. Teresa tenta consolar a amiga, mas Sílvia não diz o que se passa e sai a chorar.

Mário está a mexer no telemóvel e Nelson pega no casaco dizendo-lhe para ele avisar a mãe que não vai jantar. Mário pergunta se ele não tem ido às festas com a DJ Ully e Nelson diz que não. O irmão pede-lhe para se manter afastado dela, porque a gémea não é boa da cabeça. Nelson diz que ele parece a mãe e Mário diz que, nalgumas coisas, a mãe tem razão. Ele não parece o tipo responsável que era antes e agora sai todas as noites. Nelson diz que tem saído com colegas e que tem tudo orientado.

Nelson está a sair quando se cruza com Silvia, que vem a entrar no minimercado com os sacos de compras. Nelson fala com a mãe, que não lhe responde e ele pergunta se ela lhe está a fazer o tratamento do silêncio, mas Sílvia desmaia e Nelson dá um grito para a socorrer. Mário vem de dentro e Nelson já está a tentar ajudar a mãe, muito nervoso.

Vanda chega a casa e Olavo está a colocar uma mala à porta. A vilã assume que é ele que está a tentar ir embora, mas o marido diz-lhe que é Benedita que vai sair e diz-lhe para ela ir falar com a filha. Vanda segue para o quarto da gémea.

Vanda vai ao quarto de Benedita, que está a arrumar outra mala. Vanda estranha e a filha diz-lhe que vai sair de casa, coisa que já devia ter feito há muito tempo. Nada fica muito preocupada e quer saber o que se passou. Seja o que for, elas conseguem resolver, como sempre resolvem. Porém, Benedita surpreende a mãe e pergunta como é que ela quer resolver o facto de ter tentado matar Carolina.

Vasyl vai ter com Teresa e conta-lhe da sabotagem à ambulância. Teresa fica furiosa e diz que tem a certeza que foi Vanda. Vasyl diz que não podem provar nada, mas a verdade é que Benedita viu a mãe adoptiva a entregar um envelope com dinheiro a um homem. Teresa acha que Vanda não se deixa apanhar, mas Vasyl diz-lhe que ninguém é infalível.

Vanda continua a negar ter feito alguma coisa contra Carolina, mas Benedita não acredita e diz-lhe que Vasyl confirmou que a ambulância foi manipulada e que a viu entregar dinheiro a um homem no elevador. A vilã nega tudo e tenta manipular a filha, dizendo que é médica, salva vidas, não as tira. A gémea diz que a mãe não pensou nela, pois Pedro também ia dentro da ambulância e pede à mãe adoptiva que lhe diga a verdade uma vez na vida porque ela sente que já não a conhece. Vanda nega tudo e Benedita responde que acha que ao menos achava que merecia ouvir a verdade da boca da mãe, mas nem isso, Benedita sai, furiosa.

Vanda segue Benedita pelas escadas e tenta impedi-la de ir embora, puxando a mala, que se abre. Benedita explode e diz que é sempre tudo sobre ela, acusa a mãe de ser egoísta, mentirosa e arrogante. Diz-lhe ainda que todos sofreram porque ela só pensa em si. Benedita pede ao pai que vá com ela e que se liberte da mãe, mas Olavo sabe que não pode ir e limita-se a dizer que ela tem razão por se sentir desiludida. Vanda pede desesperadamente a Olavo que a ajude, mas o marido diz que é melhor deixarem Benedita ir. Benedita vai embora e Vanda fica em desespero.

Mário e Nelson tomam conta de Sílvia, que ainda está inanimada. Lentamente, a mãe começa a despertar e eles fazem-lhe várias perguntas sobre o que se passa, mas Sílvia é incapaz de falar. Os irmãos vão colocando várias hipóteses sobre o que se passará, será que a mamã tem alguma doença má? Nelson diz-lhe que, seja o que for, vão resolver, unidos, em família, como sempre. Sílvia sai para a casa de banho a chorar e eles decidem ligar ao pai.

No estúdio, César está a ver um filme e Tiago pede-lhe o carinho telecomandado de volta, mas o tio recusa-se a dar-lho e Tiago parece aceitar bem, o que César estranha. O telemóvel de César começa a tocar e o médico procura-o, sem o encontrar e percebe, furioso, que foi o sobrinho bem o escondeu. César anda à procura do telemóvel, chateado, e diz ao sobrinho que é médico, precisa de ter o telemóvel consigo. Finalmente encontra-o e atende a chamada de Mário, que lhe diz que a mãe se sentiu mal. César sai a correr.

Remédios chega a casa e Pedro encheu a mesa de comida muito pouco saudável, como hambúrgueres, pizzas e gomas. Remédios acha que se tratam de versões saudáveis, mas o filho diz que não, é tudo como ela gosta. Pedro quer pedir desculpa à mãe por tê-la enganado, mas fê-lo porque a adora e quer que ela esteja com ele muito tempo. Assim, propõe-lhe que ela coma sempre bem e, uma vez por mês, coma tudo o que lhe apetece. Remédios fica emocionada e aceita, sempre a tentar mudar o acordo para comer o que lhe apetecer de 15 em 15 dias.

Beatriz e Bruno estão no bar a desenhar. Ao longe, Almeno observa a interacção dos dois. Bruno diz à amiga que ela desenha melhor do que a realidade e Beatriz diz que acha que a realidade é uma seca. Bruno contraria-a porque acha que desde que ela voltou, a realidade é muito mais gira. Beatriz recebe uma notificação no telemóvel e diz a Bruno que ele não pôs um “like” na fotografia dela. O rapaz diz que não tem redes sociais e ela estranha. Beatriz lê um comentário que diz que, embora ela encha as fotografias de filtros, continua feia. Triste, Beatriz vai embora. Almeno aproxima-se de Bruno e pergunta se ele gosta dela. Bruno diz que sim e Almeno responde que ele ainda vai a tempo de se dedicar à bola que ainda é muito novo para sofrer.

César está a observar Sílvia e diz que não vê nenhuma razão física para ela não conseguir falar e acha que o melhor é levá-la para o hospital para lhe fazer mais exames. Mário diz que ainda nesse dia a mãe esteve no hospital a fazer exames e César pergunta à mulher que exames é que ela foi fazer. Sílvia olha para a carteira e o marido percebe que ela tem os resultados os exames com ela. Os dois atiram-se à carteira, mas César chega primeiro. Para não ser apanhado, César atira a mala a Nelson e este atira a Mário. Porém, César já tinha conseguido tirar os exames e já está a lê-los. O médico está surpreendido e pergunta a Sílvia se ela está grávida.

Teresa, Quim e Tadeu falam em videochamada com Noémia, que conta que está a adorar as termas. A mãe de Teresa pergunta se vão deixar Carolina repetir o exame e Teresa diz uea ainda não sabe e que ela tem de parar aquela zanga com o pai porque ele tem saudades dela. Noémia diz que ele é que foi embora e a deixou sozinha. Carolina entra, vinda de dentro e diz que a vão deixar repetir o exame nesse dia. Carolina está muito animada e sai para o hospital para se preparar. Noémia diz que até vai fazer os vapores mais animada. Tadeu fica chateado porque ela nem se despediu e Teresa pede a Quim para ser ele a abrir o minimercado que ela tem coisas para tratar.

Pedro entra no bar, cheio de sede porque esteve a correr e pede um copo de água a Almeno. O dono do bar não lhe quer dar o copo de água porque agora Remédios acha que ele o envenenou. O telemóvel de Pedro toca e ele atende. É Carolina a contar-lhe que vai repetir o exame. Tiago fica atento e pede-lhe para contar o que se passa, roubando-lhe o copo de água que só devolve quando Pedro lhe conta o que se passa. Tiago fica muito contente e até oferece comida a Pedro para celebrarem a boa notícia.

Vanda está deitada na cama de Benedita, deprimida, enquanto tenta ligar à filha e lhe deixa mensagens de voz. Teresa entra e Vanda grita por ajuda. Teresa diz que já vai embora, mas antes tem umas coisas para lhe dizer e tranca a porta.

Olavo abre a porta a uma nervosa Teresa que quer saber onde é que está Vanda. Olavo pede-lhe calma, diz que ela está muito nervosa e Teresa acha que ele está pouco. O diplomata responde que só está a tentar não estragar tudo, mas Teresa está para lá do racional e sobe para ir ter com Vanda.

Vasyl vai ter com Olavo e diz que vai agora correr e gostava que o padrinho visse. Olavo diz que é melhor mesmo saírem de casa, porque Vanda e Teresa estão trancadas no quarto e Vanda vai precisar de testemunhas contra Teresa quando quiser provar que ela não cumpriu a ordem de restrição. Vasyl e Olavo saem.

Vanda diz a Teresa que ela andou a fazer a cabeça de Benedita, que ela e a filha têm um laço que Teresa não pode quebrar e diz-lhe ainda que não tem medo dela. Teresa aparenta estar calma e pergunta se ela já acabou. Teresa avança para Vanda e as duas pegam-se, à pancada. Dão estalos e puxam cabelos e Teresa está cada vez mais furiosa, perguntando à vilã como é que ela viveu trinta anos a olhar para Benedita e a saber que ela não era sua filha.

César vai a casa e pergunta aos filhos como é que está a mãe e eles dizem que ela continua fechada no quarto sem querer falar com ninguém. Mário pergunta ao pai se é mesmo possível a mãe ter filhos e César diz que sim, há cada vez mais casos de mulheres a engravidarem em idades avançadas. Sílvia aparece e pergunta se estão a chamá-la de velha. Os filhos e o marido pedem-lhe para ter calma e dizem que há coisas mais importantes agora. César, por exemplo, quer saber quem é o pai do bebé, que no meio de tantos namorados, não é fácil saber. Sílvia fica furiosa e expulsa-o de casa, atirando-lhe tudo o que encontra. César vai embora e Sílvia volta a trancar-se no quarto, deixando os filhos ainda mais preocupados.

Tojó ajuda Lídia a sair do carro com os olhos vendados e tira-lhe a venda, mostrando-lhe que estão em Proença. Lídia fica muito desiludida porque queria era ir a Maiorca. Tojó tenta fazê-la ver as coisas boas da terra, diz que a comida é boa e tem muitas praias fluviais. Lídia lá se conforma e diz que o hotel tem bom aspecto, mas avisa o marido que ele começou com o pé esquerdo, por isso agora tem de compensá-la.

Bárbara vai à recepção e dá um bolo a Dália, com a desculpa de que não quer que a amiga se sinta sozinha. Dália diz-lhe que não pode comer ao balcão e Bárbara diz-lhe para ir para um cantinho comer. Contrariada, Dália faz o que Bárbara lhe diz e esta aproveita para tirar o telemóvel dela que estava a carregar.

Pedro e Guilherme caminham pelo corredor do hospital e Pedro mostra-se muito nervoso com o exame de Carolina. Guilherme diz que ele está mais nervoso que ela e que, embora não acredite em energias, começa a achar que ele está a agoirar. Bárbara surge no corredor e, com o telemóvel de Dália, manda uma mensagem sedutora a Guilherme. O paramédico lê a mensagem e guarda o telemóvel, sem responder, o que deixa a namorada frustrada. Pedro e Guilherme afastam-se para irem beber um café.

Bárbara encontra Tiago, com um cartaz que dá os parabéns a Carolina por ter passado no exame e a empregada do bar pergunta-lhe se ele não acha precipitado. Tiago, por sua vez, tem a certeza que Carolina vai passar e quer mostrar que a apoia. Bárbara acha que os homens pensam que basta aparecerem com um presente que as mulheres esquecem logo tudo o que eles fizeram. Tiago sente que está a levar pancada que não é para ele e diz que vai só ficar à espera de Carolina.