“Sangue Oculto”: Resumo dos próximos episódios

“Sangue Oculto”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 181 (8 a 14 de maio)

Vanda beija Olavo

Remédios e Almeno são apanhados por todos aos beijos

Carolina vê Tiago com Dália e fica com ciúmes

Vanda e Carmo falam ao telemóvel. Carmo conta que teve de voltar para casa para gerir os negócios do marido e pergunta à amiga como correu a assinatura das partilhas. Vanda diz que não correu porque ela fez todo um teatro em que se atirou das escadas, deixando Olavo e Benedita preocupados com ela. Carmo diz que é por isso que elas se dão bem, são pessoas que fazem o que têm de fazer. A médica diz que tem a certeza que o ex-marido se vai desiludir com Teresa e ela estará ali de braços abertos para o receber.

Paula abre a porta a Teresa e ao advogado de Olavo, que entram. Teresa pede à empregada para chamar Vanda e Paula diz-lhe que doutora está a descansar, provavelmente a dormir, depois da manhã que teve. Teresa insiste e diz que Olavo está a caminho e só precisam que Vanda assine uma coisa rápida. Paula não quer chamar a patroa, mas Teresa avança pelas escadas, dizendo que vai só falar com a vilã.

Teresa caminha pelo corredor e chama Vanda, que ainda está a falar ao telemóvel com Carmo e se apressa a desligar a chamada. Teresa diz-lhe que o advogado está ali para assinarem as partilhas e Vanda diz que não está bem, que caiu e desmaiou. A mãe das gémeas diz-lhe que as mãos estão boas e que não vale a pena deixarem para o dia seguinte o que podem fazer já hoje. Vanda vitimiza-se e o advogado entra, perguntando a Teresa se Olavo sabe mesmo daquilo. Teresa começa a ficar nervosa e diz a Vanda para não atrasar mais aquilo. O advogado sai para ligar a Olavo e Teresa arrasta Vanda pelo braço que aproveita para se vitimar ainda mais.

Teresa arrasta Vanda pelas escadas e o advogado diz-lhe que ela não pode coagir Vanda a assinar os papéis assim, ainda por cima, num assunto que não tem a ver com Teresa. Vanda pede a Teresa para a largar, chora, dizendo que não se sente bem. Quando Benedita entra, Vanda chora e pede-lhe que a salve. Benedita pergunta o que se passa e Teresa diz-lhe – já percebendo que exagerou – que só queria que Vanda assinasse o que prometeu, mas a filha pergunta-lhe se ela já viu o estado em que Vanda está. Furiosa, Benedita expulsa Teresa de casa.

Remédios e Almeno estão a olhar para o discurso de acabaram de escrever. Remédios quer ser ela a dizer o discurso não vá Almeno emocionar-se por estar mais frágil, mas, por seu lado, Almeno quer ser ele a dizer porque sente que tem de enfrentar as pessoas. Os dois acabam a discutir e a insultar o que cada um escreveu no discurso. Acabam de costas voltadas.

Lídia vai à recepção para tentar falar com Tojó. De fora, Sílvia observa a interacção e decide ir ter com eles. Lídia pede para falar com Tojó, mas este não quer. Sílvia chega e entrelaça o seu braço do de Tojó, perguntando se ele quer ir à festa de aniversário do parque com ela. Lídia diz-lhe que estava a tentar falar com o marido, mas Sílvia responde que ele não parecia interessado. Lídia percebe que não vale a pena estar a chocar com Sílvia e vai embora. Tojó agradece-lhe.

Sílvia e Tojó chegam ao largo das tendas e Tojó pergunta se ela vii Henrique. Sílvia diz-lhe que ele se despediu porque foi par o Porto, achando estranho ele ter ido assim de um dia para o outro. Tojó fica em choque. Nana chega, fazendo grande escândalo e dizendo a Joaquim – que está junto à mesa de operações – que ele não lhe pode fazer aquilo. Joaquim fica surpreendido por ela já saber e Nana diz que sabe tudo e que não quer ser misturada com aquela gentalha. Joaquim tenta explicar-lhe que não é isso, mas Nana arranca-lhe a pen do computador e diz que só descansa quando destruir aquilo.

Noémia e Olavo estão à espera de Teresa, consternados com o que aconteceu. Teresa chega e pergunta se eles estão à espera dela para lhe dar um sermão. Olavo pergunta-lhe se ela tem noção do que fez. O advogado esteve prestes a chamar a polícia e Vanda pode apresentar queixa contra ela por coação. Teresa diz que não vai parar até conseguir afastar Vanda da vida deles porque tem a certeza que ela nunca vai abdicar de Olavo. O diplomata diz-lhe que ela assim parece Vanda a falar, o que ofende muito Teresa. Noémia, embora concorde que Teresa exagerou, diz a Olavo que ele tem de medir melhor as palavras.

Olavo anda com o carro devagar ao pé de Teresa, que caminha pela rua. O diplomata pede-lhe para entrar e falarem. Teresa diz-lhe que ele a ofendeu e ele diz-lhe que não era sua intenção, mas a atitude dela não foi a melhor. A mãe das gémeas diz-lhe que Vanda não vai lá com galinhas mansas e o diplomata responde que Vanda está doente e a agressividade deles não ajuda. Teresa perde a cabeça e pergunta-lhe se ele está cego, saindo do carro e dizendo que vai falar com alguém que a entende.

Uma multidão já se junta no largo das tendas para a festa do parque, que nunca mais começa. Os moradores começam a queixar-se e Almeno diz a Joaquim que ele pode começar. Joaquim diz que queria, mas Nana continua a fazer a pen refém. Nana começa a falar para os moradores, pedindo-lhes que não levem a mal, ela sabe que lhe iam fazer uma homenagem, mas ela não tem nada a ver com aquele parque, é mais Comporta e cavalos. Os moradores começam a atirar-lhe coisas e Joaquim tira outra pen do bolso e começa a passar imagens de Nana em várias situações da vida dela. Nana olha para as fotografias, relembrando os momentos e, no fim, aparece no ecrã um pedido de casamento. Quando Nana se vira para Joaquim, ele está ajoelhado, com um anel na mão. Nana não sabe o que dizer.

Teresa está com Carolina e a filha tenta acalmá-la. Teresa diz que sente que está toda a gente – incluindo Olavo – contra ela. Carolina diz que acredita na mãe e também acha que Vanda está a fazer teatro, mas a mãe relembra-a que ela ela própria está a viver lá. A paramédica diz-lhe que teve os seus motivos, mas que pretende controlar todos os movimentos da vilã. A conversa é interrompida pela entrada de Tiago, que vem com Dália. Tiago diz a Gerson que vai dar um mergulho e os olhares dele e Carolina prendem-se um no outro.

Vanda está na cozinha a servir-se de sumo quando tocam à porta. Paula vai abrir e Olavo entra com ela. Fingindo-se muito afectada, Vanda pede-lhe por favor para não lhe trazer mais chatices porque já foi um dia de muitas emoções. Surpreendendo a vilã, Olavo pede-lhe desculpa pela atitude de Teresa. Vanda abraça-o e, passados, instantes, Olavo abraça-a de volta.

Tiago está a ajudar Gerson com a máquina do café e vai trocando olhares com Carolina de que Dália se apercebem. Dália diz-lhe que podem ir dar um mergulho noutra altura, mas Tiago diz que não. Teresa pergunta a Carolina por Tiago e ela diz que não há nada entre eles. Tiago passa por Carolina e pergunta como é que ela está e a paramédica diz que está bem. Tiago e Dália saem, deixando Carolina perturbada. Teresa diz-lhe que sabe que a filha acha que tem tudo resolvido, mas não parece.

Nana nunca mais responde ao pedido e os moradores começam a ficar agitados. Joaquim diz-lhe que está a ficar com dores no joelho e Nana quer saber como é o acordo pre nupcial. Joaquim diz que não vai haver nenhum porque o que é dele é dela e Nana atira-se para os braços dele aceitando o pedido de casamento. Os moradores batem palmas, menos Sílvia que acha aquilo tudo uma rebaldaria. Atrás da tela das projecções, Remédios e Almeno discutem, tentando tirar o microfone um do outro. Do outro lado, parece que os dois estão a ter contacto íntimo e todos ficam chocados.

Vanda continua a fazer-se de vítima perante Olavo, que lhe pede desculpa pela atitude de Teresa. A vilã agradece-lhe a compreensão e diz que é bom saber que ele não a odeia tanto como Teresa. Num impulso, Vanda beija-o e Olavo afasta-a, explicando que a vida dele continuou, por isso, a dela também vai ter de continuar. Olavo vai embora e Vanda sorri, percebendo que está a conseguir amolece-lo.

Remédios e Almeno continuam a discutir atrás da tela e, do outro lado, os moradores assistem a tudo, chocados, achando que eles estão envolvidos. De facto, Remédios e Almeno acaba a dize que são iguais e é por isso que gostam tanto um do outro, acabando por se beijar. Nana afasta a tela e revela o beijo, dizendo que eles são um casal de exibicionistas. Almeno e Remédios ficam envergonhados e Nana vitoriosa.

Patrícia vem de dentro com a caixa de primeiros socorros para fazer o curativo a Fábio, mas ele diz-lhe que não confia nela para fazer isso pois ainda não se esqueceu de que ela não o defendeu perante os amigos. Patrícia desculpa-se e diz que faz tudo por ele e até foi ela quem o tirou da prisão. Fábio é manipulador com ela, fazendo-a sentir-se mal. Patrícia apressa-se a procurar uma enfermeira para ele e Fábio põe a televisão mais alta, dizendo que não pode falar com ela porque vai ver o jogo.

Lídia está a elogiar os desenhos de Bruno quando Elsa entra em casa. Lídia tenta ser calma com ela e diz-lhe que retirou a queixa contra Vasyl. Elsa pergunta se ela quer que ela lhe agradeça e a mãe responde que quer ajuda com o pai. Elsa diz-lhe que chega. Elsa vai para dentro e Tojío entra, pendido à mulher que pare de manipular os filhos e pede-lhe para sair de casa. Lídia diz que é ela que paga a renda, mas Elsa vem de dentro com uma mala feita à pressa para a mãe ir embora. Depois de alguma discussão, Lídia acaba por ir embora. Bruno chora, perguntando ao pai se ele nunca vai perdoar a mãe. Tojó diz que não e que, um dia, o filho vai perceber que é melhor assim.

Sílvia conta a Nelson, Mário e César o que aconteceu na festa e todos riem, divertidos com os acontecimentos. Sílvia sente uma tontura e todos a rodeiam, preocupados. A grávida pede que não a tratem como uma doente e eles dizem que ela está doente e, por isso, tem de descansar. Nelson e Mário oferecem-se para fazer o jantar e Sílvia diz ao marido que o melhor é encomendarem alguma coisa.