“Sangue Oculto”: Resumo dos próximos episódios

“Sangue Oculto”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 213 (26 de junho a 2 de julho)

Joaquim conta a Nana que não tem dinheiro

Vanda atira-se de um precipício

Benedita volta para casa

Nana vai ter com Joaquim, que está a fazer as contas ao que tem de pagar pelo casamento. Nana desculpa-se, dizendo que não sabia que a carta sem selo não ia chegar ao destinatário. Joaquim diz-lhe que agora vão ter de pagar o casamento e ainda por cima ninguém deu prenda nenhuma. Nana tenta escapar-se ao máximo, mas Joaquim acaba por confessar que não tem liquidez nenhuma e está pobre. Nana fica em choque e responde que não nasceu para ser pobre. Joaquim fica triste, dizendo que, apesar de ambos estarem claramente a tentar dar o golpe do baú no outro, ele apaixonou-se por ela, mas Nana responde que só casaria com ele se Joaquim ganhasse o Euromilhões.

Tiago, Carolina, Teresa e Pedro estão ansiosamente à espera de receber notícias de Nelson. Carolina penaliza-se, dizendo à mãe que nunca deviam ter usado Benedita como isco. Passados instantes, batem à porta e é Benedita, para alívio geral. A médica conta que a mãe a largou no meio da estrada. Benedita conta como tudo se passou…

Dentro do carro, Vanda percebe que o rádio está com interferências e procura na filha sinais de uma escuta. Depois de rasgar o colarinho de Benedita, Vanda pára o carro e esmaga a escuta com o pé. Desiludida, a vilã diz não entender porque é que a filha lhe está a fazer tal coisa e Benedita perde a cabeça, dizendo que só quer saber onde está o pai e que a mãe acabou de lhe apontar um bisturi. Vanda responde que era bluff e que tudo o que faz é pela família. Benedita diz-lhe que não há mais família e Vanda expulsa-a do carro.

Carolina, que acabou de ouvir o que a irmã lhe contou, e pergunta se ela sabe onde está Olavo. Benedita chora, dizendo que não e Tiago abraça-a e Benedita lamenta ter estado tão perto de descobrir onde estava o pai. Carolina percebe, finalmente, que a irmã fez tudo aquilo de propósito para que Vanda a levasse a Olavo e a médica diz que era a única maneira. Teresa e Carolina ficam chateadas, já que Benedita pôs a sua vida em risco. Tiago e Pedro pedem-lhes que parem de tentar levar a cabo planos arriscados para descobrir Olavo porque são apenas humanas e pode correr mal.

Guilherme está a ver televisão com Rafa, que adormeceu. Guilherme, no entanto, não se apercebe logo que Rafa está a dormir e fala com ele. Quando percebe que Rafa está a dormir, ajuda-o a deitar-se no sofá e dá-lhe um beijinho, dizendo-lhe que durma bem.

Remédios treina poses sensuais enquanto espera que Almeno entre. Porém, quando Almeno entra, vem cheio de tralhas para se mudar lá para casa e ainda tem mais coisas lá fora. Almeno explica para que é que precisa de tantas pranchas, mas Remédios chama-o para consumarem o casamento. Almeno parece estar entusiasmado, mas assim que se deita, adormece, ainda sob o efeito dos comprimidos.

Bruno está muito triste pela maneira como tratou a mãe e Elsa, Vasyl e Tojó tentam acalmá-lo, dizendo que ele só partilhou o que sentia. Bruno continua triste, embora alimente a esperança de que a mãe possa mudar. Bruno sai para o quarto e Tojó diz à filha e ao genro que finalmente Bruno percebeu a mãe que tem. Elsa pede a Vasyl para ficar com Gonçalo, porque quer ficar com o irmão para o animar e Vasyl concorda.

Bárbara entra no balneário do hospital e assusta-se ao ver Lídia a vestir-se para trabalhar. Bárbara pergunta se ela não devia estar a ver o sol aos quadradinhos e Lídia responde que, como é inocente, a polícia soltou-a. Bárbara estranha ela estar ali a trabalhar quando não está no horário dela e Lídia confessa que prefere ir trabalhar do que ficar sozinha em casa e a empregada do bar fica satisfeita por vê-la pagar por todo o mal que fez.

Teresa espera ansiosamente por Nelson, que entra e lhe diz que perderam o rasto de Vanda. Teresa entra em desespero e Pedro tenta acalmá-la, mas ela não consegue, dizendo que tem um pressentimento de que Vanda vai fazer mal a Olavo. O PJ acha que é uma questão de tempo até a encontrarem, mas Teresa não tem tanta certeza, achando que tempo é uma coisa que não têm.

Vanda entra na cabana e diz ao segurança que vão mudar de localização. Para sua surpresa, o segurança aponta-lhe uma arma e diz que tem um recado de Carmo. Vanda fica em desespero, dizendo que ele não pode fazer-lhe mal, porque foi ele que a contratou.

No quarto, Olavo começa a ouvir a agitação vinda da sala e encosta-se à porta para ouvir. Na sala, o segurança diz a Vanda para irem lá para fora. Olavo fica muito tenso.

Olavo entra no quarto e Vanda aproveita a distração de Andrade para fugir para a rua. Olavo pergunta porque é que o segurança se virou contra ela, mas Andrade empurra-o para o quarto. Passados instantes Carmo entra e Andrade conta o que se passou, perguntando o que faz com Olavo.

Carmo entra no quarto de Olavo, com uma máscara que lhe cobre a cara e um aparelho que distorce a sua voz. Carmo pergunta a Olavo para onde é que Vanda foi, mas ele não sabe. Carmos diz-lhe que Vanda não sabe viver sem ele, por isso, certamente, voltará para o vir buscar e ela quer usá-lo como isto. O diplomata responde que faz o que ela quiser, desde que ele a deixe ir embora depois. Carmo aceita e quando o pai das gémeas lhe pergunta quem ela é, Carmo responde que ele não tem de saber.

Tiago e Maria conversam sobre o rapto de Benedita e o dono do bar pede à irmã que tome conta do bar enquanto ele vai a casa da ex-namorada ver se ela está bem. Maria insinua que há alguma coisa entre eles, mas Tiago diz que são apenas amigos e ele quer apoiá-la nesta fase. Assim que Tiago sai, Nana e Adriano entram, abraçados e dizem que são novamente uma família. Maria fica em choque.

Teresa e Noémia estão em casa a ver as notícias, mas perante as notícias do desaparecimento de Vanda, Teresa pede à mãe que desligue a televisão. Batem à porta e é Lídia que quer explicar o seu lado dos factos. Nem Teresa, nem Noémia querem ouvir nada, mas Lídia diz-lhes que quer contar tudo o que fez com Vanda, não por dinheiro, mas para limpar a consciência.

No exterior da cabana onde está Olavo, tudo parece sossegado e Vanda aproxima-se. Ao colocar a mão na maçaneta, percebe que esta mexe e que está a meter-se numa armadilha. Assim, a vilã corre para o carro e o segurança corre atrás dela. Quando Vanda está a chegar ao carro, Carmo sai da cabana com Olavo sob a mira de uma arma dizendo que para libertar Olavo, ela tem de morrer. Vanda pede desculpa a Olavo e foge. Carmo fica desesperada.

Lídia continua a contar a Teresa e Noémia tudo o que fez por Vanda, dizendo que nunca pensou que estivesse a prejudicar ninguém. Na cabeça dela, só estava a ganhar algum dinheiro e não fazia perguntas. Teresa revolta-se, dizendo que se ela tivesse dito o que sabia, neste momento, Olavo podia estar com elas. Lídia pede desculpas, se foram sincera, e dá-lhes o dinheiro que ganhou com a entrega da comida, dizendo que se sente suja por ter aquele dinheiro com ela.

Vanda entra num descampado a acelerar, até que pára, mesmo junto ao penhasco. Chora, por ter sido tão cobarde. Outro carro se aproxima do dela e Vanda vê o carro do segurança. Andrade sai do carro, empunhando uma arma e Vanda acelera, em direcção ao penhasco.

Tiago está a falar com Paula, que lhe diz que Benedita ainda está a descansar. Tiago entra e diz-lhe que vai preparar a surpresa e para ela não se preocupar com nada. Paula pergunta se é verdade o que dizem de Vanda e Tiago confirma, dizendo que até tem medo do que ela pode fazer a seguir.

O segurança conta a Carmo que Vanda se atirou de um penhasco e precisava de um milagre para ainda estar viva. Carmo diz-lhe que, de qualquer maneira, quer que ele palmilhe tudo e garanta que não anda ninguém naquela zona. Alguém observa e segue Carmo.

Tiago está a cozinhar quando Benedita desce as escadas, muito surpreendida. Tiago diz-lhe que a queria animar e Benedita vai abrindo os vários presentes que ele lhe deu. A médica diz que ele voltou a fazer parte da vida dela, logo, nem tudo é mau, mas o dono do bar reforça que é só como amigo, não quer dar-lhe esperanças.

Depois de atender os clientes, Maria vai ter com Nana e Adriano e pergunta o que se passa. O casal diz que reacenderam a chama e perceberam que a pessoa de quem gostam, afinal, sempre esteve ali. Maria não acredita em nada daquilo, dizendo que o pai roubou os amigos que lhe deram a mão e enganou a mãe com outra mulher. Nana justifica, dizendo que são coisas que acontecem a casais em meia idade. Irritada, Maria agarra a mãe pelo braço e leva-a para a cozinha.

Maria pergunta à mãe em que mundo é que ela vive que vá voltar para o pai depois de tudo o que ele lhe fez. Nana responde que está farta de ser pobre e que vai fazer tudo para ter a vida que merece. Maria mostra-se muito desiludida com a mãe, achando que ela é a pessoa mais fútil que já conheceu. Nana pede-lhe que confie nela, mas percebe-se que, ela própria está insegura.