“Sangue Oculto”: Resumo dos próximos episódios

“Sangue Oculto”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 180 (8 a 14 de maio)

Vanda finge um desmaio para não fazer as partilhas

Henrique declara-se a Tojó

Vasyl corre fazendo-se passar por Mário

Olavo está com o advogado e Paula à espera que Vanda venha assinar os papéis das partilhas e pergunta à empregada como têm estado as coisas lá em casa e Paula responde que tem estado tudo muito melhor. Vanda surge ao cimo das escadas, ainda de camisa de noite e roupão, com olheiras, cansada. Vanda conta que não conseguiu dormir nada e pede desculpa por estar assim, pedindo que seja rápido. A meio das escadas, a vilã finge um desmaio e Olavo corre a ajudá-la.

Carolina e Tiago continuam a conversar e – pela portinhola da cozinha – vê-se que Pedro entra no ar e faz um pedido a Gerson. Tiago está a dizer a Carolina que foi um acaso passar por ali e que só a ajudou como qualquer outra pessoa faria. Tiago diz-lhe ainda que ela deixou bem claro que não conseguem seguir em frente se estiverem sempre na vida um do outro e ele só quis respeitar isso. Carolina diz-lhe que o que ia acontecer se soubesse a verdade era isto e abraça-o. Pedro entra na cozinha, nesse momento, convencido de que se vão beijar.

Tojó está a trancar as portas da recepção enquanto diz a Henrique para parar com aquela conversa. Henrique age com naturalidade, dizendo que não tem mal nenhum. Ele nunca tinha gostado de um homem, mas não se importa de experimentar com Tojó, porque claramente gosta dele. Tojó está cada vez mais nervoso e quando Elsa lhe liga, tenta rejeitar a chamada, sem verificar se o fez ou não. Henrique diz que sabe que é estranho, mas pergunta-lhe se ele nunca pensou neles dessa maneira, já que ele sente ciúmes quando o vê com Lídia e acha que o amigo também sente o mesmo quando o vê com Rosa. Tojó cala-se, sabendo que Henrique tem razão e diz-lhe depois que ele baralhou tudo e que nunca olhou para ele dessa maneira. Henrique fica arrasado quando Tojó lhe pede que não conte aquilo a ninguém, porque ele tem uma família e uma reputação a manter.

Em casa, Elsa está com o telemóvel no ouvido, em choque. Ouviu a conversa toda.

Carolina está a dar um sermão a Tiago e Pedro, dizendo que eles não deviam ter mentido e que não é por agradecer a Tiago que vai trair o namorado. Pedro pede desculpa e Tiago diz que parece que estão numa aula e a paramédica responde-lhe que o facto de ele ter tentado não se meter na vida deles, só fez com que se metesse ainda mais, são todos adultos e conseguem ser honestos e lidar com as situações. Carolina sai com Pedro e Tiago volta ao trabalho, depois de esboçar um sorriso triste. Almeno entra do bar e Tiago passa por ele, dizendo que já sabe o que o tio vai dizer. Almeno segue-o para o bar.

Ao balcão, Almeno diz ao sobrinho que não lhe ia dar na cabeça e que até ficou orgulhoso dele. Almeno pede-lhe para tomar conta do bar o dia todo por causa da festa de aniversário do parque. Os dois olham em volta para o bar vazio e percebem que também não vai haver muito trabalho. Gerson entra e diz que isso é por causa das críticas negativas que estão por todo o lado e mostra-lhes os sites. Dália entra e Almeno fica surpreendido por vê-la ali outra vez. Dália responde que ontem gosto tanto do jantar que decidiu repetir e aproveitar para ir à praia. Dália sai, dizendo que confia no gosto de Tiago e Almeno pergunta ao sobrinho se ele já percebeu o que é que está a acontecer ali.

Vanda começa a despertar do falso desmaio, já na cama de Benedita e a filha e Olavo explicam-lhe o que aconteceu. Vanda tenta levantar-se, mas finge-se tonta e Benedita pede-lhe que não force e diz que lhe vai receitar um analgésico e um calmante. Vanda finge querer assinar as partilhas, mas Olavo diz que têm tempo e até mandaram o advogado embora. Benedita e Olavo mostram-se preocupados com ela e a vilã diz que é bom sentir que não está sozinha.

Mário e Vasyl estão ambos vestidos com o equipamento para a corrida e seguram capacetes na mão. Vasyl está muito inseguro, achando que o plano vai correr mal, mas Mário tenta transmitir-lhe alguma confiança, dizendo que eles gostaram dos dois e ninguém vai perceber que se trata de Vasyl e não Mário. Vasyl acaba por aceitar fazer-se passar pelo amigo.

Teresa discute com Olavo pelo que aconteceu nas partilhas. Teresa acha que é muita cicidência Vanda ter caído logo naquele dia, mas Olavo diz que não podia fazer nada e foram ele e Benedita que decidiram que era melhor adiar. Teresa diz-lhe que deviam era dar-lhe um prémio porque ela é realmente uma boa actriz. Noémia e Tadeu percebem que a conversa está a escalar quando Olavo diz que está farto que Teresa o trate mal e pedem-lhes que tenham calma. Os dois continuam a discutir e Teresa acaba por sair e Noemia diz-lhe que a filha está nervosa, que já viu isto a acontecer e teme que aconteça de novo.

Bárbara anda de volta de Carolina a perguntar-lhe como foi o encontro com Tiago, se sentiu alguma coisa e se ficou desiludida por Pedro ter ficado com os créditos de herói. Carolina não adianta muito e diz que preferia ter sabido a verdade, mas isto não muda nada, ela é feliz com Pedro e Tiago só estava no sítio certo, à hora certa. Bárbara tem uma epifania e diz que a amiga lhe resolveu a vida.

Bárbara corre para o cacifo e faz novamente as contas relativamente ao mapa astral de Vasyl, já que se tinha esquecido que ele tinha nascido na Ucrânia. Assim, percebe que eles não são nada compatíveis e fica aliviada. Nelson recebe uma mensagem de Nelson.

Tojó está ocupado a falar com Remédios ao telemóvel, que lhe pede muitas coisas para a organização da festa, quando Elsa entra. Assim que o pai desliga a chamada, Elsa diz-lhe que ouviu a conversa entre ele e Henrique e acha que faz sentido. Tojó fica nervoso e diz que Henrique baralhou as coisas, mas a filha pergunta se ele tem a certeza, já que o pai passa mais tempo com Henrique do que com qualquer outra pessoa. A filha diz-lhe ainda que não interessa se é homem ou mulher, o que importa é que o pai seja feliz e que ele pode falar com ela. Tojó diz que não há nada para aceitar porque ele não gosta de homens.

Henrique e Rosa almoçam e o segurança está perdido nos seus pensamentos. Finalmente, Henrique diz que há uma coisa que quer falar com a namorada e pergunta-lhe se ela tem algum quarto onde ele possa ficar no norte, porque quer ir embora da Caparica. Quando Rosa lhe pergunta porquê, o segurança responde vagamente que é por causa do amor. A empregada fica convencida de que ele quer mudar-se porque a ama e diz que ele tem de ficar em paz com Carmo e ela tem de perguntar à patroa. Rosa fica muito contente.

Sílvia continua muito nervosa a falar de Lídia e da mentira que ela contou a toda a gente. César comenta com Nelson que já não sabe o que fazer e o filho diz-lhe que passou das palavras às acções. Nesse momento, chega Bárbara, pronta para maquilhar e pentear Sílvia, o que acaba por distraí-la. Sílvia e César dizem ao filho que ele perdeu uma grande mulher. Nelson olha para a ex-namorada, triste, e diz que ela merece ser feliz e ele não era a pessoa certa.

Tiago está a amanhar um peixe quando Dália vem meter conversa com ele. Tiago acaba por ir na onda dela, até que Dália lhe pergunta se ele tem planos para depois do trabalho e Tiago diz que não. Os dois sorriem.

Remédios e Almeno estão a preparar o parque para a festa e admiram o seu trabalho. Remédios diz que depois de tanto esforço mereciam uma pausa para se divertirem. Primeiro, Almeno hesita, com a cabeça cheia de problemas, mas depois acaba por aceitar, dizendo que precisam de alguém para acabar de organizar as coisas. Os dois aproximam-se de Joaquim, que diz que toma conta de tudo e acaba de preparar o que for preciso.

Nana está com Maria no estúdio de Tiago e critica tudo o que vê, dizendo que elas estão mesmo mal, uma ali e a outra no parque de campismo. Maria aproveita para lhe dizer que Joaquim esteve ali e quis incluí-la na homenagem ao parque. Nana fica para morrer, achando que ele está a envolvê-la naquele festival de pobres. Maria ri e diz que achou melhor contar à mãe dos planos dele.

Bárbara acaba de arranjar Sílvia, que está muito bonita e pronta para a festa. Mario e Vasyl entram e Mário repara que a mãe está bem arranjada. Ela quer saber como é que correu a prova e Mário diz que ficou em primeiro, deixando a mãe muito contente. As duas saem e Mário agradece a Vasyl ter feito aquilo por ele e o amigo pede-lhe que vá tratar da perna.

Sara volta para a cela e diz a Júlia que vai sair no dia seguinte porque os juizes preferem sempre mandar os maluquinhos para o psicólogo do que para a prisão. Júlia lamenta-se por saber o poder de Carmo – que não joga pelas regras – e Sara pergunta-lhe se ela quer vingança. Júlia diz que sim e Sara diz que a ajuda, pelo preço certo.