“Sangue Oculto”: Resumo dos próximos episódios

“Sangue Oculto”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 185 (15 a 21 de maio)

Vanda consegue enganar Olavo

Guilherme aceita ser tutor de Rafa

Vanda conta a Pedro que viu Carolina tapar Tiago durante a noite

Anna e Pedro chegam a casa, muito entusiasmados, com a ida de Pedro à escola. Carolina está muito nervosa com o plano que vão levar a cabo para tentar desmascarar Vanda e manda a filha lanchar e fazer os trabalhos de casa. A paramédica confessa ao namorado que está preocupada por não conseguir prever os passos todos da vilã e Pedro diz-lhe que conseguem prever alguns, desde que ela não desconfie de que se trata de uma armadilha. Carolina diz que duvida que ela saiba e que não tem como saber que são eles.

Vasyl chega ao hospital com Gonçalo e Bruno e vai ter com Dália, que está com Rafa, perguntando-lhe se Elsa ainda demora muito. Dália diz que não e conta-lhe quem é Rafa. Vasyl fica muito surpreendido e pede a Bruno que fale com ele. O menino tenta algumas aproximações a Rafa, sem sucesso.

Bárbara e Guilherme conversam sobre o que fazer com Rafa e o paramédico acha que não é a pessoa ideal para albergar o irmão. Bárbara diz-lhe que o Guilherme que a atraiu tinha um coração enorme e nunca seria capaz de deixar o irmão na rua. Porém, Guilherme acha que o rapaz precisa de regras e rotinas e ele não pode dar-lhe isso. A empregada do bar diz-lhe que se ele não ficar com Rafa, vai ser a maior desilusão da sua vida.

Lídia abraça Bruno e pergunta quem é Rafa. Vasyl e Dália explicam-lhe quem ele é que será Guilherme a decidir o que vai acontecer com o rapaz. Lídia aproveita para dizer que a casa de Guilherme é pequena para todos e, por isso, o melhor era a família voltar a juntar-se. Vasyl refere que ela está a aproveitar a situação do rapaz para voltar a unir a família e ela responde que ele não tem nada a ver com isso. Rafa pergunta por Bárbara, dizendo que ela é mais simpática que eles, que estão sempre a cochichar.

Sílvia está muito abalada com as histórias que ouviu das mulheres que fizeram tratamentos enquanto estavam grávidas. Almeno, César e Nelson estão com ela e dizem-lhe que só querem o melhor para ela e para a bebé e isso é fazer os tratamentos o mais rapidamente possível. Sílvia ainda está apreensiva, achando que cada caso é um caso e que nada é garantido, mas eles dizem-lhe que nada na vida é garantido e eles só querem que ela esteja bem. Depois de alguma insistência, Sílvia aceita fazer os tratamentos.

Maria e Mário estão no bar, em videochamada com Almeno, que lhes conta que Sílvia aceitou fazer o tratamentos. Maria e Mário ficam muito satisfeitos e Patrícia irrompe pelo bar a insultar Maria e a perguntar como é que ela pode ser tão cabra. Maria não entende do que é que a amiga está a falar. Patrícia diz-lhes que Maria foi lá a casa atirar-se a Fábio, mas eles dizem-lhe que isso é obviamente uma mentira e que Maria e Mário passaram o dia juntos. Patrícia não acredita neles e diz que Maria já lhe fez aquilo outra vez, só que agora ela tem um namorado de jeito. Patrícia pede-lhe que nunca mais se aproxime de casa dela ou do namorado.

Vanda desce do quarto e comenta com Paula que o jantar cheira muito bem. Paula diz que foi Arlete quem lhe ensinou aquela receita e Vanda diz que não janta nessa noite.

Guilherme fixa Rafa enquanto Vasyl lhe diz que eles vão ajudar em tudo o que puderem, já que Rafa é irmão de Gonçalo. Bárbara oferece-se para ser madrinha de Rafa e a assistente social pede

a Guilherme uma reposta. Guilherme acaba por dizer a Rafa que ele não é a melhor pessoa para ficar com ele, mas parece que não têm escolha, por isso, bem vindo à família. Bárbara fica muito contente e abraça Guilherme, dizendo que, nesse momento, o adora. Nelson entra e agradece a Bárbara a ajuda que ela deu com a mãe. Bárbara fica feliz e abraça-o. Porém, Rafa separa-os.

Carolina liga a Teresa, dizendo que Vanda não vai jantar em casa e que pode estar a ir para o local onde deve deixar o dinheiro. Pergunta à mãe se ela está no minimercado e Teresa diz que não, nervosa, à procura das chaves. A filha diz-lhe que ela já lá devia estar e fica nervosa. Carolina desliga a chamada e diz a Pedro que os dados foram lançados e que ficam a saber a verdade quando Olavo ou Teresa ligarem.

Carolina e Pedro entram no salão dos Corte Real e encontram Tiago a dizer a Benedita que vai dormir lá em casa. Carolina e Pedro assumem que ele está a tentar fazer isso por causa de Carolina e tentam mandá-lo embora. Porém, Tiago irrita-se e diz à ex-namorada para não ser convencida, já que ele só está a fazer aquilo para proteger Benedita de Sara. Carolina fica em choque e pergunta à irmã o que é que Sara lhe fez.

Olavo está a chegar ao hospital e fala ao telemóvel com Teresa. Os dois comentam que ainda não têm novidades de Vanda e Olavo vê Lídia. Teresa diz-lhe para ele não deixar que ela perceba que está a ser seguida.

No minimercado, Teresa diz que está tudo deserto, do seu lado. Teresa repara que a porta da recepção se abre e Olavo pergunta-lhe quem é. Fica na tensão de se saber quem é.

Carolina está muito preocupada com Benedita, que desvaloriza o que aconteceu, dizendo que não contou porque não foi nada de especial e não a queria preocupar. Tiago responde que Carolina não é nenhuma menina frágil que não pode ser preocupada e que, com tudo o que se passa, só devem ficar preocupados em protegê-la a ela. Carolina e Pedro tentam dizer que, agora que sabem, ele não tem de ficar ali, mas Benedita diz que não se importa. Carolina fica incomodada e Pedro percebe.

Teresa continua ao telemóvel com Olavo, que lhe pergunta quem entrou. Teresa desliga, para tentar perceber quem é e dá de caras com Tojó, que se assusta ao vê-la. Tojó pergunta o que é que ela está a fazer ali e Teresa mente, dizendo que está a arrumar mercadoria. O segurança pega no seu telemóvel que tinha ficado esquecido e vai embora. A mãe das gémeas liga a Olavo e diz que não era Vanda.

No hospital, Olavo desespera e diz que a ideia de Carolina foi só uma forma de perder tempo, porém, vê Vanda a entrar.

Teresa pede a Olavo que a siga, pois ela deve ir ter com Lídia.

Olavo conta a Teresa que Vanda está com Lídia e aproxima-se para ouvir a conversa. Vanda pede a Lídia para conversarem no seu gabinete. Olavo diz a Teresa que se Vanda estiver mesmo a mentir sobre a amnésia, quer que Teresa saiba… Porém, a mãe das gémeas não o deixa terminar a frase e diz-lhe para ele deixar isso para depois e não as perder de vista.

No gabinete de Vanda, esta pede desculpas a Lídia por ter agido como agiu com o anel de Teresa e por não a ter deixado ficar lá em casa. Vanda diz que quer compensá-la e que não quer perdê-la como amiga, por isso, convida-a para irem beber um copo. Vanda vê Olavo, mas este não se apercebe que foi visto. As duas abraçam-se e Lídia fica muito surpreendida com a atitude de Vanda.

Olavo liga a Teresa e diz-lhe que eles estavam enganados e que Vanda não mentiu em relação à amnésia. Que acabou de pedir desculpa a Lídia. Teresa fica muito frustrada, ainda com a certeza de que Vanda está a mentir.

Vanda fecha a porta do gabinete depois de Lídia sair e liga a Carmo, agradecendo-lhe, pois o plano de Teresa e Carolina foi por água abaixo. Vanda conta a Carmo que correu tudo como planearam e que, de certeza que Olavo acreditou em tudo. Carmo diz-lhe que foi muito fácil perceber que tinha sido Carolina a enviar a mensagem e aconselha a amiga a não correr riscos. Vanda confessa-se magoada com Olavo, que acreditou em Teresa e Carolina e que lhe deu trabalho. Carmo diz-lhe que, daqui a nada, ele e Teresa vão estar a discutir e isso vai funcionar a seu favor.

Guilherme chega a casa com Rafa e este pergunta-lhe onde é que vai dormir. Guilherme fica atrapalhado e e Rafa diz que quer dormir ali no pátio e senta-se no chão. Rafa pergunta onde é que está o pai e Guilherme pergunta se a assistente social não lhe disse. Rafa acaba a frase e diz que percebeu que ele tinha morrido quando ninguém lhe quis dizer onde ele estava e que, como não o conhecia, não o afecta. Guilherme pergunta o que é que ele quer jantar e o irmão diz que quer pizza. Guilherme vai sair e Rafa diz que não gosta de ficar sozinho, mas o paramédico diz que Elsa está no quarto.

Carolina entra na sala e Tiago está em tronco nu, a dormir destapado. Carolina não consegue evitar olhar para ele e vai tapá-lo. Nesse momento, Vanda entra e ela fica atrapalhada. A médica finge que não conhece Tiago e Carolina explica-lhe que ele é amigo de Benedita e está ali para a ajudar. Vanda não entende e a paramédica diz que é uma história demasiado longa e vai embora.

Tojó vai a casa de Remédios para irem os dois resolver alguns dos problemas no parque. Contudo, Remédios está deitada no sofá, com um ataque de tosse. Remédios diz que vai com ele, assim que beber um chá que lhe recomendaram e Tojó pede-lhe que fique a descansar, que ele resolve os problemas. Tojó sai e Remédios continua a tossir, claramente doente.

Joaquim anda atrás de Almeno, que está a limpar as mesas. Maria está a fazer uma conta a um cliente e Nana olha-a, desaprovadora. Almeno diz repetidamente a Joaquim que não lhe aluga o bar para o baile de noivado. Joaquim acaba por dizer a Almeno que o baile é para ajudar uma instituição da Caparica e ele escolheu ajudá-lo a ele, dando-lhe os donativos. Almeno fica muito emocionado e os dois abraçam-se. Nana diz que não concorda nada com aquilo, mas pronto.

Guilherme entra no pátio e vê uma tipi montada, com luzinhas à porta e Rafa a dormir lá dentro. Vasyl explica-lhe que ele teve medo do escuro e aquela foi a solução que arranjaram para ele se acalmar. Guilherme acha estranho um marmanjo daquele tamanho ter medo do escuro, mas Vasyl relembra-o de que ele é autista. Guilherme diz que não está nada preparado para aquilo, mas que Rafa não tinha ninguém no mundo.

Mário vai ao hospital ter com Benedita e pede-lhe ajuda com a perna, pedindo, obviamente, segredo. Benedita diz que não conta nada a ninguém, mas, após observar a perna do rapaz, diz-lhe que ele precisa de cuidados médicos e que durante uns tempos não pode correr, ou arrisca ficar sem mobilidade na perna. Mário fica muito preocupado quando percebe que pode demorar meses a recuperar.

Pedro está a arrumar as coisas de Anna na sala quando Vanda entra e vai buscar um café. A médica aproveita para fazer perguntas sobre Tiago e a rapariga que anda a perseguir Benedita e Pedro conta-lhe que Tiago se sente culpado por ter sido por causa dele que Sara entrou nas vidas deles. Vanda finge-se confusa e não entende se Tiago era ex-namorado de Benedita ou de Carolina e conta que viu a paramédica a tapá-lo, na noite anterior, com muito amor. Pedro não reage, mas fica furioso.

Teresa, Carolina, Olavo e Noémia conversam sobre o plano falhado deles. Comentam que Vanda não tinha como saber quem enviou as mensagens, por isso, chegou a altura de admitirem que Vanda está mesmo com amnésia. Embora contrariada, Teresa admite que eles têm razão e está na altura de virarem a página, mesmo que ela continue com a crença de que Vanda está a mentir. Carolina diz que agora podem focar-se noutro problema: Sara voltou e anda atrás de Benedita.