“Sangue Oculto”: Resumo dos próximos episódios

“Sangue Oculto”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 98 (16 a 22 de janeiro)

Tiago e Maria têm o mesmo tipo de sangue raro

César cometeu um erro na cirurgia de Maria

Carmo está desconfiada de João

Quim conta a Becky o seu plano de se unir a Almeno nas eleições para conseguir ter acesso ao dinheiro da associação. Becky fica em choque com o plano do marido de roubarem, mas quando ele lhe pergunta se ela prefere ir presa, ela não sabe o que responder e pergunta-lhe o que fazem se Almeno não ganhar as eleições e Quim responde que é por isso que ela se vai unir a Remédios. Teresa, Anna e Carolina entram a conversar e obrigam Quim e Becky a calarem-se. Teresa e Carolina pedem a Anna que não volte a pregar partidas a Vanda, pois não lhe cabe a ela dar-lhe lições. Contrariada, Anna promete e Carolina diz-lhe para ir buscar a mochila. Teresa pergunta à filha se ela quer que ela leve Anna à escola, mas Carolina diz que lhe faz bem estar ocupada e que depois quer actualizar o currículo para começar a enviar. A mãe pergunta-lhe para onde é que ela vai enviar o currículo já que não a deixam exercer.

Mário entra no quarto de Maria que o recebe com um sorriso e é simpática com ele. Mário acaba por se emocionar, dizendo que teve muito medo de a perder. Maria brinca e diz que medo teve do tubarão. Porém, quando tudo parece estar bem, Maria faz um esgar de dor e Mário vê-se obrigado a chamar ajuda. Vasco entra e perante as fortes dores de Maria, pede a Mário para sair.

Mário caminha de um lado para o outro, muito nervoso, no corredor do hospital quando Patrícia e Fábio surgem no corredor e Patrícia conta a Fábio o que aconteceu a Maria. Fábio goza com a situação, mas Patrícia pede-lhe que não faça, dizendo que se está a marimbar para Maria, mas não quer causar confusão no hospital. Ao vê-los, Mário diz que só se estraga uma casa e vai-se embora.

César conta a Nana que a situação de Maria sofreu um revés e precisam de saber o tipo de sangue dela. Nana diz que não faz ideia, mas acha que é sangue azul e César responde que, então, terão de fazer exames. Tiago, que estava por perto, vai perguntar ao tio o que se passou, mas o médico está tenso e diz que não pode perder tempo, deixando Tiago frustrado.

Vanda vai a casa de Carmo para falar com João e fica alerta quando Carmo lhe diz que ele está em Londres. A vilã partilha com Carmo as suas suspeitas, fazendo mais perguntas a Carmo, mas esta diz que se encarrega da João e quer saber como tem estado Júlia em sua casa. Vanda responde que têm sido agradável Carmo pede-lhe que não se iluda, pois a filha só é agradável quando quer alguma coisa. Vanda diz que, até agora, só conseguiu usufruir de conselhos de culinária, pois nem um ovo sabia partir. Carmo estranha, porque Júlia tirou um curso de cozinha e é uma pessoa muito ardilosa. Vanda retém a informação.

César vai ter com Vasco, que não tem boas notícias para o médico. Mostra-lhe as análises e diz que não sabe como vão salvar Maria. César olha para as análises e diz que sabe como, pedindo-lhe que prepare tudo.

Carmo pergunta a Rosa se ela sabe de alguma traição da parte do marido e Rosa diz que não. Carmo pergunta-lhe se ela acha que o marido era capaz de a trair e a empregada diz que não põe as mãos no fogo por homem nenhum.

César vem a correr ter com Tiago e pede-lhe ajuda. Tiago está no bar do hospital com Bárbara e César diz-lhe que Maria tem um tipo de sangue especial – o mesmo que Tiago tem – e precisa que o sobrinho dê sangue.

Camo está muito nervosa, de um lado para o outro a tentar ligar a João, que não lhe atende. Frustrada, Carmo liga à secretária e fica a saber que não foi ela que lhe marcou o hotel, como é habitual. Carmo volta a tentar ligar ao marido, sem sucesso e depois ligar novamente à secretária a pedir que lhe confirme o número dos voos.

Tiago segue atrás de César, muito confuso porque achava que era o único português com o tipo de sangue Golden blood, mas César diz que Maria também tem e ninguém sabia. César diz-lhe que a prioridade agora é salvar Maria e Tiago guarda as perguntas para depois.

Tiago senta-se para fazer uma transfusão total para Maria. Vasco começa a explicar-lhe o que vão fazer, mas Tiago já sabe. César e o sobrinho recordam quando descobriram que ele tinha este tipo de sangue quando a sua mãe morreu. César diz que o sobrinho parecia querer doar todo o sangue que tinha e salvou muita gente no mundo todo. Tiago diz ao tio que quer saber porque é que esta rapariga tem o mesmo tipo de sangue que ele.

Lídia chama Henrique para falar com ele sobre a proximidade entre Rosa e Tojó. Lídia diz-lhe que acha que ele também não deve estar muito agradado com esta amizade e propõe-lhe que se unam para os separar. O segurança diz que preferia unir-se aos talibã, mas Lídia responde que ele agora diz isto, ainda ainda há pouco tempo ele estava sempre a olhar para ela e queria dar-lhe uma trinca. Henrique nega veementemente essa afirmação, mas a mulher de Tojó diz que eles não têm de ser amigos, só têm de trabalhar juntos, mas o segurança recusa a parceria.

Rosa obriga Tojó a treinar, fazendo-o puxar o carrinho do parque de campismo enquanto grita uma marcha. Lídia e Henrique observam a cena e o segurança fica cheio de ciúmes porque nem esperaram por ele. Lídia mete veneno, dizendo que agora nunca vão esperar por ele e Henrique acaba por aceitar o pacto com ela. Pergunta-lhe o que é que vão fazer e Lídia pede-lhe que não se preocupe porque ela sabe bem como irritar Tojó.

Remédios está no minimercado a fazer compras e Becky repara que ela está muito bem disposta e até está mais brilhante. Remédios disfarça, dizendo que é um creme que comprou. Becky pergunta-lhe como estão as previsões das eleições e a amiga diz-lhe que estão no papo. Assim sendo, a mulher de Quim diz que quer oferecer-se para ser a sua tesoureira. Remédios diz que não lhe pode pagar, mas Becky responde que só quer sentir-se útil e Remédios aceita. Becky sorri, mas quando Remédios sai, mostra-se culpada.

Almeno está a limpar o balcão, sem clientes no bar. Quim e Tadeu estão ao balcão, do lado de fora e olham à volta. Tadeu pergunta ao amigo se ele espantou os clientes todos e o dono do bar diz que quem os espantou foi o tubarão. Quim aproveita estarem só ali os três para lhe perguntar o que se passa entre ele e Remédios. Almeno fica atrapalhado e diz que continuam a ser os maiores inimigos, como sempre, mas Quim insiste e aproveita para enfiar na conversa que é o seu novo tesoureiro. Almeno e Tadeu ficam surpreendidos porque não sabiam de nada, mas Quim insiste na conversa sobre Remédios e Almeno diz que não anda enrolado com ela, mas assim que o diz, Quim diz que isso até fazia sentido.

Tiago, Carolina e Nelson comentam a coincidência que é Maria ter o mesmo tipo de sangue de Tiago. Mas o dono do bar acha que pode ser mais do que coincidência. Relembra que Nana foi paciente de Alberto e que não quis falar com ele. Carolina e Nelson temem que Tiago esteja a alimentar falsas esperanças e dizem que o factor para se ter Golden blood não é unicamente hereditário. Mas Tiago está muito desconfiado e acha que esta pode ser uma prova de que Maria é a sua irmã.

César explica a Nana que Maria tem um tipo sanguíneo muito raro no mundo e que tem de guardar sangue para si própria, caso um dia precise. Mas a conversa com Nana acaba por ser muito frustrante para César, pois ela parece nunca conseguir falar do assunto com cabeça. Nana pergunta se a filha vai ficar bem da ferida e o médico explica que sim e que aquilo foi apenas uma complicação que pode acontecer em qualquer cirurgia.

César entra no seu gabinete, muito perturbado e deixa cair a cabeça entre as mãos.

César recorda o momento em que Vasco lhe disse que o clipe ficou mal posto em Maria, informação que foi confirmada pelo cirurgião da urgência.

César dá um murro na mesa, frustrado com o próprio erro.

Vanda vai à recepção e pede a Dália o relatório da operação de Maria. Dália hesita, porque não pode passar-lhe o relatório de um doente sem falar com o director clínico. A vilã pergunta-lhe se ela se responsabiliza caso haja algum problema com um doente e Dália, assustada, acaba por lhe dar o relatório.

Bárbara serve um café a Guilherme, com um sorrisinho cínico e ele pergunta-lhe se ela vai falar ou se vai só ficar a rir-se e a rapariga diz-lhe que os rumores correm rápido e que já toda a gente sabe que ele anda a falhar na hora H com as mulheres. Guilherme diz-lhe que, se ela quiser, podem tirar isso a limpo, mas Bárbara diz que não é dessas que vai para uma casa de banho com um homem. O paramédico diz-lhe que podem ir beber um copo e Bárbara volta a ficar séria, sem falar. Acaba por lhe perguntar se ele está a falar a sério de irem beber um copo e ele diz que sim. Depois de hesitar, Bárbara aceita.

Vanda conversa com Nana e tenta sacar-lhe nabos da púcara em relação a João e às suas viagens a Londres. Nana pergunta porque é que ela quer saber e a vilã responde que está simplesmente a tentar distraí-la da filha. Vanda prossegue a perguntar se lhe explicaram porque é que Maria teve aquela complicação na cirurgia e Nana responde que César lhe disse que era uma complicação normal. Vanda aproveita para meter veneno e diz que César devia fazer aquela cirurgia de olhos fechados, por isso, gostava de perceber o que aconteceu. Nana fica muito tensa com o que Vanda lhe diz.

Lídia e Henrique põem o seu plano em prática e tentam fazer ciúmes a Tojó. Assim, quando o marido de Lídia chega a casa, o segurança está a massajar os pés a Lídia. Porém, o plano não corre como eles esperavam e Tojó não liga nada à situação. Henrique diz a Lídia que aquilo não vai resultar e que agora é a vez dele de pensar num plano.

Elsa está a estudar e Guilherme prepara-se para sair de casa. Pergunta-lhe como corre o estudo e a rapariga diz que sente que não sabe nada e mais valia não ir aos exames, mas Guilherme incentiva-a. O bebé começa a chorar, no quarto, e Elsa levanta-se para ir lá, claramente, cansada. Guilherme oferece-se para ficar em casa e ajudar com o bebé, mas Elsa não aceita, pedindo-lhe que lhe traga um gelado quando voltar.

Teresa e Carolina comentam a situação em que Quim e Becky estão. Teresa diz que ainda está chateada com a mentira, porque podiam ter confiado nelas. Carolina diz que já não há nada a fazer quanto a isso, o que podem fazer agora é tentar ajudar. Teresa pede à filha que não se chateie com isso, pois já tem muito com que se preocupar, mas Carolina responde que Quim foi praticamente um pai para ela, por isso, vai tentar sempre ajudá-lo.

João chega a casa da sua viagem e tem Carmo à sua espera. A mulher pergunta-lhe porque é que ele teve sempre o telemóvel desligado e ele responde que não gosta de ter notificações a entrar quando está nas reuniões, mas promete que vai ter mais atenção. Carmo não fica convencida e quer saber se ele lhe anda a esconder alguma coisa. João nega e liga ao empresário com quem esteve em reuniões para provar à mulher que não está a mentir. No fim da chamada, Carmo sai, sem lhe dar grande resposta.