“Sangue Oculto”: Resumo dos próximos episódios

“Sangue Oculto”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 101 (23 a 29 de janeiro)

Vasyl é agredido na prisão e vai parar ao hospital

Tiago diz que só não apresenta queixa de Nana se ela se afastar de Maria

Tiago apresenta Sílvia, César, Almeno, Nelson, Mário e Bárbara a Maria como seus familiares pela primeira vez. O ambiente é de alguma constrangimento porque a verdade é que já todos se conheciam, mas não como familiares. Sílvia e Almeno estão muito emocionados e dizem que a irmã pode finalmente descansar em paz. Maria está um pouco à defensiva e diz que vai continuar tudo igual, ela continua a ser a mesma Maria de sempre. Para desviar a conversa, a rapariga pergunta como é que está a situação do tubarão e Almeno responde que os donos dos bares estão ansiosos por dar cabo dele, mas Nelson diz que fará todos os esforços para isso não acontecer.

Patrícia chama Fábio a sua casa para o convidar para almoçar. Fábio acha que não é boa ideia, mas Patrícia insiste, insinuando-se a ele. Assustado com as consequência desse almoço e desta proximidade, Fábio vai embora dizendo que não precisa de ser recompensado.

Carolina estuda um dossier que tem a indicação do material dentro da ambulância e comenta com Pedro e Guilherme que o veículo é uma verdadeira unidade de cuidados intensivos. Pedro e Guilherme estão a ajudar Carolina a perceber melhor como funciona a ambulância quando são chamados para uma emergência. A enfermeira pede para ir com eles e promete não intervir. Pedro hesita, mas os três acabam por sair a correr para a emergência.´

Vasyl faz uma videochamada com Olavo e Elsa porque ficou sem visitas. Os dois reparam que ele tem um grande hematoma na cara e o jovem tenta desvalorizar, mas Olavo percebe que ele está a mentir. Vasyl acaba por confessar que foi um preso que o tomou de ponta porque soube que o padrinho é uma pessoa influente e quer que ele meta coisas dentro da prisão. Olavo promete continuar a tentar tirá-lo da prisão e Vasyl agradece, perguntando a Elsa como está o bebé.

Remédios chega ao bar e diz que lá fora está uma confusão por causa do tubarão. Maria, Almeno e Tiago lamentam que as pessoas não consigam ter cabeça fria para perceberem que não podem simplesmente matar o animal. Remédios e Almeno trocam picardias e Tiago separa-os, dizendo que Maria tem uma solução. A rapariga diz que podiam pedir à SIC que fizesse uma reportagem e assim os donos do bar não teriam coragem de tentar matar o tubarão a frente do país todo.

Henrique chega à recepção do parque e encontra Tojó a fazer flexões com Rosa a pressionar-lhe as costas com o pé. Henrique acha que ela já está a exagerar, mas Tojó diz que quer que Rosa puxe por ele porque ele tem de ser capaz de ser firme com Lídia. Quando Rosa vai tirar o pé de cima de Tojó, desequilibra-se e cai com o peito em cima da cara dele. Henrique fica com um olho a tremer de ciúmes e Tojó explica-lhe que foi um acidente. Sem conseguir disfarçar o que está a sentir, o segurança acaba por sair da recepção.

Henrique entra em casa de Lídia, que toma notas e conta-lhe que acabou de ver Rosa a enfiar o peito na cara de Tojó. Lídia explica que esteve duas horas a ver novelas e tem um plano novo para os separar: vão mostrar a Tojó que Rosa é uma galdéria. O segurança defende Rosa, dizendo que ela não é galdéria nenhuma, mas Lídia diz-lhe que não tem de ser, basta que Tojó acredite que é. Lídia explica-lhe o plano, mas já não ouvimos.

Olavo está no minimercado com Teresa, mas a sua cabeça está longe. Teresa quer saber o que se passa e ele explica que está preocupado com Vasyl, que tem um preso a persegui-lo e e agredi-lo. Olavo acha que a prisão não é local para o afilhado e gostava de fazer queixa contra o outro preso, mas Vasyl não diz quem é. Teresa é solidária e diz que a verdade há-de vir ao de cima e ele vai conseguir tirar o afilhado da prisão. Olavo tem o impulso de beijá-la, mas Teresa afasta-se. Envergonhado com a rejeição, Olavo vai repor prateleiras longe dela.

Maria dá uma entrevista à SIC em que explica que o tubarão só se aproximou tanto da costa porque os humanos andam a interferir com o ecossistema dos animas. Maria mostra que as pessoas estão a fazer um cordão humano junto ao mar – entre eles Tiago, Almeno, Mário e Remédios – para impedir que os mais revoltados entrem no mar para caçar o tubarão. Maria junta-se ao cordão humano e Tiago diz-lhe que está orgulhoso dela. Nisto, Nana vem a correr e mete-se entre a filha e Tiago. Nana diz à filha que está muito orgulhosa dela e sussurrar a Tiago um agradecimento por ele não apresentar queixa. Tiago responde-lhe que falam depois e Nana começa a falar alto para as câmaras. Todos gritam que o mar não é só deles.

Júlia pede a Nelson que siga Carmo para descobrir os esqueletos que ela tem no armário. Nelson não quer fazer isso porque está suspenso e isso pode fazê-lo perder o seu trabalho definitivamente. Júlia faz-se de sonsa, fingindo que está traumatizada e pede-lhe que a ajude a apanhar a mãe. A gémea coloca a sua mão por cima da mão de Nelson e olha-o intensamente. Nelson hesita.

Bárbara e Guilherme encontram-se no elevador do hospital e o ambiente entre os dois é estranho. Bárbara pergunta a Guilherme se ele se entendeu com Júlia e ele responde que sim e devolve a pergunta. Bárbara mostra o anel de noivado e diz que as coisas com Nelson estão resolvidíssimas. Ambos dizem estar felizes pelo outro, embora se perceba que isso não é exactamente verdade.

Ambos saem do elevador e caminham pelo corredor. Quando se separam para ir em direcções diferentes, olham para trás para ver o outro, sem que o outro se aperceba.

Quim explica a Becky como é que vão roubar dinheiro da comissão de moradores. Vão fingir que há um problema com a canalização e pedir dinheiro para o arranjar. Becky acha que o plano é fraco, mas não conseguem desenvolver mais porque Teresa chega. Quim finge que estavam a combinar o jantar e que Becky vai fazer fish and chips.

Patrícia abre a porta a Fábio, vestindo uma roupa provocante que o deixa de queixo no chão. Patrícia diz que comprou roupas novas para as corridas, mas Fábio responde que não a quer lá mais. A rapariga interpreta isto como ele estando preocupado com ela e abraça-o. Fabio hesita, mas acaba por afastá-la e ir embora. Patrícia fica a sorrir, apaixonada.

Carmo relembra João que têm um encontro em casa de uma amiga nessa tarde. João não quer ir, dizendo que tem um voo na manhã seguinte, cedo. A mulher pergunta-lhe se ele vai a Londres e diz que quer ir com ele. João fica alarmado e explica-lhe que não vão passar tempo nenhum juntos, por isso é melhor irem noutra altura. Carmo finge ser compreensiva, mas assim que João sai para se arranjar para saírem, vai ao escritório dele.

Carmo vê o email do marido e confirma que ele tem um voo comprado para Londres. Não ficando 100% descansada, Carmo compra um lugar no mesmo voo.

Tiago e Nana entram no estúdio do dono do bar e Tiago confronta a mãe adoptiva da irmã. Nana fica confusa porque Maria lhe disse que ele não ia apresentar queixa. Tiago diz que não podia deixar passar o facto de ela ter roubado a irmã dele e ter feito a mãe morrer. Nana fica nervosa e ele explica-lhe que para ela ficar longe da cadeia, vai ter de ficar longe de Maria pois ele não quer a irmã conviver com ela. Nana fica em choque com as palavras de Tiago.

Olavo está a tocar piano e Vanda pergunta-lhe onde é que ele andou o dia todo. O marido diz-lhe que o casamento dos dois acabou, por isso ele não tem de lhe dar justificações. Vanda diz que ele pode achar que o casamento acabou, mas ainda têm de encontrar Benedita, ou ele já não quer saber dessa filha agora que tem outras duas? Olavo fica furioso com o comentário de Vanda, mas a discussão não escala porque Olavo recebe uma chamada da prisão. Vasyl envolveu-se numa luta e está a ir para as urgências.

Benedita está deitada na cama de hospital e o enfermeiro coloca-lhe um acesso intravenoso. Quando ele se vira de costas, Benedita abre os olhos e, o mais rápido que lhe é possível, tira o acesso do braço. Enquanto isso, o enfermeiro enche uma seringa – sempre de costas para ela – com um medicamento. Benedita mantém o acesso junto ao braço para fingir que está ainda ligado a ela e fecha os olhos, fingido que está adormecida. O enfermeiro injecta o medicamento no braço dela, sem se aperceber que não está ligado a ela.

Nana continua a encara Tiago, em choque com o que ele lhe pediu para fazer. Diz que não pode virar as costas à filha, que não é capaz, que a filha é a coisa mais preciosa que tem. Mas Tiago acha que lhe está a dar uma escolha bastante razoável tendo em conta tudo o que ela o fez perder. Cheio de raiva, Tiago diz-lhe que ela é que não tem coração por ter roubado uma filha a uma mãe e que isto não é nem metade do que ele gostaria que lhe acontecesse.

Maria está a tentar trabalhar, mas Almeno e Sílvia não a deixam fazer nada, dizendo que ela ainda está a recuperar. Maria estranha, mas nem tem tempo de reclamar porque Nana sai do estúdio de Tiago, a controlar as lágrimas e diz que tem de ir. Maria pergunta se a mãe não quer ficar mais tempo com ela. Nana troca um olhar com Tiago e diz que não pode, mentindo e dizendo que tem de acompanhar Carmo a uma reunião. Maria teme que a mãe se meta em problemas, mas Nana pede-lhe que pense em si e que recupere. Nana dá um abraço sentido à filha e sai. Maria pergunta a Tiago como correu a conversa dos dois e ele diz que correu muito bem.

Elsa, Olavo e Vanda estão a visitar Vasyl, que acorda e se mostra confuso. Olavo explica-lhe que o trouxeram da prisão porque o estilhaço que tinha no corpo da explosão se moveu e o médico da prisão achou melhor ele ser visto num hospital. Vasyl lamenta ainda estar preso e eles confirmam que os guardas estão só à espera que ele fique bem para o levarem. Elsa chora, dizendo que não quer deixar que o levem e Olavo diz que continua a fazer de tudo para o tirar de lá. Vanda repara que se esqueceu do telemóvel em casa. Olavo pergunta à mulher se ela acha que há hipótese de medicamente sugerir que era melhor Vasyl não voltar para a prisão e ela diz que sim, não é boa ideia para ele voltar, porém, a decisão não depende dela.

Rosa serve o jantar a Tojó quando Henrique bate à porta a chamar o amigo. Diz-lhe que há uma grande emergência e ele tem de ir ajudar. Rosa também quer ir, mas o segurança diz que é uma emergência no balneário masculino e há lá homens despidos. Embora Tojó faça muitas perguntas, Henrique consegue arrastá-lo para fora de casa.

Lídia fala com três strippers e mostra-lhes uma fotografia de Rosa, dizendo que ela é o alvo. Dá-lhes carta branca para fazerem o que quiserem, desde que a seduzam.