“Sangue Oculto”: Resumo dos próximos episódios

“Sangue Oculto”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 183 (8 a 14 de maio)

Carolina elabora um plano para apanhar Vanda

Sara vê Benedita e Tiago juntos

Benedita fica triste ao perceber que Tiago anda a sair com Dália

Carolina propõe aos pais enviar uma mensagem anónima a Vanda, fazendo chantagem com a perda de memória. Se Vanda ceder à chantagem, é porque está a mentir, se não ceder, então, eles percebem que ela está a dizer a verdade. Carolina diz-lhes ainda que vão usar Lídia como isto e ela, do seu lado, controla Vanda, mas precisa que eles controlem Lídia. Ainda que relutantes, Teresa e Olavo aceitam.

César tenta acalmar Sílvia e convencê-la a fazer a quimioterapia, mas a mulher está determinada e diz-lhe que não vai pôr a vida da filha em risco e que confia nele como pai se o pior acontecer. De lágrimas nos olhos, César diz-lhe que não quer ser pai daquele bebé sem ela, mas Sílvia está determinada em seguir o seu instinto e esperar para começar os tratamentos.

Sílvia foge para o elevador e César já não consegue apanhá-la. No elevador, sozinha, Sílvia quebra, com medo que todas as possibilidades que estão à sua frente e fala com a filha, dizendo-lhe que a vai proteger e que não vai desistir também de si mesma. Sílvia chora, desesperada com as decisões que tem de tomar.

Sara continua a observar Benedita e quase entra no bar quando Tiago regressa de dentro com duas tostas, o que leva Sara a esconder-se novamente. Benedita conta a Tiago que falou com a administração do hospital para eles começarem a fazer o catering lá e, assim, ajudar o bar a sobreviver a esta fase e, também melhorar a comida do bar. Tiago fica muito contente e os dois abraçam-se. Durante o abraço Benedita vê Sara, mas acredita ter-se enganado.

César está muito nervoso, a desabafar co Bárbara sobre o facto de Sílvia não querer fazer os tratamentos. O médico teme que esperar pelo nascimento da bebé seja tarde demais e nenhuma das duas se salve. Bárbara acha que uma boa ideia é mostrar-lhe casos de mães que estavam grávidas quando fizeram o tratamento para o cancro e com quem tudo correu bem. César acha boa ideia e agradece à rapariga.

Bárbara caminha pelo corredor, quando vê Pedro a suturar a testa de Guilherme e fica muito preocupada. Pedro conta-lhe que o paramédico se pôs novamente em perigo e Guilherme desvaloriza as preocupações deles, dizendo que o trabalho dele é salvar pessoas e é isso que ele faz a todo o custo. Bárbara diz-lhe que ele se está a tornar um perigo para ele e para os outros e o ex-namorado diz-lhe que ela já não tem nada a ver com isso e que tanto ela como Pedro se deviam meter na vida deles.

Vanda espera por Carmo, numa esplanada. Quando Carmo chega, pede-lhe desculpa pela demora, dizendo que anda muito ocupada entre Lisboa e o Porto a tentar gerir os negócios do marido. Vanda está muito satisfeita com o seu plano de amnésia pois acha que é uma questão de tempo até Olavo voltar para ela. Carmo aconselha-a a fazer com quem Teresa saiba do beijo que ela deu a Olavo e a médica responde que tem de manter a fachada de boazinha.

Teresa está a trabalhar e Olavo entra no minimercado e pergunta se ela sabe alguma novidade do plano de Carolina. Teresa diz que sabe tanto como ele e pergunta porque é que Olavo está ali. Joaquim entra e acha que está a mais, mas Teresa diz-lhe para ficar pois há muito trabalho. Assim, Olavo conta que achava ter perdido o cartão de crédito que Noémia encontrou e percebeu que foram feitos gastos avultados. Teresa acha que ele a está a acusar a ela, ou à família dela de alguma coisa e fica chateada. Olavo acaba por ir embora, sem respostas e Joaquim fica muito nervoso.

Júlia chama Nelson à cela para lhe pedir que ele proteja Patrícia de Fábio. Nelson irrita-se – tanto pelo pedido para ser ama seca da irmã dela, como por se sentir atraído por Júlia – e diz-lhe que tem mais que fazer. Júlia implora, insinua-se, faz tudo o que pode e Nelson diz que não há nada que possa fazer. Fábio está à espera de julgamento em prisão domiciliária e a justiça está a actuar. A DJ diz-lhe que ele devia ser mais como ela e lutar pelo que quer, se quer prender Fábio, então que o prenda de uma vez.

Fábio sai do banho e Patrícia está à sua espera, implorando-lhe que ele fale com ela. Patrícia diz-lhe que ele não pode continuar a ignorá-la e Fábio diz que pode e vai. A rapariga pede-lhe novamente desculpa por não o ter defendido e que ele é a vida dela. O namorado pergunta-lhe se ela sempre arranjou a enfermeira e ela diz que sim, que ela vem à tarde. Patrícia beija-o e acha que Fábio lhe está a dar uma aberta, mas Fábio rejeita-a, deixando-a em choque. Tocam à campainha e Patrícia sai para a sala.

Patrícia abre a porta a Maria que quer que a amiga saia com ela e vá tomar uma bebida à praia. Patrícia olha para Fábio, pedindo autorização e diz à amiga que não pode. Maria começa a irritar-se e diz que quem está preso é Fábio e não Patrícia. A conversa sobe de tom e Fábio diz-lhe que para quem quer “libertar” Patrícia, ela está muito controladora. Tentando fazer o que Fábio espera dela, Patrícia expulsa Maria. Patrícia pede para falar com o namorado, mas ele senta-se no sofá e põe a televisão mais alta.

Almeno e Remédios conversam sobre os apertos que Noémia, Pedro e Tiago lhes deram sobre a relação dos dois. Ambos estão incomodados por um e outro terem dito que se odiavam, mas concluem que era a maneira de desviarem atenções. Remédios diz que desviar as atenções não está a resultar e toda a gente acha que eles são apaixonados um pelo outro, o que não é verdade. Remédios diz que o melhor é acabarem tudo e – mesmo que nenhum deles acredite naquilo – dizem que é melhor. Almeno diz que o melhor era ser só no dia seguinte, senão pode fazer-lhes mal e os dois acabam por se envolver.

No bar T, Joaquim e Nana conversam sobre o casamento, com planos megalómanos. Joaquim diz que a ideia dele era celebrarem o amor e ainda doarem dinheiro para a caridade e Nana adora a ideia. Nana pede a Gerson mimosas e Joaquim, atrapalhado por não ter dinheiro, diz que já está bom, mas isso não impede Nana de pedir o melhor champanhe que tenham.

Carolina está na cozinha a preparar um lanche para levar para o trabalho quando Vanda entra. As duas conversam brevemente e, de forma discreta, Carolina envia a mensagem com a chantagem a Vanda. A médica recebe a mensagem e fica visivelmente abalada. Carolina pergunta-lhe se está tudo bem e a Vanda mente, dizendo que sim. Carolina sai.

Tojó está a trabalhar na recepção, muito atrapalhado entre vários telefonemas e pessoas que tem de atender. Lídia entra e pergunta-lhe se ele está a ter um dia difícil. O ex-marido diz-lhe que sim, pedindo-lhe para ela não o chatear, que ele não tem tempo. Lídia oferece-se para o ajudar, mas Tojó diz que não volta a confiar nela. Lídia diz-lhe que sabe porque é que ele está assim e, por instantes, Tojó acha que ela sabe da declaração de Henrique, mas Lídia diz que é por causa do vazio que a separação está a deixar. Tojó pede-lhe para ela o poupar e vai embora.

Nelson, César e Mário estão muito nervosos com a decisão de Sílvia, mas César diz aos filhos que não podia propriamente obriga-la a sentar-se na cadeira e enfiar-lhe a agulha no braço. Sílvia entra e diz que vai trabalhar. César tenta demovê-la e Mário perde a cabeça, dizendo que entre a irmã e a mãe, a escolhe a ela e não a perdoa por estar a desistir deles. Sílvia diz-lhes que eles têm de respeitar a escolha dela, mas César avisa-a de que daqui a nove meses pode ser tarde demais.

Bárbara e Tiago saem da reunião com a administração animados, achando que correu bem. Dália aproxima-se deles e quer saber como correu. Tiago diz-lhe que correu bem e Dália pergunta se ele está pronto para irem. Bárbara fica surpreendida e Tiago explica-lhe que vão ao cinema e que se andam a conhecer. Tiago e Dália afastam-se.

Junto ao elevador, Tiago e Dália conversam sobre o filme que vão ver. Benedita vê-os e quando entram no elevador, Bárbara aproxima-se. Benedita pergunta se foi impressão dela ou acabou de ver Tiago e Dália juntos e a amiga diz-lhe que eles se estão a conhecer. Benedita fica incomodada.

Júlia está na cela quando a guarda prisional traz Sara. A rapariga diz a Júlia que ela lhe mentiu e Benedita e Tiago estão juntos. Júlia diz que acha isso muito estranho, já que ele é vidrado em Carolina e Sara diz que não vai executar vingança nenhuma de Júlia e que Benedita tem de pagar.

Henrique está na copa quando Rosa entra com um homem amordaçado e amarrado e pede a Henrique para lhe bater. Henrique fica confuso e ela explica que ele deve dinheiro a Carmo e por isso têm de lhe dar uma lição. Henrique pensa em maneiras do homem pagar o que deve, mas Rosa manda-lhe bater-lhe. Henrique não quer e o homem aproveita para tentar fugir, mas a empregada apanha-o. Henrique lá lhe bate, muito ao de leve e Rosa acaba por terminar o serviço, fazendo Henrique fechar os olhos.

Maria está a fazer a cama e Nana fala com ela, horrorizada com tudo o que envolve viver ali. Nana convida a filha para o baile de noivado entre ela e Joaquim e conta-lhe que vão fazer doações para a caridade. Maria estranha, porque a mãe odeia caridade, mas decide ajudar. Nana, sem que a filha perceba, dá-lhe o número do seu IBAN para os convidados fazerem as transferências e inventa o nome de uma instituição.