“Sangue Oculto”: Resumo dos próximos episódios

“Sangue Oculto”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 222 (10 a 16 de julho)

Vanda está viva

O professor Matias beija Elsa

Nana está na cozinha a beber chá quando Adriano entra e diz que tem reparado que ela está muito murchinha. Nana diz que não tem sido fácil e Adriano faz-lhe todo o tipo de promessas, desde ir jantar ao melhor restaurante do Porto, a ficar nos melhores hotéis e às prendas mais luxuosas.

Na sala, Henrique conta a Rosa que perdeu o xaile de Amália. Rosa fica furiosa e começa a destruir a surpresa que Adriano tinha feito a Nana, rasgando o vestido e partindo um colar de pérolas. Henrique não entende porque é que Rosa está tão chateada, já que nem têm como saber se o xaile era mesmo de Amália. Nana e Adriano entram e ficam em choque ao ver a surpresa toda estragada. Nana escorrega numa pérola e desmaia.

Carmo tenta convencer Patrícia a voltar para o Porto consigo, mas Patrícia recusa-se a voltar a viver com a mãe. Carmo diz-lhe que está muito preocupada com ela e com a sua segurança, pois, embora Fábio esteja preso, os amigos dele sabem onde é que ela vive. Maria entra do quarto e diz que se Patrícia não quer ir, Carmo não deve insistir e a vilã acaba por ir embora. Patrícia pede à amiga que passe essa noite com ela e Maria aceita.

Olavo chega a casa com Vasyl e Teresa, que lhe dizem que ele ainda precisa de descansar. Olavo tem algumas memórias de momentos tensos que passou com Vanda e diz-lhes que é um milagre que tenham todos sobrevivido à loucura dela. Teresa diz-lhe que não têm de ficar ali, se isso lhe trouxer más memórias e Olavo diz que aquela casa é dele, já basta Vanda ter-lhe roubado a vida quase toda. Teresa diz que faz o jantar para todos e Olavo diz que esperam por Elsa e Gonçalo para jantarem em família.

Elsa vai agradecer ao professor Matias a ajuda que ele lhe deu no exame e dizer-lhe que o exame correu bem, afirmando que não têm de voltar a ver-se. O professor, porém, tem outra ideia e aproxima-se muito de Elsa, dizendo-lhe que ela tem de lhe agradecer decentemente e deve jantar com ela. Elsa tenta escapar-se, dizendo que Vasyl vai buscá-la, mas o professor quer que ela mande mensagem ao marido a dizer que se atrasou no trabalho. Por fim, Matias dá um beijo a Elsa e Simone tira uma fotografia.

Dália e Simone olham para a fotografia e Simone diz que assim tem uma prova de que não é só uma má-língua e que Elsa é mesmo uma predadora de cotas. Dália fica com pena de Vasyl.

No quarto, Elsa afasta o professor e diz-lhe que nunca quis aquilo, já lhe tinha dito que era casada. Matias diz-lhe que interpretou a simpatia dela como um desejo de estar com ele e Elsa diz que ele percebeu tudo mal. Matias pede-lhe desculpa e pede-lhe que não fique chateada com ele, mas Elsa diz-lhe que nunca mais o quer ver e sai do quarto, nervosa.

Guilherme desmonta a tenda de Rafa e tenta falar com ele, convencendo-o de que o melhor para ele é ir viver com a tia. Desesperado, Rafa agarra-se a ele a chorar e pede-lhe que não o mande embora, diz-lhe que vai fazer tudo o que ele disser e não vai ser mais esquisito. Também a sofrer, Guilherme diz-lhe que gosta dele tal como ele é, mas vai ser melhor viver com a tia que tem horários fixos e que vai tratar dele melhor. Rafa sai, a limpar as lágrimas, chateado com o irmão.

Nelson está no bar a beber quando Bárbara vai ter com ele e lhe dá uma cerveja. Ambos brindam a Tiago e Nelson está claramente abatido, dizendo a Bárbara que tem pena de já não gostar dela porque quando estavam juntos a vida era muito mais fácil. Bárbara pega nas cartas para ler o futuro que se passará entre ele e Júlia e diz-lhe que há um bebé entre ambos. Nelson finge-se céptico, mas acredita no que ela diz. O momento é interrompido pelo chefe de Nelson que lhe liga e o deixa alarmado.

Dália e Simone estão na recepção do hospital a enviar a fotografia ao grupo do hospital, para que toda a gente saiba quem Elsa é e comentam o beijo. Vasyl entra e ouve a conversa, perguntando de quem é que elas estão a falar. Simone acaba por confessar que Elsa beijou o professor e Vasyl fica furioso.

Carolina está perante Tiago a dizer-lhe que está muito contente por ele estar livre e pede-lhe desculpa por Pedro ter sido parvo com ele. Tiago diz que entende, já que ele próprio também é muito ciumento e Carolina elogia-o. Os dois olham-se, a controlar a vontade de se beijarem.

Teresa e Olavo estão a tratar do jantar quando Nelson toca à campainha. O PJ diz-lhes que foi encontrado um corpo de uma mulher perto de onde foi encontrado o carro e tudo indica que se trate de Vanda.

Num esconderijo, Vanda está claramente abatida. Faz um curativo a uma ferida que tem no braço, cheia de dores.

Pedro e Anna chegam ao bar para ir buscar o jantar e Anna diz que gostava de ir dar um beijinho a Tiago por ele não ter ido preso. Pedro não acha grande graça à ideia, mas Gerson diz-lhes que Tiago está no estúdio e Pedro aceita.

Carolina e Tiago olham-se, mas Carolina sabe que sair é a melhor atitude. Batem à porta e são Pedro e Anna, que ficam surpreendidos por vê-la ali. A paramédica diz que foi apenas dar os parabéns a um amigo por ter ultrapassado uma fase difícil e Anna abraça Tiago, dizendo que foi fazer o mesmo. Pedro vê Anna brincar com Tiago, divertida e fica com ainda mais ciúmes. Pedro pergunta a Carolina se não havia telefones e ela responde que há alguém que a impede de atender o dela. Pedro fica ainda mais incomodado e diz que têm de ir embora antes que a comida fique fria, mas Tiago responde que há microondas.

Nelson diz a Teresa e a Olavo que só terão a certeza absoluta de que é Vanda quando fizerem testes, mas tudo indica que será ela e a probabilidade de ter caído outra mulher ao rio naquela zona não é assim tão alta. Nelson diz-lhes que queria também pedir desculpa pelo que se passou com Júlia e o casal diz que entende que ele foi enganado pelo vídeo de Carmo. Nelson diz que Júlia não quer falar com ele e Teresa está optimista e diz que Júlia só precisa de tempo e, agora, sem Vanda nem Carmo no caminho, tudo vai melhorar.

Sozinha, Vanda senta-se uma mesa e abre, com dificuldade, uma lata de atum. Vanda tem uma memória…
Andrade entra a amparar Vanda, que está ferida no braço. O segurança quer que ela vá ao hospital, mas Vanda diz que está “morta” e como é médica sabe tomar conta de si mesma. Andrade diz-lhe que espera que ela cumpra a sua parte do acordo e Vanda garante-lhe que sim, dizendo para ele ir ter com Carmo e contar-lhe o que combinaram.
Vanda olha para o atum com nojo, dizendo que Andrade podia trazer-lhe outra coisa.

Elsa e Vasyl chegam a casa e Olavo diz-lhes que o jantar está quase pronto e que Teresa está só a acabar de falar com a mãe. Vasyl e Elsa parecem chateados e começam a discutir por causa do beijo. Elsa diz que Vasyl não está a ouvi-la, nem a acreditar nela e o marido diz-lhe que lhe custa a perceber como é que o professor a beijou do nada, sem que ela tenha dado abertura para isso. Elsa fica desiludida com o marido por ele não acreditar nela. Elsa sai para a garagem e Vasyl pergunta a Olavo se ele acha aquilo normal e o padrinho acha que certamente ela tem uma explicação. Vasyl tem dificuldades em ficar calmo e Olavo diz-lhe que isso é ser adulto.

Elsa entra na garagem e Lídia e Bruno estão à sua espera. Lídia acabou de ver a fotografia de Elsa com o professor e fica em choque. Bruno quer que a irmã vá jantar com eles, mas Elsa diz que não é o melhor dia. Lídia pede ao filho que vá lavar as mãos e assim que ele sai, Lídia pergunta o que é que se passou. Elsa não quer falar com a mãe, mas diz apenas que não traiu o marido, nem queria que nada daquilo tivesse acontecido. Lídia acredita na filha, mas quando tenta falar mais com ela, Elsa não adianta assunto. Bruno volta e Elsa aceita ir jantar com eles, deixando Vasyl sem saber o que fazer.

Benedita vai dar um abraço a Tiago para o felicitar pelo facto de não ter ido preso e ele pergunta-lhe como é que ela está. Benedita diz que ainda não tem notícias da mãe e Tiago acaba por lhe contar que Nelson acha que encontraram o corpo de Vanda. Benedita fica em choque e o rapaz oferece-se para ir buscar o melhor vinho que tiver para beberem na praia. Benedita aceita.

Henrique está a olhar para os mapas no telemóvel a tentar perceber onde terá perdido o xaile. Rosa acha que ele tem de resolver aquilo rapidamente, senão o comprador vai entrar em contacto com Carmo e ela vai matar Henrique. Henrique fica nervoso e diz que vai tratar de descobrir o xaile.

Almeno chega a casa e oferece o xaile de Amália a Remédios, que o adora. Remédios sugere vestir só o xaile e Almeno responde que vai começar o campeonato de surf e ele queria ver. Remédios diz-lhe que desde que se casaram não acontece nada entre eles e Almeno fica em choque, dizendo que ia jurar que ainda no outro dia tinham estado juntos. Remédios diz que sempre que estavam a ponto de se envolver, o Joaquim apareceu lá em casa e diz ainda que teme que o marido já não a deseje, mas Almeno diz que a deseja muito e os dois saem para dentro.