“Sangue Oculto”: Resumo dos próximos episódios

“Sangue Oculto”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 11 (3 a 9 de outubro)

Olavo está a correr de moto com outros pilotos. Após uma curva, há vários motociclistas parados no meio da pista. Alguns estão a sair das motos. Olavo trava e fica em choque quando se apercebe do motivo que interrompeu a corrida – Benedita está no meio da pista. Os motociclistas protestam. Olavo sai da mota e vai a correr ter com ela, aflito. Benedita soluça, diz que Teresa é pior do que pensava. Olavo abraça-a.

Teresa e Vanda entram no gabinete desta. Vanda está enervada com Teresa, que quer garantir que Vanda faz a parte dela. Vanda liga para um médico em Londres e faz o pedido de transplantes. Teresa diz que até lá quer o melhor tratamento para a neta naquele hospital.

Tiago pede desculpa a Almeno e diz-lhe que precisa de ir para o mar para desanuviar a cabeça. Almeno entrega-lhe o envelope que Nelson deixou e Tiago segue para o seu estúdio.

Tiago ganha coragem e abre o envelope enquanto fala para a moldura com a fotografia da mãe prometendo-lhe que vai encontrar Sara.

Carolina arruma as coisas da Anna numa mochila, maleta quando Teresa entra no quarto. Bruno levou Anna ao jardim do hospital. Teresa diz Carolina que mentiu a todos. Carolina fica em choque. Vai questionar, mas Anna entra com Bruno.

Olavo entra com Benedita no corredor do hospital. Benedita quer ver como está Anna e abraça Olavo. Ao ver vê Anna, Carolina e Teresa a sairem do Hospital, diz ao pai que elas estão ali. Teresa sai de detrás de Carolina. Olavo olha para Teresa mortificado.

Olavo observa, estupefato, Carolina, Anna e Teresa encaminharem-se para a saída. Benedita está de costas para elas, tentando não ser vista. Olavo pergunta a Benedita se tem a certeza de que aquela era a mãe dela. Benedita diz que sim. Olavo diz que tem coisas para fazer, liga a moto e segue atrás do uber. Olavo estuga o passo e segue atrás do grupo de Teresa, deixando Benedita perplexa.

Patrícia recebe uma mensagem: “Bom trabalho. Y”. Atende uma chamada do pai e desliga. Recebe nova sms e perde o sorriso quando lê: “Em equipa que ganha não se mexe. Vamos falando. Y”. Patrícia leva a mão ao peito, de lágrimas nos olhos.

João diz a Carmo que hoje tem um jantar importante, Nana fala Carmo ter ido ao SPA e estar muito enjoada, oferece-se para acompanhar João no jantar.

Tiago e Nelson estão debruçados sobre a fotografia virtual de Sara. Tiago não quer esperar mais pela justiça, diz que vai por a fotografia nas redes sociais. Nelson diz que trata do assunto, acha que ele não está a pensar bem. Tiago leva a fotografia consigo e sai para o estúdio. Mário entra quase no mesmo instante, mas não se chegam a ver. Maria passa por Mário e ele vai atrás dela, tenta falar, mas ela vira-lhe costas. Mário senta-se ao pé de Nelson abatido.

Vasyl leva um saco de farmácia na mão. Vê Elsa a estender a roupa e larga o saco na mesa, corre até ela e diz-lhe que a ajuda, não quer que faça esforços. Os dois apresentam-se. Remédios surge numa esquina e fica a ver os dois de mãos dadas, observa a interação com um sorriso, espreita o saco e afasta-se para a receção.

Sílvia assusta-se com Remédios, pede-lhe para não se armar em casamenteira. Remédios diz que só quer ver Elsa bem.

O uber para a porta de casa e Olavo esconde-se a vê-las sair. Teresa diz que vai ao minimercado fazer o fecho, Carol diz à mãe que têm de conversar sobre as mentiras que contou. Teresa diz que sim e segue a pé para o parque. Olavo tira uma foto ao nome da rua.

Tiago está sentado em frente ao computador a escrever uma publicação numa rede social – a foto digital de Sara, com um texto a servir de legenda sobre o seu desaparecimento há 18 anos e a pedir que o contactem se alguém souber do seu paradeiro. Fica a olhar para o ecrã, ansioso.

Teresa agradece a Silvia por ter ficado a tomar conta do minimercado. Sílvia sai e Olavo entra, Teresa olha-o sobressaltada. Olavo pede desculpas pela sua atitude inconveniente na última vez que se viram. Ela olha-o com desconfiança, à medida que ele se aproxima. Olavo paga uma garrafa de água e sai a sorrir. Teresa fica intrigada.

Olavo sai do minimercado sob o olhar atento de Silvia e Remédios. Lídia vem dizer que tem uma trave partida no seu bungalow. Sílvia diz baixinho a Lídia que nunca mais conversaram, Lídia diz que se foi Remédios que encomendou o sermão sobre a Elsa para esquecer a conversa e sai.

Tojó está a limpar o pó e ao chegar a uma prateleira mais alta encontra uma lata que decide ver o conteúdo. Lá dentro estão cerca de quinhentos euros em notas. Tojó abre a boca de espanto. Nesse momento, Lídia entra, vem enervada e ao ver Tojó com a lata, percebe que vai ter problemas e fica ainda mais enervada. Tojó pergunta-lhe que dinheiro é aquele e Lídia arranca a lata das mãos dele e os dois discutem. Tojó diz que a viu com Fábio e pergunta no que ela anda metida. Bruno não aguenta o barulho e sai. Lídia acusa Tojó do mau ambiente em casa. Tojó sente-se frustrado.

No escritório, Carmo abre o cofre e retira um colar valioso, Nana finge que não está a olhar. Carmo coloca colar a Nana, diz que ela vai impressionar. Carmo beija carinhosamente João e ambos saem. Nana caminha atrás deles, mas não resiste a relançar um novo olhar para o cofre.

Mário pergunta a Nelson quando pede Bárbara em casamento. César diz para aproveitarem a liberdade enquanto podem, porque depois perde a graça. Silvia estaca ao ouvir e vai para a cozinha, César segue-a e abraça-a por trás, apoiando o queixo no ombro dela, mas ela tenta desembaraçar-se dele e fala-lhe do que ouviu. César diz que não estava a falar deles, mas Silvia não acredita.

Carolina, nervosa, aguarda a mãe. Teresa chega e Carolina explode, acusa-a que nunca lhe falou da existência de Benedita porque não queria que soubesse que a tinha abandonado e que inventou para os pais que Benedita tinha morrido porque tinha vergonha do que fez. Teresa chora por estar a afundar-se ainda mais na mentira que Vanda a obriga a contar. Carolina diz que percebe agora porque demorou 30 anos a voltar a Portugal e chama-a de cobarde. Carolina vê que queimou o jantar, diz que vai buscar jantar lá fora e sai. Teresa sai atrás dela.

Noémia diz que a mentira está a transformar-se numa bola de neve, pergunta se tem de mentir a Carolina também. Teresa diz que quando Anna estiver curada, arranja maneira de contar a verdade.

Olavo diz a Vasyl que tirou impressões digitais de Teresa e entregou a um especialista juntamente com a carta dela de há 30 anos. Se as impressões de Teresa forem iguais à da carta, ela é a mulher que o deixou no passado. Vasyl fica em choque.

Carolina faz o pedido a Almeno. Tiago e Benedita vêm do estúdio abraçados. Ao ver Carolina, Tiago tira o braço dos ombros de Benedita, mas ela segura-lhe na mão e aproxima-se da gémea. Carolina desvia o olhar, atrapalhada. Almeno percebe. Ao receber o frango, Tiago e Carolina tocam na caixa de take away ao mesmo tempo, tocando-se também. Tiago encolhe a mão como se tivesse levado um choque e deixa cair a caixa nas mãos de Carolina, sujando-a com molho. Ele segura na mão de Carolina, limpando-a com guardanapos. Mas agora é ela que se esquiva e exclama para ele não lhe tocar. Almeno diz a Carolina que o jantar é por conta da casa e despacha-a. Benedita diz para amanhã ir a casa dela com Anna, gostava que as apresentar ao pai. Carolina aceita e sai. Tiago respira de alívio, mas fica tenso ao ver o olhar reprovador de Almeno.