“Flor Sem Tempo”: Resumo dos próximos episódios

“Flor Sem Tempo”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 134 (7 a 13 de agosto)

Leonor mente em tribunal e culpa Jorge.

Catarina e Tozé ficam em choque com as declarações de Leonor.

Vasco acusa Catarina e a família de serem um bando de mentirosos.

Na cozinha, Mimi quer lavar a loiça mas Natália diz-lhe logo que não. Cremilde chega e comenta que quer ir espreitar o julgamento de Fernando. Natália fica muito irritada e diz-lhe que não pode nem deve fazê-lo. Mimi concorda, não vai e acha que a tia também não deve ir, têm de se manter afastadas desse assunto.

No tribunal, já estão vários jornalistas reunidos quando Caetana os avisa que qualquer declaração oficial será dada por Antímio, não esperem falar com Fernando. Luís Maria avisa que Madalena não vai comparecer, apresentou um atestado. Antímio prepara-se para entrar na sala de audiências e Luís Maria relembra-o que Leonor deve testemunhar novamente, para não se esquecer de a chamar. Noutro canto, Tozé tenta acalmar Leonor e diz-lhe para pensar no que combinaram, deve ser como os Torres e mentir dizendo que viu Fernando atirar sobre Jorge. Leonor está muito ansiosa.

Eduardo está a prestar declarações e fala sobre o caso que teve com Leonor dizendo que o mesmo terminou quando a cozinheira se despediu e foi embora da Quinta. Tozé grita e chama-lhe mentiroso. Catarina tenta acalmar o irmão para impedir que o juiz expulse toda a gente da sala. Leonor está muito nervosa e sente o olhar de Luís Maria a fulminá-la. Eduardo prossegue com o seu testemunho.

No bar do clube, Belmiro, Graça, Teodoro e David estão ao balcão em amena cavaqueira. David conta a peripécia de Teodoro e Belmiro no barco e Graça não consegue parar de rir. Teodoro fica ofendido com eles e chama-os de invejosos.

Na farmácia, Cremilde está em cima de um banco a arrumar umas embalagens e quase cai. Ruben, que ia a entrar, consegue segurá-la a tempo. Filipa entra no momento em que Ruben carrega Cremilde nos braços e esta aproveita para manter o seu teatro e começa a chamá-lo de Lino. Filipa fica admirada e Cremilde diz-lhe que Lino sempre existiu, ela e Julieta é que nunca acreditaram.

Na sala de provas, Vitória encontra Madalena e estranha a irmã não ter ido a tribunal. Madalena comenta que apresentou um atestado pois se fosse testemunhar só se ia enervar ainda mais. Vitória comenta que também não foi pois, de cada vez que vê Leonor, só tem vontade de a matar.

Na sala de audiências, é a vez de Leonor depor. Antímio diz ao juiz que a testemunha tem algo a acrescentar ao seu primeiro depoimento. Leonor nem consegue falar, está muito nervosa. Luís Maria mostra-lhe a chucha do neto, de forma discreta, e volta a guardá-la no bolso sem que ninguém veja. Leonor fica aterrorizada e acaba por dizer que não foi Fernando que disparou, foi Jorge. Todos ficam em choque. Leonor justifica dizendo que Jorge estava louco de ciúmes e que achava que ela se ia encontrar com um amante e que foi isso que o fez usar a arma, que acabou por o matar e aferir a ela. Catarina e Tozé nem sabem como reagir.

Na casa das tortas, Lourenço e Salvador querem café no leite mas Natália diz-lhes que não. Os irmãos acabam por entornar o leite e pegam-se à luta. Marta, cheia de raiva, diz a Salvador para nunca mais falar com ela pois já sabe que foi Fernando quem matou Jorge. Elisa tenta acalmá-la.

Na sala de audiências o ambiente é de consternação. Leonor chora e Catarina pede ao juiz se pode falar alegando que tudo o que a mãe está a dizer é mentira. Leonor mantém a versão e o  juiz diz que vão ter de a acusar por ter prestado falsas declarações. Fernando está muito confuso e olha para Antímio tentando arranjar uma explicação para aquele volte face. Catarina e Tozé não entendem o que se passou na cabeça da mãe. Luís Maria é a única pessoa satisfeita naquela sala.

No armazém, Ricardo dorme a um canto quando Teodoro o apanha e acorda. Ricardo tenta subornar Teodoro para não ter de ir trabalhar mas o funcionário diz que não se deixar comprar e pede-lhe que siga à sua frente.

No bar do clube, Cremilde está a beber café quando Julieta vem dos balneários e se aproxima da amiga para lhe pedir desculpa por ter achado que Lino era uma invenção. Cremilde diz-lhe que não desculpa e Julieta responde-lhe que sabe que errou mas também não vai implorar pelo seu perdão. As duas estão desejosas de falar sobre o julgamento mas nenhuma dá o braço a torcer. Cremilde acaba por contar a Julieta que Caetana namora com Bruno.

Na cozinha das tortas, Elisa fala com Mimi por causa do quiosque mas ela diz à mãe que não quer ir para lá trabalhar e que Sebastião terá de se arranjar com outra pessoa. Elisa está preocupada com Leonor por causa do julgamento. Mimi garante à mãe que vai fazer a vida negra a Luís Maria.

Fernando e Vasco estão muito indignados e perguntam a Antímio quais os próximos passos, depois desta nova declaração de Leonor. Fernando comenta com o advogado que Leonor devia era ser presa, depois de ter andado a brincar com a vida dele e com a justiça. Vasco sente-se culpado por ter andado tanto tempo a relativizar as atitudes dos Valente e a defendê-los.

No corredor, Catarina e Tozé estão muito ansiosos, não acreditam em nada do que a mãe disse e estão determinados em fazer alguma coisa.

Amadeus vai até à lavandaria, leva roupa e aproveita para oferecer um presente a Jaime. O telemóvel de Amadeus vai tocando e ele comenta que é o ex-namorado. Jaime compadece-se e bloqueia o número para que este não receba mais chamadas e agradece a pulseira que Amadeus lhe ofereceu. Amadeus fica feliz quando Jaime aceita tomar café com ele.

Em casa dos Mosquito, Gabriel está a despedir-se de Mónica dizendo que tem de trabalhar, embora se sinta exausto. Tocam à campainha e é Carla, vem dizer a Gabriel que está cheia de saudades e que quer ser compensada por ele ter marcado um jantar com Mónica, sem a consultar.

Na sala de provas, Vitória e Mariana falam sobre Leonor ter andando a mentir em tribunal. Vitória apresenta a Mariana a sua ideia de fazer um turismo rural ali na Quinta. Mariana fica bastante entusiasmada com a ideia.

Sebastião acorda a mãe e conta-lhe que já não precisa de ir a tribunal pois Leonor testemunhou a favor do avô. Madalena é apanhada de surpresa e acaba por falar alto comentando que Luís Maria disse que ia resolver a situação e resolveu. Sebastião questiona a mãe mas Madalena apressa-se a mudar de assuno. Sebastião quer falar-lhe do seu futuro profissional mas Madalena diz que está com dores de cabeça e pede que seja noutra altura.

No corredor do tribunal, Antímio avisa os Torres que a sentença vai sair ainda no próprio dia. Vasco acusa Leonor de mentir e Catarina diz que a mãe não estava a mentir mas Vasco ignora-a e entra na sala. Catarina pergunta a Antímio pela mãe e este diz que deve estar a ser ouvida pelo Ministério Público. Tozé comenta com Catarina que não percebe como é que Leonor passa de inocente a criminosa.

Na receção do clube, Graça deita as cartas a Mimi e sai a torre. Graça lê o significado e diz a Mimi que tem de se preparar pois alguma coisa vai cair e vai haver uma mudança drástica. Mimi fica assutada.

Na casa das tortas, Amadeus insiste com Jaime para que lhe dê um bocado de torta à boca. Jaime não quer mas lá acaba por ceder e Ricardo entra precisamente no momento em que Jaime está a dar a torta à boca de Amadeus. Jaime percebe que Ricardo fica incomodado e gosta, acha que são ciúmes.