“Flor Sem Tempo”: Resumo dos próximos episódios

“Flor Sem Tempo”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 4 (30 de janeiro a 5 de fevereiro)

Catarina não consegue ver se o corpo que apareceu no mar é de Leonor.

António e Rosa envolvem-se.

Catarina e Vasco beijam-se.

Eduardo apresenta Rosa, a nova enóloga da Quinta Chão da Serra.

Catarina é apanhada pela médica legista, que ameaça chamar a polícia.

No mar vemos Vasco no seu veleiro a relembrar a conversa que teve com o avô e a responsabilidade que assumiu em tornar-se seu sucessor. Vasco suspira e direciona-se para terra.

Catarina bate nas portas da ambulância, em desespero, pedindo que a deixem ver o corpo. Diana aproxima-se de Catarina e avisa-a que não faça mais cenas do género pois está em liberdade condicional e pode voltar para a cadeia. Catarina nem ouve a inspetora, só quer saber se é o corpo da sua mãe que vai naquela ambulância. Diana diz-lhe que não é só a sua mãe que está desaparecida e vai-se embora. Catarina senta-se a ver o mar, não controla as lágrimas que lhe escorrem pela cara. Ao fundo avistamos um veleiro.

Natália e Belmiro estão a acabar de jantar quando Filipa assoma e diz que vai beber um copo com as amigas. Natália pergunta-lhe quem irá lavar a loiça e Filipa apronta-se a dizer que o pai foi às compras, ela e o irmão fizeram o jantar, por isso cabe a Natália lavar a loiça. A madrasta começa a provoca-la, Belmiro sai e vai ver televisão, e as duas entram numa discussão acesa com Natália a fazer de tudo para descontrolar Filipa.

António e Rosa já saíram da loja das tortas e estão parados na rua, sem vontade de se separar. Rosa acaba por admitir que António acertou no seu moscatel preferido e os dois riem, em cumplicidade. António acompanha Rosa no caminho até casa.

Em casa dos Mosquito, Cremilde chega com o jantar, trouxe moelas com batatas fritas pois achou que todos estavam a precisar de animo. Elisa percebe que Teodoro já contou à irmã das dividas e fica bastante ofendida com o marido, sai dizendo que não tem apetite.

António abre o carro com o comando, mas Rosa diz-lhe que não sei vai enfiar num carro com ele, ainda por cima naquele estado. António, muito atraído por ela, cala-a com um beijo e os dois acabam por cair no banco traseiro. Rosa acha que é má ideia, mas António diz-lhe que parece a melhor ideia de sempre. Os dois beijam-se enquanto se despem.

Catarina chega a casa, ainda desorientada, enquanto Tozé e Jorge tentam acalmar Vera, que chora, a pensar que o corpo que encontraram foi o da mãe. Tozé acha que não podem esperar pelo resultado da autópsia, mas Jorge diz aos filhos para estarem quietos, se for o corpo de Leonor alguém vai avisá-los. Catarina fica revoltada com a atitude do pai e Jorge acaba por sair, com uma cerveja na mão.

No barco, Fernando está sentado à mesa enquanto Vasco prepara uma massa, para o jantar de ambos, e desabafa com o avô acerca da escolha para ficar à frente da gestão da quinta. Fernando diz-lhe que terá de enfrentar muitos desafios, mas que confia plenamente nas suas capacidades. Vasco decide perguntar ao avô por Leonor e Fernando fica tenso, ainda para mais quando Vasco lhe diz que está interessado na filha dela, que agora trabalha lá na quinta. Fernando perde o apetite e fica pensativo.

Na quinta, Vitória e Eduardo jantam, em silencia. Juntam-se Madalena e Luís Maria, que vêm a discutir, por causa de Ricardo. Caetana chega e anuncia à família que vai despedir-se, não aceita continuar a trabalhar na empresa se o avô não consegue ver as suas capacidades e decidiu dar a gestão a Vasco. São todos apanhados de surpresa, mas Caetana é dura e diz aos pais e aos tios que parece ser a única pessoa da família a ter ainda algum orgulho.

Tozé tenta apanhar a internet do vizinho para fazer uma pesquisa na internet acerca da enóloga, que também desapareceu da quinta dos Torres. Catarina entra no quarto e diz ao irmão que vai tentar ir à morgue e reconhecer o corpo. Tozé consegue encontrar o perfil de Margarida e arrisca enviar uma mensagem. Catarina já não sabe se consegue manter a esperança de encontrar a mãe viva.

David acaba de entrar no barco de Vasco e diz-lhe que está bastante transtornado com o facto de ter encontrado um corpo, no fundo do mar. Vasco também desabafa, diz que assumiu a gestão da empresa, para não deixar o avô sozinho, mas não sabe se não acabou por tomar a pior decisão da sua vida. David comenta que não gostava de estar na sua pele.

Rosa entra em casa, ainda aos tropeções, e acaba por acordar Cláudia. A filha diz-lhe que se fartou de lhe ligar e que já arrumou as roupas e as coisas da cozinha. Rosa tenta não encarar a filha, para não de denunciar, mas Cláudia percebe que a mãe está estranha. Rosa abraça-a e diz que é apenas nervosismo por causa do primeiro dia de trabalho.

António entra em casa e atira-se para o sofá, com um sorriso apaixonado no rosto. Julieta, que estava à sua espera, discute com ele, acha que já deviam ter preparado o quarto de Gonçalo e que, em vez de passar a tarde no café a beber cerveja, António devia era estar preocupado em arranjar uma mulher. António avisa a tia que os seus desejos podem tornar-se realidade e que, se assim for, o seu lugar naquela casa fica em risco.

Jaime está cheio de trabalho quando Filipa vem chamá-lo para irem para casa e conta-lhe da discussão que teve com Natália. Filipa lembra-se da história entre Natália e a filha Diana e pensa que talvez esta possa ser uma boa ajuda para expulsar a madrasta lá de casa. Jaime pede à irmã que aceite que Natália é a mulher do pai.

No escritório, Eduardo termina uma chamada quando Fernando entra e lhe pergunta porque é que contratou a filha de Leonor para trabalhar na quinta. Eduardo é apanhado de surpresa, não fazia ideia. Fernando diz-lhe que não só a rapariga trabalha para eles, como Vasco até está interessado nela. Eduardo fica em choque.

Catarina está a trabalhar na poda, enquanto vai tentando ligar a Leonor. O número já não se encontra atribuído e Catarina começa a chorar, desesperada. Vasco assoma, tenta confortá-la, mas Catarina faz-se de forte. Vasco diz-lhe que vai ficar só ali, a seu lado, que não precisa de falar. Catarina não resiste, abraça-se a ele e beijam-se. A atração entre o dois é impossível de controlar. Catarina cai em si e afasta-se, bastante confusa, antes que Vasco possa dizer seja o que for.

Caetana apresenta a demissão a Fernando e diz que vai levar consigo todo o trabalho que desenvolveu, não pensa facilitar a vida a Vasco. Vitória candidata-se ao lugar da filha, mas Fernando não acha boa ideia e Caetana fica em choque com a atitude da mãe, diz que assim seriam dois incompetentes à frente da empresa, em vez de um só.

António e Sebastião organizam algumas garrafas no armazém enquanto António lhe conta do seu episódio com Rosa. Eduardo chega e traz consigo a nova enóloga da quinta- Rosa. António fica estupefacto e Rosa bastante nervosa, quando percebe que ele trabalha ali. Eduardo deixa-a a conhecer a equipa e Rosa é dura com António, tentando não lhe dar confiança.

No bar do Clube, Elisa ainda está chateada com Teodoro por ter ido contar à irmã o que se passa entre eles. Tozé e Vera estão ali a usar o portátil, tentam encontrar familiares de Margarida. Belmiro interpela-os e diz que se não são sócios, e estão a usar a internet, vão ter de consumir.

Na farmácia, Julieta e Cremilde saem para ir comer uma torta e beber um café e dizem a Filipa que arrume ela as caixas dos medicamentos. Chega uma cliente para aviar uma receita e Caetana entra, de seguida. Filipa tenta dar uma desculpa pela ausência de Julieta e Cremilde e liga-lhes a avisar que Caetana lá está a perguntar por elas. Cremilde agradece a chamada e Filipa diz-lhe que lhe fica a dever um favor.

Catarina segue até à morgue, onde encontra a médica legista. Pede-lhe que a deixe ver o corpo e explica que há uma forte probabilidade de ser a sua mãe. A médica é implacável, não tem autorização para isso e diz à jovem que, caso seja a sua mãe, será avisada pela polícia. Catarina sai, a bater com a porta, bastante frustrada.

Catarina caminha pelo corredor e avista uma empregada de limpeza a sair de uma sala de arrumos. Antes da porta se fechar, Catarina olha em volta, e entra determinada.

Eduardo, bastante tenso, diz a Teodoro que precisa de ver a lista de pessoas que foram contratadas, nos últimos dias. Vasco chega e pede a Eduardo que lhe apresente a nova enóloga, mas que não diga que é seu filho. Eduardo nem lhe dá muita atenção pois está demasiado preocupado com a contratação de Catarina.

Catarina observa as movimentações do gabinete da médica legista e vê que esta sai, com uma pasta na mão. Catarina avança, bate à porta para garantir que não está ninguém, e entra.

Já no gabinete, Catarina está sentada ao computador enquanto vasculha as gavetas, que contêm várias pastas com relatórios e fotografias. Antes de conseguir obter qualquer informação, Catarina é apanhada pela médica, que lhe diz que vai chamar a polícia. No pânico de Catarina.