“Flor Sem Tempo”: Resumo dos próximos episódios

“Flor Sem Tempo”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 118 (3 a 9 de julho)

Catarina despeja gaspacho na cabeça de Vitória.

Catarina convida David para jantar.

Vasco tem paragem cardíaca.

No bar do clube, Catarina e Leonor preparam tudo em cima da mesa enquanto Belmiro as observa do balcão e elogia o cheiro da comida de Leonor. Vitória entra na receção e Belmiro diz a Catarina e a Leonor para se esconderem mas elas recusam, afinal estão num espaço público. Vitória perde a cabeça quando as vê ali mas Leonor não se fica e confronta-a, sabe que foi ela que a denunciou à ASAE. Catarina fica furiosa quando percebe que Vitória denunciou a mãe e despeja-lhe um copo de gaspacho na cabeça. Belmiro, Leonor e Mimi ficam em choque. Madalena, que chega nesse momento, apressa-se a tirar Vitória dali.

Já nos balneários, Vitória grita de raiva enquanto Madalena lhe pede que fale mais baixo por causa do escândalo. Mimi aparece com uma toalha e fica ofendida com a forma como Vitória se dirige a ela. Vitória está de cabeça perdida a tirar o excesso de gaspacho da cara e do cabelo.

No bar, Leonor diz a Catarina que não se devia ter descontrolado daquela maneira pois agora Vitória pode bem fazer queixa dela. Catarina não se arrepende, limitou-se a expressar o que sentia. Belmiro avisa-as que, caso lhe peçam para testemunhar, vai dizer que não viu nada.

Luís Maria está no escritório, sentado ao computador, quando Caetana lhe atira com o jornal para cima da mesa com o título “Escândalo na Chão da Serra”. Luís Maria afirma não ter culpa do que se passou e ainda diz à sobrinha que podia ter evitado aquela notícia, uma vez que o jornalista é seu amigo. Mariana diz que podem emitir um comunicado mas não acredita que vá fazer grande diferença. Caetana não acredita na inocência do tio.

Em casa dos Formiga, António conta a Julieta o que se passou. A tia acha que não podia ter perdido assim a cabeça e ficar sem emprego. António pergunta se Antímio o poderá ajudar mas Julieta acha que ele não tem safa possível. Cláudia pede dinheiro emprestado para comprar um presente ao bebé Jorge mas Julieta impede António de ceder e diz-lhe que têm de ser firmes.

Na farmácia, Mimi conta a Filipa o que se passou no clube e esta elogia a coragem de Catarina, acha que Vitória teve o que mereceu. Cremilde começa a dizer mal de Leonor mas, quando percebe que Filipa a defende, muda de posição pois não quer ir contra ela. Filipa espera que Mimi não fique como eles, quando se casar com Sebastião.

Leonor está no cemitério, a falar para a campa que julga ser de Jorge, e desabafa sobre tudo o que tem acontecido à família. Tozé chega, a empurrar o carrinho do bebé, e diz à mãe que está a falar para a campa errada. Leonor dirige-se à campa de Jorge e os dois reparam que o bebé para de chorar e comentam que deve gostar do avô. Ficamos no abraço triste de ambos.

Na cozinha das tortas, Catarina e David conversam e esta pede-lhe desculpa por o ter envolvido num assunto seu e ter pedido que falasse com Diana. David diz-lhe que pode contar com ele para tudo mas não acredita que a irmã esteja a ser comprada por Luís Maria. Catarina diz que não quer falar mais desse assunto, chamou-o ali para o convidar para jantar. David não podia ter ficado mais feliz.

No armazém, Teodoro e Sebastião comentam o que se passou entre Luís Maria e António quando Rosa entra e acaba por interromper a conversa. Eles ficam bastante constrangidos e Rosa também pois percebe que estavam a falar da situação deles ali na empresa.

Na esplanada do quiosque, Gabriel está a ajudar Mónica com o portátil quando se lembra dos conselhos que David lhe deu e decide fazer um ar de cachorrinho abandonado. Mónica fica toda derretida, acha-o muito querido. Gabriel, por sua vez, fica satisfeito por perceber que a técnica funciona.

Vitória conta a Eduardo o que se passou no clube e ele acha que deviam fazer queixa à polícia. Vitória não quer pois confessa que foi ela quem denunciou Leonor à ASAE. Caetana interrompe-os, muito agitada, para dizer que ligaram do hospital e Vasco não está melhor, desenvolveu uma septicémia.

Na sala de provas, Rosa está muito nervosa e pede encarecidamente a Luís Maria que deixe António fora daquele assunto e que não o despeça. Luís Maria avisa-a que não há assunto nenhum e intimida-a a ficar calada, caso contrário vai-lhe fazer a vida num inferno. Madalena entra na sala e fica a observá-los, sem ser vista. Rosa volta a pedir que readmita António e Luís Maria insinua-se e diz-lhe que, caso queira passar um pano sobre o assunto, sabe o que tem de fazer. Madalena olha com asco para o marido e recorda um episódio na adega.

Madalena entra, completamente fora de si, de caçadeira na mão apontada a Luís Maria. Madalena dispara e acerta em Margarida, que cai no chão. Madalena fica em choque. Luís Maria reage imediatamente e diz-lhe para sair dali que ele resolver o problema. Madalena, de cabeça perdida, afirma que matou uma mulher por causa dele e que quer o divórcio. Luís Maria manda-a embora dizendo que, caso peça o divórcio, vai para à prisão por 25 anos.

Na sala de provas, Rosa, já afastada de Luís Maria, diz-lhe que não percebe como é que ainda tem lata de lhe fazer propostas indecentes. Luís Maria olha-a, cínico, e diz-lhe que só estava a ser prestável e que o melhor que ela tem a fazer é despedir-se.

Voltamos ao flashback e vemos Madalena muito perturbada com o que acabou de fazer. Madalena apoia-se na parede e só desperta quando Natália a aborda. Ela desvaloriza e diz que foi apenas uma quebra de tensão.

No hospital, Vasco acabou de entrar em paragem cardíaca. A enfermeira Luísa e o Dr. Henrique estão de volta dele e Vasco, após dois choques, recupera o ritmo cardíaco. Henrique diz a Luísa para o encaminhar para os cuidados intensivos. Mariana pede a Henrique que não deixe Vasco morrer, está aterrorizada por vê-lo assim.

Cremilde vai a casa dos Valente entregar as roupas para o bebé Jorge. Leonor agradece-lhe e Cremilde começa a ser inconveniente e a falar sobre o estado daquela família, desempregados, sem dinheiro e com um bebé pequeno para cuidar. Leonor fica ofendida e tenta despachá-la. Vera aparece e diz que não sabe mais o que fazer com o filho pois ele não para de chorar. Cremilde oferece ajuda mas Leonor recusa.

Teodoro vai à cozinha buscar um bolo que Natália fez para os homens. Natália faz-lhe perguntas sobre Graça e Teodoro, bastante encavacado, tenta esquivar-se mas não consegue. Natália pede-lhe que avise o amigo que vai à conservatória assinar o divórcio.

Na lavandaria, Catarina e Jaime conversam e partilham as últimas novidades sobre as suas vidas. Catarina conta a Jaime que despejou uma taça de gaspacho na cabeça de Vitória, depois de saber que tinha sido ela a denunciar a mãe. Jaime, por sua vez, confessa a Catarina que tem vontade de se declarar a Ricardo mas tem medo porque Filipa está sempre a dizer-lhe que Ricardo não é gay. Catarina conta-lhe que convidou David para jantar.

Diana e Luís Maria encontram-se num sítio isolado e falam sobre o que Catarina descobriu. Luís Maria fica passado com Diana por ter dito a Catarina que tem um caso com ele. Diana fala sobre o escândalo com Rosa e avisa-o para não fazer nada pois não está disposta a arriscar mais a sua carreira por causa dos desvaneios dele.