“Flor Sem Tempo”: Resumo dos próximos episódios

“Flor Sem Tempo”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 52 (10 a 16 de abril)

Gabriel fica em pânico e não consegue envolver-se com Mónica.

Catarina encontra fotografia comprometedora de Vasco e Mariana.

Eduardo conta a Luís Maria que Leonor aceitou a proposta e vai-se embora.

Na vila, numa rua com pouco movimento, Ricardo entrega uns brincos valiosos a um dos dealers dizendo que eram da sua avó, que é uma joia de família e que valem bastante dinheiro. O dealer aceita mas avisa-o que, para a próxima, é melhor trazer dinheiro ou então uma pá, para cavar a sua própria cova.

No escritório, Vasco discute com a família e diz-lhes que estiveram a planear fazer aquela reunião nas suas costas. Sebastião diz que não sabia de nada, bem como Madalena e Luís Maria. Vasco percebe então que foram os seus pais e irmã que aprontaram aquela situação. Eduardo acha que o filho não tem experiência suficiente para gerir a empresa sem Fernando na sua retaguarda. Vasco diz-lhes que são piores que os abutres e que Fernando ainda nem morreu mas eles só estão preocupados com os destinos da empresa. Vitória comenta que aquela atitude só revela falta de maturidade. Vasco sai dizendo-lhes que façam o que quiserem pois vai pesar-lhes na consciência.

Gabriel está com David no clube e vai desabafando com este sobre Mónica, ainda que o instrutor lhe diga que não está com cabeça para aquele tipo de conversas. Gabriel acha que a devia conhecer melhor mas David aconselha-o a atirar-se de cabeça garantindo que estão sozinhos e que ela não tem namorado. Gabriel percebe que algo não está bem e comenta que Mimi ouviu o nome dele e ficou passada. David diz a Gabriel que peça à irmã para lhe contar o que se passou pois ele tem mais que fazer.

No bar do clube, Graça comenta com Belmiro o sucesso que o vídeo que fizeram teve e desafia-o para mais um mas este diz que não pode pois Natália ia ficar com ciúmes e ele não quer chateá-la. Madalena chega e pede a Graça que pague dois ordenados a Jorge, sabe que ele não merece mas o importante é manter a paz e que Jorge se afaste da sua família. Mimi tenta passar despercebida, não sabe se Madalena já está a par da traição. Graça chama-a e Mimi teme o pior mas percebe que Madalena não sabe de nada. Graça garante a Madalena que fará o que ela lhe pediu.

No escritório, Vasco está ainda a digerir o que se passou quando Caetana entra. Vasco acha que aquilo foi tudo ideia da irmã mas Caetana nega, diz que Vitória está a confundir as coisas e quer culpá-lo por estar com Catarina, a filha da mulher com quem Eduardo andou metido. Vasco não acha justo ter de se afastar de Catarina só porque a mãe tem problemas com o pai e Caetana diz-lhe que percebe e que pode contar com o seu voto pois irá respeitar sempre as decisões do avô. Vasco liga a Catarina a pedir que vá ter com ele para irem andar de barco e espairecer.

Na casa das tortas, Catarina diz a Vasco que vai ter com ele quando sair. Acaba de desligar a chamada e Elisa entra para lhe contar que já apresentou queixa na guarda e pediu mais rondas, para garantir a segurança na vila. Catarina fala da mãe e das saudades que tem dela e sente-se frustrada pois não consegue fazer nada para a encontrar. Elisa sugere que peça dinheiro a Vasco, para contratar um detetive privado, mas Catarina diz-lhe que não o pode fazer pois desconfia do pai dele.

Em casa dos Mosquito, Mónica avança para Gabriel e beija-o dizendo que não estava à espera daquele convite. Gabriel tenta afastá-la, pede-lhe para conversar mas Mónica atira-o para o sofá, senta-se em cima dele e despe a blusa. Gabriel fica muito atrapalhado e não consegue fazer nada. Acaba por inventar uma desculpa e dizer a Mónica que combinam encontrar-se outro dia. Mónica sai, desiludida.

Na casa das tortas, Mimi pede consolo à mãe que lhe diz que tem de esquecer Sebastião pois o que fez foi demasiado grave e agora já não há volta a dar. Mimi acha que consegue fazer as pazes com ele mas Elisa aconselha-a a dar tempo ao tempo e diz-lhe que se tiverem de ficar juntos, vão ficar. Mimi fica pouco convencida mas Elisa tem medo que Sebastião se vire contra ela e queira o dinheiro que lhes emprestou de volta. Mimi não acredita que Sebastião seja capaz de fazer uma coisa dessas.

Sebastião está sentado no sofá quando Ricardo se aproxima dele e pergunta pela sua mota. Sebastião não responde e começa a falar da situação com Mimi e de como a sua vida é uma tristeza tremenda. Ricardo só quer saber da mota e o irmão acaba por lhe dizer que ficou sem gasolina e teve de ir de reboque para a oficina também porque acabou por lhe dar uns pontapés pois precisava de expelir a raiva que sentia. Ricardo fica bastante desagradado.

No moinho, Eduardo está a fazer um chá para Leonor e coloca um calmante dentro da chávena. Leonor diz-lhe que vai aceitar a proposta deles para começar a sua vida noutro sítio longe dali e dos filhos pois, o que mais a importa, é que eles estejam em segurança. Eduardo espera que esteja a ser sincera pois avisa-a que pode correr mal para o seu lado, se tentar alguma estupidez. Leonor garante-lhe que não e pede-lhe para tratar de lhe arranjar dinheiro e o passaporte. Eduardo acede e diz que vai tratar de tudo com Luís Maria.

Catarina está no barco de Vasco a preparar dois gins. Quando está à procura do saca rolhas, para abrir a água tónica, abre uma gaveta e dá com uma fotografia de Vasco e Mariana, muito apaixonados, numa praia, ambos vestidos de branco e Mariana com um bouquet de flores na mão. Catarina fica em choque.

O veleiro avança lentamente. Catarina vai ter com Vasco, com a fotografia na mão, apreensiva e pergunta-lhe se ele é casado com Mariana. Vasco tenta explicar que aquela fotografia tem anos e que não é casado, foi apenas uma cerimónia simbólica que não tem qualquer validade legal. Catarina está mesmo muito incomodada e quer saber se Vasco ainda sente alguma coisa por Mariana. Vasco diz-lhe que não e que, caso fosse casado com Mariana, nunca se teria envolvido com ela. Catarina não sabe o que pensar.

Na sala de estar, Vitória fala com Maria, que está algo desconfortável. Vitória conta que já sabe do sue acordo com Caetana e que gostava que Mariana se esforçasse para afastar Catarina de Vasco e recuperar o que eles os dois um dia tiveram. Mariana acha-o muito apegado a Catarina mas Vitória reforça que são as semelhanças que atraem os pares e não o contrário. Mariana fica pensativa e com vontade de fazer cumprir o plano.

Na farmácia, Cremilde não desarma e continua a desdenhar de Jorge. Julieta está farta dos comentários da amiga e da sua negatividade. Jorge chega, vê Cremilde de costas e faz-lhe um grande elogia, que ela gosta mas disfarça. Julieta alegra-se de o ver e Jorge diz-lhe que vem pagar as suas dívidas pois recebeu uma indeminização do clube.

Filipa e Mimi acabam de se encontrar, na vila, e conversam sobre os seus desgostos amorosos. Do outro lado, vemos Madalena e Sebastião a virem na mesma direção. Sebastião pede à mãe para voltarem para trás mas é tarde demais pois Mimi já o viu e dirige-se a ele. Mimi pede a Sebastião que reconsidere e que não desista de tudo por causa de um pequeno deslize. Sebastião não quer falar com ela, nem está disposto a perdoar nada e diz-lhe que case com David, pode ser que assim seja feliz. Madalena fica estupefacta quando percebe que Mimi traiu o filho. Julieta e Cremilde, que estão à porta da farmácia a assistir à discussão, ficam igualmente surpreendidas.

Em casa da família Santos, Cláudia e Gonçalo estão algo constrangidos com os gestos amorosos entre António e Rosa mas tentam ignorar. Rosa partilha algumas histórias da infância de Cláudia e António tenta fazer o mesmo mas Gonçalo desconversa. Rosa sugere que bebam um moscatel mas António não acha bem que os filhos bebam pois têm aulas, no dia seguinte. Cláudia e Gonçalo seguem para o quarto e António atira-se a Rosa, com paixão. Ela não consegue fazer nada com os filhos ali em casa, não se sente à vontade.

Catarina levanta a mesa e vai tratando da loiça enquanto Vasco lhe pede que esqueça aquela fotografia e que fique com ele a dormir ali no barco. Catarina diz-lhe que não pode e que precisa de tempo para pensar pois está a sentir-se desconfortável pois ele nunca lhe tinha passado a impressão de que as coisas com a Mariana tinham sido assim tão sérias. Vasco tenta justificar-se e diz que não quer estar assim com ela, ainda para mais quando Fernando está no hospital. Catarina pede-lhe que a leve a terra, precisa de ir embora.

Na cozinha, Vitória conversa com Caetana e diz-lhe que a sua ideia é fazer dela a nova CEO mas que, em troca, quer mais poder e autonomia. Caetana acha que a mãe não fez bem a conta aos votos mas Vitória diz-lhe que acha que é capaz de convencer Sebastião e Ricardo a optarem por ela. Caetana fica pensativa.

No escritório, Eduardo comenta com Luís Maria que Leonor aceitou a proposta de se ir embora pois, acima de tudo, quer garantir a segurança dos filhos. Luís Maria fica aliviado e diz que tudo se está a compor. Falam das eleições e Luís Maria comenta que acha que vai conseguir convencer os filhos a votarem em si pois acredita que é a pessoa certa para o cargo pois é o que tem mais experiência.