“Flor Sem Tempo”: Resumo dos próximos episódios

“Flor Sem Tempo”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 74 (8 a 14 de maio)

Luís Maria paga a Tânia para “tratar” de Catarina.

Eduardo apanha Madalena com Ruben, na casa de férias.

Leonor mente a Vasco e desacredita a filha.

Na farmácia, Filipa atende Tozé enquanto Cremilde cronometra o tempo que ela demora. Tozé diz-lhe que vai levar um creme de rosto e que ela pode escolher, enquanto Cremilde vai mandando bocas sobre o atendimento precário de Filipa. Tozé decide arriscar e convidá-la para jantar e Filipa aceita. Cremilde avisa-a que terá de ser ela a fazer o fecho, caso contrário liga a Caetana a avisar que a funcionária está a desobedecer às ordens da sua superior. Filipa bufa, farta de aturar Cremilde.

Eduardo conta a Luís Maria que Catarina o desmascarou à frente de Vasco e que, desde então, o filho não lhe atende as chamadas. Eduardo está visivelmente nervoso e diz ao cunhado que vão ser apanhados, não há nada a fazer pois Vasco vai acreditar em Catarina e Leonor. Luís Maria, impaciente, diz ao cunhado que, para variar, vai resolver a situação e vai calar Catarina, de uma vez por todas. Eduardo fica assustado.

Em casa dos Valente, Catarina conta à mãe que confrontou Eduardo, à frente de Vasco. Leonor fica em choque e bastante chateada por a filha ter arriscado daquela maneira, não sabe com quem está a lidar e eles vão destruir-lhes a vida. Catarina acha que Vasco vai ficar do lado delas e, dessa forma, vão conseguir fazer queixa e ser levadas a sério mas Leonor não está tão crente, não quer falar com a polícia, tem medo das consequências e não vai arriscar perder os filhos.

Na casa das tortas, Gabriel discute com David por ele ter contado a Mimi da sua virgindade. David explica que não foi de propósito e que acha que pode aproveitar para reverter a situação. Gabriel não quer aceitar mais conselhos do amigo, só se enterrou com Filipa por causa dele. David aconselha-o a tentar conquistar Filipa, uma vez que ela não chegou a dizer que não queria nada com ele. Gabriel fica hesitante.

Filipa e Tozé estão no bar do clube, a comer uns petiscos e a beber umas cervejas, e falam sobre a declaração de Gabriel, na farmácia. Filipa diz-lhe que são amigos há anos e que só lhe esta a dar um tempo para ele voltar à realidade e perceber que aquilo foi um erro. De repente, Gabriel entra no bar, com um enorme ramo de rosas. Filipa fica aflita e pergunta a Tozé o que é que há-de fazer. Gabriel, quando os vê juntos, decide dirigir-se à mesa de Carla e Mónica e entregar o ramo à primeira. Filipa percebe nitidamente que as flores eram para ela e Gabriel tenta não a encarar, cheio de vergonha.

Sebastião, Caetana e Vitória estão a jantar quando esta última lhes diz que vai visitar Fernando, no dia seguinte. Sebastião fica logo muito atrapalhado e começa a por os pés pelas mãos e a dizer coisas sem sentido. Caetana fica desconfiada e pergunta-lhe se lhes está a esconder alguma coisa ou se tem alguma informação privilegiada dos médicos. Sebastião nega e vira o foco da conversa para os Burguesinhos. Caetana comenta que já detetaram 15 garrafas adulteradas.

Na casa de férias, Madalena, vestida de uma forma sexy, vai despindo Ruben até este ficar só de cuecas. Ela pede-lhe que vá buscar a garrafa de champanhe e, de repente, Eduardo abre a porta de casa e dá com a cunhada. Esta fica muito constrangida e diz a Eduardo que está ali com a sua massagista e que ele tem de sair, pode voltar no dia seguinte. Eduardo diz-lhe que achou que o hotel era demasiado impessoal e que tinha pensado ficar ali até as coisas se resolverem com Vitória. Nisto, Ruben aparece, de garrafa de champanhe e copos na mão, e ficamos no constrangimento dos três. Madalena percebe que foi apanhada.

No armazém, Luís Maria encontra-se com Tânia e entrega-lhe um envelope com dinheiro e as indicações para o serviço. Tânia pede mais, é um serviço arriscado e não o faz, a não ser que Luís Maria lhe pague o dobro. Luís Maria entrega-lhe um novo envelope e avisa que não quer falhas.

Ruben já está vestido e dirige-se à saída. Madalena olha para Eduardo, bastante envergonhada, e tenta justificar o que este acabou de ver. Eduardo diz-lhe que não lhe deve justificações e que não pretende contar a ninguém o que viu ali. Madalena fica aliviada.

Vasco vai a casa dos Valente e confronta Leonor, quer ouvir a verdade da boca dela. Leonor, já com Catarina presente, diz a Vasco que foi ela quem matou Margarida e que o pai e o tio dele apenas a ajudaram. Catarina fica em choque, começa a chorar e a implorar à mãe para que conte a verdade a Vasco mas Leonor não cede. Vasco fica furioso e diz a Catarina que escusava de inventar mentiras para justificar não querer estar com ele. Catarina responde-lhe que Leonor está a mentir porque tem medo de Eduardo e de Luís Maria mas Vasco já nem a ouve, está muito revoltado com a sua atitude. Catarina perde a cabeça com Leonor, não percebe como foi capaz de a trair daquela forma mas a mãe avisa-a que está apenas a protege-los. Catarina fica arrasada.

No mar, seguimos o veleiro do Vasco num treino para a regata. Com ele estão Mariana, David, Sebastião, Tozé e alguns tripulantes. Vasco está desconcentrado e visivelmente afetado pelo que se passou com Leonor e Catarina.

Em casa dos Mosquito, Mimi e Gabriel estão os dois deitados no sofá, bastante deprimidos. Teodoro entra, vindo da pesca, e Cremilde entra logo de seguida e traz um bolo para partilhar com a família. Elisa reclama do cheiro a peixe e diz à cunhada que os bolos dela não são bons. Cremilde ignora-a e oferece uma fatia aos sobrinhos. Mimi diz que não pode comer, já lhe basta estar encalhada, não quer ser gorda também. Cremilde pergunta a Gabriel o que se passa e Mimi acaba por dizer que o irmão se declarou a Filipa e que ela lhe deu uma tampa. A família começa a disparar perguntas a Gabriel e este foge para o quarto, bastante chateado com a irmã.

Na lavandaria, Filipa e Jaime tentam animar Belmiro, que está bastante cabisbaixo e confessa que tem saudades de Natália. Filipa acha que ela não era mulher para o pai mas ele refila e diz que nunca ninguém pensa no que ele sente ou precisa. Jaime diz-lhe que as atitudes não foram boas, de parte a parte, e Natália também não é nenhuma santa. Belmiro pede aos filhos que colaborem na surpresa que vai organizar para os anos de Natália e, ainda que contrariados, eles prometem estar presentes.

No barco de Vasco, já depois do treino ter terminado, Tozé comenta que está muito entusiasmado com a regata, nunca pensou que pudesse ser tão divertido. Mariana comenta que devem estar mais concentrados, caso contrário, vão ser vencidos com muita facilidade na prova. Vasco admite que a culpa foi sua, estava com a cabeça noutro sitio. Todos saem, à exceção de Ricardo que, quando se vê sozinho, aproveita para ir buscar a garrafa de vinho que roubou e fica a olha-la, pensativo.

Madalena, Vitória e Luís Maria tomam o pequeno-almoço quando Eduardo chega e fica um ambiente constrangedor. Vitória diz-lhe que não há reunião, que vai resolver tudo diretamente com António e que o enólogo depois lhe passa a informação. As duas saem e Eduardo senta-se, a beber um café com Luís Maria enquanto lhe pergunta se há novidades sobre o tema Catarina.

Diana está com Natália, na cozinha, e diz-lhe que as portas de sua casa estão abertas para ela. Natália não quer ir viver com a filha, está muito bem com David. Diana avisa-a que o irmão já está farto dela e Natália recebe o embate mas acusa-a de estar a tentar virá-los um contra o outro.

Na casa das tortas, Filipa aproxima-se de Gabriel e diz-lhe que se pudesse mandar naquilo que sente, o escolhia a ele, só que as coisas não são assim tão fáceis. Gabriel começa a atacá-la e a dizer que se fosse um bêbado e um drogado, se calhar ela já olhava para ele. Filipa pede-lhe que não se torne numa pessoa rancorosa mas Gabriel corta a conversa e diz-lhe que não têm mais nada para falar. Carla, que chega nesse momento, beija-o e agradece-lhe as flores, deixando Filipa desconfortável.

Catarina e Vera estão sentadas na areia enquanto a primeira conta à irmã o que Leonor fez e como está desiludida com a mãe. Vera acha que a mãe não passa de uma egoísta e que só voltou porque Eduardo não quis mais nada com ela. Catarina responde-lhe que Vasco era a única hipótese que tinham para resolver aquela situação mas agora, que Leonor estragou tudo, não vê mais nenhuma saída. Vera coloca o braço sobre os ombros da irmã enquanto percebemos que alguém as observa.