“Flor Sem Tempo”: Resumo dos próximos episódios

“Flor Sem Tempo”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 17 (13 a 19 de fevereiro)

Vitória conta a Catarina que Eduardo e Leonor foram amantes.

Vasco ameaça despedir o tio quando descobre que foi ele o responsável pela falsa encomenda do moscatel 40 anos.

Marta e Vera vão ser levadas pelos serviços sociais por causa de uma denuncia anónima.

Eduardo abre a porta a Catarina, que passa por ele e vai a correr em direção ao interior da casa. Vitória estaca, ao ver Catarina, que fica muito constrangida de a encontrar ali com uns amigos. Vitória pede aos amigos que lhe deem um minuto e pergunta a Catarina o que faz ali. Eduardo assoma e Catarina tenta inventar uma desculpa para sair dali rapidamente. Vitória diz-lhe que sabe que veio à procura da mãe e comenta que Eduardo a deve ter levado ali muitas vezes, já que foram amantes. Catarina fica em choque e pergunta a Eduardo o que fez a Leonor. Ele diz que não fez nada, que ela se foi embora depois de Vitória a despedir. Catarina garante-lhes que vai descobrir toda a verdade.

Leonor está deitada no sofá e liga a Eduardo enquanto o fisioterapeuta tira uma faixa da sua mala de trabalho, para lhe mostrar um novo exercício. Eduardo não atende e Leonor deixa-lhe uma mensagem de voz a dizer que está à sua espera. O fisioterapeuta pergunta a Leonor como se tem sentido e ela diz que está muito melhor, já quase não tem dores. Ele aconselha-a a continuar a fazer os exercícios para melhorar rapidamente.

Na casa das tortas, Teodoro apressa-se a tirar Cremilde da cozinha, enquanto Elisa vai praguejando e atirando com as coisas. Elisa diz à cunhada que se recusa a trabalhar com ingredientes de terceira categoria mas Cremilde acha que lhe devia agradecer, poupou muito dinheiro nas compras que fez. Teodoro está cansado daquelas discussões e avisa-as que estão a afugentar a clientela.

Na lavandaria, Jaime fala ao telemóvel com Marco e vai estando atento ás dicas de Filipa, sobre o que deve dizer ao ex-namorado. Natália interrompe-os e eles tentam disfarçar, não percebem se ela ouviu a conversa ou não. Natália traz um saco com roupa do David e Jaime diz-lhe que fica por conta da casa. Natália agradece e sai, sorridente. Filipa avisa que o irmão para se preparar, pois se ela ouviu a conversa, vai contar tudo a Belmiro.

Na sala de provas, Luís Maria fala com Sebastião e Vasco e vai distorcendo quilo que disse a Sebastião, deixando os dois bastante confusos. Quando Luís Maria sai, Vasco pergunta ao primo se tem a certeza daquilo que lhe disse, quando seguiu com a encomenda, e Sebastião confirma, diz que o pai lhe disse que ia ligar ao cliente e que e se houvesse algum erro os avisava. Vasco pede ao primo que lhe envie o email do cliente.

Catarina chega ao barco e dá com os irmãos a arrumarem os seus pertences em sacos. Catarina não percebe o que se está a passar e Tozé diz ao pai que tem de lhe contar o que fez. Os irmãos vão saindo e Catarina fica e frente a Jorge, que lhe conta que deixou o fogão ligado e adormeceu, depois de ter bebido uma garrafa de gin. Catarina fica passada e diz ao pai que já desistiu dele, que tudo o que possa fazer ou dizer não vale de nada pois o pai é um egoísta que só se preocupa com o seu bem-estar. Jorge tenta convencê-la a ficar prometendo que vai entrar nos eixos, mas Catarina nem lhe responde e sai. Jorge fica emocionado.

No escritório da Quinta, Eduardo e Vitória discutem. Eduardo não percebe qual foi a necessidade da mulher em contar a Catarina que ele andou metido com Leonor. Vitória diz que lhe deu um prazer imenso mas Eduardo avisa-a que anda o vai meter em problemas pois a miúda anda à procura da mãe e ainda vai fazer queixa dele à polícia. Vitória não quer saber, ele tem de pagar por a ter traído.

No clube, Rosa acaba o seu treino de Padel e cruza-se com António, acaba de sair do bar. António faz-lhe uma cena de ciúmes, por causa da sua proximidade a Vasco, e Rosa ignora-o e segue caminho. António acaba por pedir desculpa e contar que a conversa com Gonçalo correu muito bem, ela foi uma grande ajuda. Rosa mostra-se disponível para o aconselhar, sempre que ele precisar, desde que esqueça as cenas de ciúmes sem fundamento.

Em casa dos Mosquito, Gabriel está a tentar falar com um cliente enquanto Teodoro e Elisa discutem, mais uma vez, por causa de Cremilde. Mimi chega e mostra ao irmão as fotografias que lhe tirou com Filipa, no clube. Gabriel fica todo contente, mas logo esmorece quando Mimi lhe diz para não as publicar pois isso pode interferir com a reputação de Filipa nas redes e afugentar bons pretendentes.

Em casa dos Fontes, estão todos sentado à mesa, a jantar, quando Natália começa a puxar assunto, com Jaime, sobre a suposta namorada que o deixou. Filipa contra ataca e diz a Natália que se devia era preocupar com a vida amorosa do filho, em vez de andar metida na vida dos outros. Belmiro pede-lhes que não discutam e pergunta a Jaime se seguiu os seus conselhos. Filipa diz que sim, que o irmão já tem uma nova namorada, mas que ainda é cedo para a apresentar. Em Jaime, constrangido.

Na lavandaria, Catarina está a passar a ferro enquanto conta a Tozé que seguiu Eduardo e que ficou a saber, pela sua mulher, que ele e Leonor tinham tido um caso. Jorge, que estava a entrar na lavandaria, detém-se e fica em choque com aquilo que ouve. Faz menção de se ir embora, mas deixa cair as chaves da carrinha, e os filhos apercebem-se da sua presença. Jorge diz aos filhos que já desconfiava e Catarina percebe que era por isso que o pai não insistia em procurar a mãe. Jorge fica indignado, não fez nada a Leonor. Tozé e Catarina acreditam nele, mas também entendem que pudesse achar que Leonor tinha fugido. Jorge sai, cabisbaixo, e Catarina comenta com Tozé que já enviou a carta de Leonor à amiga das falsificações, e que está à espera de resposta. Tozé pergunta-lhe se já ligou a Vasco, a dizer que saíram do barco, e ela diz que o vai nesse preciso momento.

Vasco está a trabalhar, quando recebe uma chamada de Catarina, que lhe diz que já saíram do barco, que é melhor assim pois podia ter acontecido algo muito grave com a distração de Jorge. Vasco diz-lhe que se não aconteceu nada podem ficar, não tem jeito estarem a dormir numa carrinha. Catarina agradece, mas não vai voltar para o barco. Vitória, que ouviu a conversa, discute com Vasco, acha inacreditável que tenha emprestado o barco à empregada para ela e a sua família viverem. Vasco não alimenta aquela conversa e pergunta à mãe o que quer. Vitória diz-lhe que Luís Maria vai falar com Fernando e que é melhor ele estar presente.

Vasco e Vitória entram na sala de jantar, já a conversa decorre. Sebastião explica ao avô que houve um mal entendido com a encomenda do moscatel mas Fernando reage mal, diz que uma encomenda daquela envergadura tem de ser sempre verificada. Vasco decide assumir as rédeas da conversa e conta a Fernando que houve uma falha de comunicação, mas que lhe parece que Luís Maria fez de tudo para que eles cometessem aquele erro, até porque ele verificou o email enviado e percebeu que se trata de um email falso que foi enviado através de um IP da Quinta. Fernando está baralhado mas Vasco esclarece-o dizendo que alguém fez de propósito para os tramar e que tem a certeza que essa pessoa foi Luís Maria. Este mostra-se muito indignado, não admite que Vasco o trate daquela forma e faça aquele tipo de insinuações. Vasco é direto e diz que tomou uma decisão, ou o tio assume a falha da encomenda ou então vê-se obrigado a despedi-lo. Fernando não consegue conter o sorriso enquanto observa a determinação do neto. Luís Maria olha Madalena, que diz ao pai que não pode permitir que Vasco faça uma coisa daquelas. Vasco é claro, ele é o CEO e a sua decisão está tomada. Fernando diz à família que não pode interferir nas decisões de Vasco pois é ele que está no comando da empresa. Luís Maria avisa Fernando e Vasco que estão a cometer um erro e sai, furioso.

Na farmácia, Julieta e Cremilde estão a preparar-se para começar a trabalhar, quando Elisa arranca a bata de Cremilde e a veste, dizendo que se gosta de meter-se no seu negócio, ela também vai meter-se no dela e será sempre assim, até Cremilde perceber qual é o seu lugar. Julieta avisa Elisa que, se Cateana aparecer, a cunhada pode ser despedida e não merece, foi sua amiga e até lhe emprestou o dinheiro. Elisa acaba por sair, mas deixa o aviso a Cremilde para que fique fora da sua cozinha.

No centro de mergulho, Mimi e Sebastião conversam, enquanto aguardam por David. Mimi acha que Sebastião devia cobrir os estragos feitos com a encomenda do moscatel, em nome do pai, para mostrar à família que está disposto a tomar as rédeas das situações e que é a pessoa certa para estar à frente da Quinta. Sebastião já lhe disse que não quer nada disso mas Mimi instiga-o a ser mais ambicioso. David chega, interrompendo a conversa, e Mimi diz-lhe que Sebastião lhe vai oferecer o curso de mergulho e que vieram tratar da inscrição.

Em casa da família Santos, Cláudia comenta com a mãe que Gonçalo as convidou para jantar em sua casa. Rosa acha querido, diz que deve ter percebido que não começaram da melhor maneira e que tem de fazer algo para se redimir. Cláudia receia que seja demasiado cedo para este tipo de compromissos mas Rosa diz-lhe que, caso decida ir, pode contar com ela.

No armazém, Luís Maria fala com Madalena e exige-lhe que fale com Fernando e Vasco, ele não pode ficar sem trabalho. Madalena não sabe o que pode fazer mas Luís Maria é agressivo, agarra-a com força pelo pulso, e diz-lhe que tem mesmo de conseguir reverter aquela decisão. Madalena afasta-se do marido, visivelmente nervosa.

Catarina entra, determinada, no escritório e confronta Eduardo. Este diz-lhe que desconhece o paradeiro de Leonor que não pode ajudá-la. Catarina avisa-o que é melhor ser honesto, caso contrário pode ir à polícia e arranjar-lhe problemas. Eduardo é firme, diz que Leonor se foi embora depois de ter sido despedida por Vitória e que não soube mais nada dela, desde então. Vasco interceta-os, já no fim da conversa, e percebe o desconforto. Catarina conta-lhe que o seu pai era amante de Leonor e que foi a sua própria mãe que lhe contou. Vasco está em choque, nunca imaginou que o pai pudesse fazer tal coisa.

Ricardo vai ter com Filipa a sua casa, esta em altas por causa das drogas que consumiu, e serve-se de um conhaque, que encontra por ali. Os dois acabam por cair no sofá, aos beijos, recordando a noite que tiveram. Percebemos que vão fazer amor.

Na farmácia, Cremilde atende Madalena, que vem aviar uma receita de ansiolíticos. Quando vai para pagar, Cremilde e Julieta reparam nas suas mãos trémulas. Quando esta sai, as amigas comentam que Madalena está cada vez pior e que o seu casamento deve estar mesmo por um fio. Mais dia, menos dia vão ouvir falar de um divórcio na família Torres.

Catarina está na cozinha, a arrumar umas coisas que Salvador e Lourenço deixaram espalhadas, quando recebe uma chamada da sua amiga Neuza, que lhe confirma que a carta de Leonor é uma falsificação, e das reles. Vitória entra e Catarina diz-lhe que percebe porque é que a odeia tanto, quando olha para ela, deve ver Leonor. Vitória diz-lhe que já entendeu que ela é da mesma laia da mãe, esperam deitar-se com homens ricos para subir na vida. Catarina desmente-a e pergunta-lhe o que fez a Leonor. Vitória diz-lhe que Leonor os abandonou e que já está na altura de Catarina aceitar isso.

É de manhã e os Torres acabaram de acordar. Jorge espreguiça-se e queixa-se das dores nas costas, enquanto Tozé se prepara para ir trabalhar, para a mercearia, e Vera e Marta para irem para a escola. Lídia aborda Tozé, diz ser assistente social e ter recebido uma denuncia de que existem crianças menores a viver dentro daquela carrinha. Tozé tenta negar mas Lídia diz-lhe que acabou de as ver. Jorge sai da carrinha, enquanto Marta e era se escondem lá dentro, e tenta explicar que tiveram um problema com a casa e que aquilo é apenas uma solução temporária. Lídia diz-lhe que não pode permitir que Vera e Marta vivam naquelas condições e que terá de as levar para os serviços sociais. O choque é geral.