“Flor Sem Tempo”: Resumo dos próximos episódios

“Flor Sem Tempo”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 7 (6 a 11 de fevereiro)

Elisa diz que vão vender tudo e pagar algumas das dívidas. Aceitar dinheiro de Cremilde está fora de questão.

Catarina descobre que Vasco é da família Torres.

Luís Maria passa envelope com dinheiro a Diana e diz-lhe que Catarina é um assunto que ele é que vai resolver.

Vitória está na cozinha quando Eduardo entra, bastante preocupado, com a nova ama dos netos. Pede a Vitória que ponha juízo na cabeça da filha pois não pode andar a contratar amas, sem formação e experiência na área. Vitória acha-o muito preocupado com o assunto e Eduardo, tentando não dar nas vistas, diz-lhe que prometeu mudar e que isso serve para tudo, vai estar mais atento a todos os assuntos que envolvem a sua família. Vitória não está totalmente convencida.

Em casa dos Valente, Marta e Tozé estão a desimpedir a mesa enquanto estranham que Catarina ainda não tenha voltado. Jorge diz aos filhos que não dependem dela para fazer o jantar e decide ir fazer qualquer coisa para comerem. Marta, já irritada com a postura da irmã, atira-lhe com a carteira e os seus pertences rolam pelo chão, incluindo a nova base que comprou na farmácia da vila. Tozé reclama com a irmã por andar a gastar dinheiro em porcarias, mas Jorge tenta amenizar a situação.

Catarina e Vasco deliciam-se com a paisagem, enquanto permanecem despedidos e agarrados um ao outro. Vasco vai fazendo festa no rosto de Catarina, a atração entre os dois é evidente. Catarina ainda nem acredita no que acabou de acontecer, Vasco conta-lhe que teve de subornar Teodoro para conseguir o seu número. Os dois riem, apaixonados.

Filipa passa uma caneca de chá a Mimi, que desabafa sobre David contando que se voltaram a envolver e que não se consegue controlar quando está na presença do mergulhador. Filipa acha que a amiga tem mesmo de tomar uma decisão, que não é justo para nenhum deles estar nessa situação. Mimi está determinada a casar com Sebastião, mas não consegue ficar indiferente à química que tem com David.

Na casa das tortas, Teodoro pede a Cremilde que volte a falar com Elisa e tente convencê-la a aceitar o dinheiro. Cremilde diz-lhe que acha impressionante ela querer ajudar e ainda ter de estar com paninhos quentes com Elisa e comenta com o irmão que ele devia ter ficado com Julieta, ela sim era a mulher certa para ele.

Na sala de provas da quinta, Rosa vai provando vários vinhos e vai tirando notas no seu tablet, está inquieta e preocupada. António aparece e pergunta-lhe se precisa de ajuda, Rosa comenta que sem as notas da enóloga anterior, é difícil entrar na cabeça de Fernando e perceber o que queria deste novo vinho. O telemóvel de António toca, ele afasta-se para entender o filho e já não volta, o que deixa Rosa desagradada.

Catarina e Vasco já jantaram e conversam sobre o desaparecimento de Leonor e Margarida, da quinta. Vasco compreende a situação de Catarina e promete ajudá-la e ela diz-lhe que é bom falar com alguém que não a acha uma louca descompensada, por querer saber qual o paradeiro da mãe. Catarina tem de ir para casa, Vasco anda tenta persuadi-la a ficar, mas esta diz que tem de ir por ordem na família, se ela não estiver ninguém acorda para ir para a escola. Entre beijos apaixonados, Vasco diz-lhe que a leva a casa, ainda que contrariado.

Vitória, Fernando, Luís Maria, Madalena e Sebastião jantam enquanto o anfitrião pergunta a Vitória por Eduardo e comenta que acha uma incompetência deixar-se ir embora uma enóloga e não exigir que deixe as notas sobre o seu trabalho, um trabalho que estava a construir na quinta. O ambiente é interrompido por Ricardo, que chega disfarçado de Elvis e alcoolizado, e diz à família que veio tomar o aperitivo com eles. Luís Maria pega no filho e leva-o dali para fora.

Na cozinha, Luís Maria fala com o filho de forma agressiva, chama-o de inútil, idiota e delinquente e diz que o quer dali para fora. Madalena chega, tenta acalmar os ânimos, mas Ricardo diz que se vai embora dali de casa. Madalena fica desesperada, tenta chamar Luís Maria à razão, mas este está irredutível e diz-lhe que ela criou os filhos como dois tontos, que a culpa daquela situação é toda dela e que nem para mãe serve, só serve para arranjar problemas.

Caetana dirige-se ao barco de Vasco e, antes de entrar, chama pelo irmão por forma a garantir que não está. Caetana entra e aproxima-se do portátil e, depois de algumas tentativas, consegue desbloqueá-lo.

Na farmácia, Julieta acaba de entrar com um saco onde tem uma mala nova, que acabo de comprar. Cremilde diz-lhe que foi dinheiro mal gasto e que ainda ontem a estava a elogiar a Teodoro, dizendo que devia ter casado com ela, mas afinal também é uma desgovernada com o dinheiro. Gabriel, que entra nesse momento, fica desconfortável com a conversa da tia, que acrescenta que Teodoro e Julieta namoraram nos tempos de liceu. Gabriel vai verificar o novo software e percebe que apenas Filipa deu entrada.

Em casa dos Mosquito, Elisa está sentada à frente do computador quando Teodoro chega e lhe pergunta se já reconsiderou a oferta de Cremilde. Elisa diz-lhe que depois de pensar muito no assunto decidiu que vão vender o seu carro e tudo o resto que têm de valor. Mimi, que entra nesse momento, diz que a mãe devia aceitar a ajuda da tia, era a forma mais fácil de resolver o problema. Elisa diz que, caso eles não colaborem, vai pedir dinheiro ao banco pois não quer, de todo, ficar a dever dinheiro a Cremilde.

No escritório, Vasco e Fernando conversam enquanto este conta ao avô que a família de Margarida não sabia do seu desaparecimento, nem sabiam que se tinha despedido da quinta. Fernando acha muito estranho, sempre pensou que ela tivesse ido para a concorrência. Vasco diz-lhe que já são dois desaparecimentos, o da enóloga e o da mãe de Catarina e que vão ter de tirar esta situação a limpo.

Caetana dá as boas-vindas a Catarina e mostra-lhe a casa dizendo que tem carta verde para fazer com os seus filhos o que quiser. Caetana deixa Catarina sozinha, por uns instantes, enquanto vai buscar os filhos e Catarina percorre as fotografias de família, até que esbarra numa em que Vasco aparece. Catarina fica em choque a olhar para a fotografia e, nesse mesmo momento, Vasco sai do escritório acompanhado por Fernando. Vasco vê-a e pede para falarem, mas Catarina diz que não pode e começa a fugir, sem saber bem para onde se dirige.

Catarina acaba de sair, para a zona da piscina, com as lágrimas nos olhos e com o desgosto de ter percebido que a única coisa boa que lhe tinha acontecido nos últimos tempos, tinha acabado de ir por água abaixo. Catarina respira fundo e, depois de limpar as lágrimas, volta a entrar.

Cláudia acaba de abrir a porta a António, que traz uma caixa de ferramentas, e pergunta por Rosa. Cláudia pergunta-lhe o que quer da mãe e António fica surpreso, não sabia que Rosa tinha uma filha. Cláudia já está assustada com a conversa, mas ele diz que veio apenas montar um móvel, a pedido da sua mãe.

No clube, David e Filipa comem uma sanduíche, em pontas opostas. Filipa refila, diz que quando a mamã não lhe faz a marmita, David vem cravar o seu pai. Belmiro pede-lhe que deixe de ser infantil, David tem razão quando diz que ela age como uma criança mimada. Filipa fala de irem jantar só os três, para animar Jaime, mas Belmiro diz-lhe que nunca iria jantar fora sem Natália.

Diana vai até à quinta e fala com a família Torres sobre o desaparecimento de Margarida, diz que vem apenas recolher alguns dados e depoimentos. Luís Maria diz que a enóloga se foi embora durante a vindima e Vasco acrescenta que a família dela apenas ficou a saber que estava desaparecida quando ele lhes ligou. Eduardo diz que Margarida se demitiu, pois, encontrou uma oportunidade melhor. Vasco comenta que acha estranho o desaparecimento de duas mulheres, Luís Maria e Eduardo olham-se tensos. Diana diz que o caso de Leonor é diferente pois as provas apontam para que tenha sido um desaparecimento voluntário e consciente. Vasco fica inquieto com aquela informação.

Diana está de saída quando se cruza com Catarina, que lhe pergunta se há novidades do caso da mãe e se os Torres estão envolvidos no seu desaparecimento. Diana diz-lhe que, quando abrirem os concursos para a PJ, Catarina pode inscrever-se mas, até lá, que a deixe fazer o seu trabalho. Catarina fica irritada, mas não responde. Recebe uma chamada de Vasco, que se apressa a rejeitar, e volta ao trabalho.

Na cozinha da quinta, Natália vai para arrumar uns tachos, quando Diana entra. Natália fica em choque e deixa cair os tachos. A filha diz-lhe que veio em trabalho e que aproveitou para ver como é que ela estava. Natália desconversa, sem nunca olhar para Diana. A inspetor acaba por se ir embora, já percebeu que foi má ideia ter ido ao encontro da mãe.

Na farmácia, Filipa vai mostrando a Cremilde e Julieta como é que se passa o creme reafirmante, enquanto Abel a olha embevecido. Cremilde acha que nada daquilo resulta, mas Julieta quer levar um creme. Abel, com o cesto cheio, diz a Filipa que vai levar tudo o que ela lhe recomendou e Filipa elogia-o dizendo que adora homens que se cuidam. Caetana, que acabou de chegar e a observa da porta, faz-lhe um sinal de aprovação.

Na vila, Natália avança, com uma passada firme e irritada, carregando dois sacos de roupa nas mãos. Entra na lavandaria.

Natália atira com dois sacos para cima do balcão e pede a Jaime que trate de lavar a roupa. Jaime percebe que ela está irritada e pede-lhe que não descarregue nele. Natália diz que tem razão, que ele é sensato, não é como Filipa, que a odeia e a quer expulsar lá de casa pois não consegue aceitar que a sua mãe morreu e que ela, agora, é a companheira de Belmiro.

Rosa e Joaquim conversam quando António chega e diz a Joaquim que os deixe a sós. António confronta Rosa com o facto de ter ocultado que tinha uma filha e que era casada. Rosa pergunta-lhe em que século é que ele vive, tem uma filha, mas não é casada. A tensão entre os dois é óbvia, mas Rosa ganha coragem e deixa-o a falar sozinho.

Catarina enche dois copos de sumo para Salvador e Lourenço, enquanto é perseguida por Vasco, que tenta dar-lhe uma explicação. Catarina não quer ouvir, não percebe como foi capaz de lhe ocultar que fazia parte da família e gostava de saber, caso não tivesse visto a fotografia, onde é que a situação deles ia parar. Vasco diz-lhe que gosta dela e que tudo o que lhe disse, tudo o que passaram foi verdadeiro. Catarina não acredita nele e sai.

Madalena e Vitória estão na sala quando Eduardo chega e conta à mulher, com entusiasmo, que conseguiu uma reserva num restaurante que ela adora. Vitória reage com indiferença e diz-lhe que vai jantar com um amigo e que, para a próxima, é melhor falar com ela antes de assumir compromissos a dois. Eduardo sai, frustrado. Madalena diz-lhe que devia dar mais valor ao marido, que faz tudo para lhe agradar, mas Vitória acha que a irmã se devia preocupar com o seu casamento, em vez de estar preocupada com a forma como ela trata Eduardo.

O carro de Luís Maria está virado para o mar. Diana chega e entra no carro dele. Luís Maria passa-lhe um envelope com dinheiro. Diana diz-lhe que fez de tudo para afastar Catarina da quinta e que não percebe como é que a foram contratar. Luís Maria diz-lhe que, a partir daquele momento, ele trata de Catarina e ela trata do resto. Diana assente, enquanto guarda o envelope com dinheiro.