“Flor Sem Tempo”: Resumo dos próximos episódios

“Flor Sem Tempo”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 189 (6 a 12 de novembro)

Luís Maria é formalmente acusado de assédio sexual

Vasco descobre que Mariana nunca tinha ido ao psicólogo

Gabriel paga o arranjo do forno das tortas

Tozé vai a casa de Elisa com a fornada de tortas e pede desculpa, dizendo que o forno avariou e as tortas não cozeram. Elisa fica desanimada e agradece na mesma, dizendo que ele teve boas intenções. Tozé força um sorriso, sabe que está a mentir e sai, sentindo-se culpado. Gabriel diz aos pais para eles não se preocuparem, porque ele já tem o dinheiro para arranjarem os fornos. Elisa e Teodoro não entendem bem o que são NFTs e Elisa acaba por dizer ao filho que ele também deve precisar daquele dinheiro e que Catarina lhe sugeriu fazer um crowdfunding.

Catarina e Vera chegam a casa e Catarina diz à irmã que aquilo podia ter corrido muito mal. Vera diz-lhe que está desesperada, vê o tempo a passar e não conseguem angariar o dinheiro para Jorge. Catarina abraça-a e diz que vão conseguir o dinheiro, nem que tenham de virar o mundo do avesso. Leonor entra e pergunta onde é que elas andavam. Para evitar uma discussão, Catarina diz que Vera está cansada e vai dormir. Quando está a sós com a mãe, conta-lhe o que aconteceu e diz-lhe que o susto já serviu de lição à irmã, ela não precisa de mais sermões.

Vasco entra no barco e Mariana pede-lhe que esqueçam o que aconteceu e diz-lhe para ele vir dormir com ela. Vasco diz que vai dormir para o outro quarto e que só não vai embora porque sabe que ela não está bem da cabeça e se preocupa com ela, senão, ia para a quinta. Mariana está muito frustrada, pede-lhe perdão, mas Vasco pede-lhe para pensar na vida dela e vai para a outra cabine.

Sebastião está a tentar fazer uma sandes, mas nem sabe por onde começar. Ricardo diz-lhe que encontrou umas bolachas na despensa e Sebastião lamenta Natália ter-se ido embora. Sebastião pergunta ao irmão se foi ele que disse a Mimi que ele estava lá na quinta com Luísa. Ricardo diz que não foi ele e Sebastião pede-lhe para jurar pelo copo de vinho que ele estava a beber. Sebastião acaba por ir embora e Ricardo começa a arrumar tudo, com pena de desperdiçar o vinho. Contudo, em vez de beber o vinho, Ricardo deita-o fora e Sebastião vê, sorrindo-lhe.

Jaime está a escrever a letra de uma música, que vai trauteando enquanto Belmiro faz a lista de compras. Belmiro comenta que desde que Filipa saiu de casa que poupam muito com a lista do supermercado e faz perguntas sobre ela. Jaime pergunta ao pai porque é que ele não pede para Filipa voltar para casa e lhe dá uma segunda oportunidade, mas Belmiro insiste que tem de tem de educá-la.

Mimi está chocada com o quarto de Filipa e esta diz-lhe que já a tinha avisado que tinha exagerado um bocadinho. Mimi diz que aquela pobreza não tem nada a ver cim ela e Filipa diz que é o que pode pagar. Tiago, um colega de casa de Filipa, vai convidá-las para a festa que está a acontecer na sala, mas Filipa manda-o embora. Chocada, Mimi pergunta até que horas vai durar a festa e a amiga diz-lhe que, normalmente, demoram até de manhã, mas ela tem tampões dos ouvidos para as duas.

Célia está com Catarina à porta do café das tortas a dizer-lhe que o advogado disse que ainda ia demorar até a chamarem, mas ela sente que, só por ter dado este passo já fechou esse capítulo. Por agora, vai afastar-se dali. As duas abraçam-se e, ao fundo da rua, Luís Maria surge, a olhar para o jornal. Catarina disfarça, fingindo que estava a dar indicações a Célia e esta tenta passar despercebida. Luís Maria vê-a de relance e olha, achando que a conhece. Luís Maria senta-se na esplanada e pede um café e uma torta. Catarina manda-lhe algumas bocas sobre o facto de ele ser

ladrão e vai para dentro, insultando-o. Luís Maria ainda olha na direcção de Célia, mas acaba por esquecer o assunto e começar a ler o jornal.

Vasco está a entrar em quando com a correspondência na mão. Fernando pergunta-lhe se a revista dele chegou e Vasco estende-lha, dizendo que chegou uma carta do tribunal para Luís Maria. O avô diz-lhe para ele abrir a carta, mas Vasco não quer. Perante a hesitação do neto, Fernando abre a carta e sorri, dizendo que Luís Maria está tramado.

Mimi vai ter com Sebastião à quinta e pede-lhe desculpa pelo escândalo que armou com Luísa e pergunta o que é que pode fazer para recuperar a confiança dele. Sebastião diz-lhe que ela tem de pedir desculpa a Luísa à sua frente e Mimi aceita, engolindo o orgulho. Sebastião pergunta como é que ela sabia que Luísa ia estar lá na quinta e Mimi brinca, dizendo que lhe pôs um chip no casaco. Mimi diz, mais séria, que tinha ido só levar-lhe uns papéis para ele assinar e conta-lhe que fez um menu novo no quiosque que está a ser um sucesso. O ex-namorado é pouco efusivo e pergunta-lhe se ela quer uma palmadinha nas costas. Mimi diz que ele pode dar-lhe palmadinhas onde quiser e Sebastião, atrapalhado, diz que tem de ir trabalhar.

Cremilde vai à lavandaria dizer a Jaime que ele tem de lhe limpar a bata à borla, por lha ter sujado com a tinta. Jaime diz que só lhe limpa a bata se ela limpar a entrada da lavandaria até deixar de cheirar mal e ela recusa-se. Jaime atira-lhe a bata para cima, que cai no chão, e diz-lhe que então, não lhe vai lavar a bata. Cremilde diz que ele lhe deve uma e aquele lixo pode ficar ali no chão. Cremilde sai e Jaime diz-lhe que ela pode ir sonhando.

Filipa queixa-se de dores nas costas e Viriato pergunta-lhe se ela tem andado a dormir mal. Filipa pede-lhe para ele definir dormir e diz que está toda partida. Sem maldade, Viriato coloca-lhe um patch na zona onde lhe dói e Cremilde entra nesse momento, dizendo que Filipa se estava a atirar a ele. Tanto Filipa como Viriato negam essas acusações e Viriato diz que a rapariga estava com dores nas costas. Cremilde aproveita-se e diz que também tem dores nas costas, fazendo com que Viriato lhe faça uma massagem e lhe ponha o patch nas costas.

Lara e Vasco conversam sobre negócios e Lara parece implacável nas negociações. Lara diz-lhe que vai fazer um levantamento de todos os gastos que a empresa tem, pois tem a sensação de que há muito por onde cortar, como os altos valores que gastam com relações públicas. Vasco explica-lhe que Mariana tem feito um excelente trabalho a gerir os escândalos da família e Lara diz-lhe que um dos problemas da empresa é ser tudo demasiado familiar. Vitória entra e Lara sai, dizendo que tem muitas coisas para fazer. Vasco conta à mãe que Mariana simulou a tentativa de suicídio e que já não confia nela. Vitória fica em choque e Vasco diz que são não acaba com ela porque a sente muito frágil e dependente.

Luís Maria chega a casa e Fernando recebe-o com satisfação. Diz-lhe que têm muito sobre o que falar e mostra-lhe a carta do tribunal. Luís Maria pergunta quem é que abriu uma carta que era para ele e o sogro diz que foi ele e, caso ele tenha algum problema com isso, pode ir embora. Luís Maria fica perplexo ao ver o conteúdo da carta e, com algum regozijo, Fernando diz que ele está a ser processado por assédio sexual e nunca o desilude. Luís Maria passa para a sala a reler a carta.

Fernando segue atrás de Luís Maria para a sala a dizer-lhe que a queixa foi feita por Rosa e por Célia, que ele não identificou imediatamente, mas depois percebeu que ela tinha trabalhado no departamento de Luís Maria. O genro defende-se, dizendo que é tudo mentira, mas Fernando pergunta quanto mais é que ele assediou. Luís Maria diz que aquilo não vai dar em nada e o sogro lamenta, já que acha que ele devia ir preso. Luís Maria proíbe o sogro de incomodar Madalena com aquilo, mas Fernando ri-se e diz que ele nação o proíbe de nada. Eduardo entra e percebe que o ambiente está tenso e Fernando conta o que se passa. Eduardo pergunta se Rosa não foi a única e Fernando pergunta-lhe se ele já sabia daquilo. Eduardo nega e diz que acha uma vergonha.

Vitória pede a Mariana o contacto do seu psicólogo e a rapariga fica na defensiva. Vitória percebe e diz-lhe que está com problemas com Eduardo e sente que tem de falar com alguém. Mariana pede desculpas e diz que tem estado na defensiva porque se sente vulnerável e Vasco já percebeu que ela tentou chamar a atenção dele. Vitória diz que ela não tem de estar na defensiva e Mariana envia-lhe o contacto.

Mimi fala com Jaime sobre Filipa e diz-lhe estar muito preocupada com a irmã dele, que está a viver num sítio sem condições nenhumas. Jaime diz que sabe e também está preocupado e pede-lhe que convença a amiga a pedir desculpas ao pai. Luísa entra e, ao ver Mimi, diz que é melhor voltar noutra altura. Mimi pede-lhe para não ir e pede a Jaime para filmar o que vai acontecer. Mimi pede desculpa a Luísa, dizendo que se excedeu. Luísa aceita o pedido de desculpas e diz que também podia ter sido mais controlada. Assim que Jaime pára de filmar, Mimi diz-lhe que retira tudo o que disse e que só se arrepende de não lhe ter batido com mais força. Luísa fica incrédula e diz que não admira que Sebastião não queira nada com ela. Mimi pede a Jaime para mandar o vídeo a Sebastião e diz-lhe que vai voltar para o palácio.

Gabriel dá à mãe um envelope com o dinheiro para arranjar o forno. Cremilde não entende como é que ele ganhou tanto dinheiro com uma sanita de relva e Gabriel explica que, na verdade, a sanita não existe. Gabriel tenta explicar-lhes como funcionam os NFTs, mas elas continuam sem entender. Gabriel diz que não importa, o que interessa é que ela pode chamar os técnicos para virem arranjar o forno. Elisa abraça o filho e agradece-lhe, dizendo que aquele dinheiro é dele e ela vai devolver.

Vitória conta a Vasco que ligou para o consultório do psicólogo de Mariana e percebeu que, neste tempo todo, ela só lá foi duas vezes e só esta semana. Antes nunca tinha ido. Vasco fica em choque e pergunta se ela terá mudado de psicólogo, mas Vitória diz que ela nunca comentou nada de ter mudado.

Rosa e Catarina comentam o processo a Luís Maria e Rosa diz que não consegue deixar de estar nervosa com a situação, é como se estivesse tudo a vir ao de cima. Catarina diz-lhe que ela não está sozinha e vai ajudar em tudo o que puder. Tozé entra e diz que a veio buscar a pedido de David para ir fazer o mergulho. Catarina pergunta ao irmão se o forno deles avariou, mas Tozé é sincero e diz que mentiu por causa do valor da conta da luz. Catarina diz que não podiam ter feito aquilo a Elisa, mas Tozé diz que ela foi lá fazer muitas tortas e pode pedir a outros vizinhos.

Jaime conta a Filipa que a próxima que vai fazer a Cremilde lhe vai custar umas caixas de cerveja e Filipa diz que já está a ficar com pena dela. A rapariga acha que eles deviam parar com aquilo de uma vez, mas Jaime diz que só pára se Cremilde lhe pedir desculpa e disser a toda a gente que andou a mentir nas coisas que disse da lavandaria. Filipa pede-lhe um edredão para levar par ao quarto e o irmão diz-lhe que o pai acha que ela está num palacete. Orgulhosa, Filipa diz que é para ele continuar a pensar isso e Jaime diz que ela devia deixar de ser orgulhosa.