“Flor Sem Tempo”: Resumo dos próximos episódios

“Flor Sem Tempo”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 8 (6 a 11 de fevereiro)

Luís Maria paga a Diana para ocultar investigação ao corpo encontrado no mar.

Fernando está desconfiado com o desaparecimento de Margarida e Leonor.

Caetana passa informações a jornalista para tramar o irmão e denegrir a sua imagem.

Eduardo desmascara Catarina à frente de toda a família, na Quinta.

Na sala de provas, Fernando passa a Vasco os dossiers com os dados de faturação dos últimos anos.  Vasco diz ao avô que espera não o desiludir e Fernando elogia o neto, diz-lhe que está a sair-se bem. Caetana, que entra nesse momento, não consegue não rir ao ouvir o que Fernando diz a Vasco e, bastante irritada, comenta que Fernando devia despedir toda a gente e deixar Vasco ao comando, já que ele é tão bom profissional. Vasco acha que a irmã devia deixar o rancor de lado e voltar a trabalhar com eles, mas Caetana recusa-se, ou liderava a Quinta ou então não está para ser apenas uma mera empregada a quem, ainda por cima, ninguém reconhece valor. Fernando diz à neta que tem de crescer muito, que sem uma equipa nada se consegue e que há que respeitar as tradições, pois fazem parte do negócio. Caetana sai, irritada.

Dentro do carro, Diana diz a Luís Maria que não vai conseguir atrasar a investigação durante muito mais tempo e que, mais dia menos dia, vai-se descobrir que o corpo encontrado no mar pertence a Margarida. Luís Maria pede-lhe que invente uma história qualquer, não quer a família Torres envolvida num novo escândalo. Diana avisa-o para ter cuidado com Catarina, é metediça e teimosa. Luís Maria diz que com Catarina preocupa-se ele, ela pode centrar-se em ocultar a investigação da enóloga.

Leonor cozinha, tem a mesa posta para duas pessoas, e pega no telemóvel para fazer uma chamada. Leonor diz que há decisões a tomar pois, caso contrário, pega nos filhos e vai-se embora. Quando desliga, a cozinheira desaba a chorar.

Catarina entra em casa, furiosa, e diz a Vera que acabou de saber, pela sua diretora de turma, que chumbou o ano por faltas. Vera tenta esquivar-se à conversa, diz que foi um ano muito complicado e que não quer voltar a estudar, quer trabalhar e ganhar dinheiro. Catarina não lhe dá hipótese, quer ganhar dinheiro tem de arranjar um part-time, mas deixar a escola não é opção. Tozé diz à irmã que vai tratar de andar em cima de Vera e que vai arranjar a carrinha, tal como prometeu.

Jorge está com Marta na farmácia, Julieta olha-o embevecida. Marta está com dores de barriga, precisa de medicação. Julieta vai falando com eles sem conseguir disfarçar o interesse em Jorge. Marta, que já não está a gostar da situação, começa a falar pelo pai deixando Julieta irritada.

Elisa está a enrolar as tortas enquanto Cremilde lhe diz, mais uma vez, que está disponível para os ajudar. Elisa não acredita na sua boa vontade, sabe que não empresta o dinheiro de coração e, por isso, recusa-se a ficar nas suas mãos. Cremilde sai ofendida com a cunhada, acha-a uma pobre e mal-agradecida.

No clube, David mostra a Belmiro, bastante entusiasmado, as marcas que fez na carta náutica e a sua teoria acerca da localização do navio que naufragou. Mimi chega com Sebastião e este diz a David que, qualquer dia, vai ter com ele ao centro para marcar um batismo de mergulho para Mimi. Esta fica atrapalhada e David, tentando disfarçar, diz que estão lotados nos próximos tempos.

Em casa dos Valente, Catarina arruma quarto enquanto reclama com Vera por estar deitada, sem fazer nada. Catarina descobre um antigo saco DVDs e diz que vai enviá-los para a prisão, para que as colegas usufruam. Marta está interessada em saber como é a vida na prisão e Catarina diz à irmã que é difícil, parece que a vida parou, por isso é que é chata e exigente com elas, porque quer que tenham um futuro.

Fernando surpreende Vasco no barco, ficou inquieto com a conversa sobre as mulheres que desapareceram da quinta. Vasco conta ao avô tudo o que sabe e é apanhado de surpresa quando percebe que Fernando desconhecia que o corpo de uma mulher tinha sido encontrado no mar. Fernando coloca a hipótese de ser Margarida, mas Vasco pensa que, se assim fosse, a inspetora Diana já tinha dito alguma coisa. Fernando não está descansado com a situação nem com a maneira como a imagem da Quinta pode ser afetada.

No armazém, Luís Maria e Eduardo conversam de forma sigilosa. Luís Maria diz-lhe que tem de arranjar forma de tirar Catarina lá de casa, é um perigo tê-la por perto. Eduardo não sabe como fazê-lo pois Caetana gosta dela e não vai despedi-la só porque sim. Luís Maria fala em venderem mais umas garrafas de Burguesinho, Eduardo acha arriscado, é melhor esperarem pelo leilão oficial pois a última garrafa que venderam, fora dos tramites oficiais, saiu-lhes demasiado cara.

Na lavandaria, Catarina passa a ferro enquanto Jaime se queixa do seu desgosto amoroso. Catarina diz-lhe para se juntar ao clube, também está a sofrer. Jaime avisa-a que, quando acabar de passar a roupa, pode sair e fechar tudo. Catarina agradece, as irmãs vão iniciar as aulas, no dia seguinte, e ela quer garantir que está tudo em ordem. Jaime pergunta-lhe pelos pais, Catarina diz que o pai tem problemas com a bebida e que a mãe não está por perto. Jaime também sente falta da mãe, desde que a perdeu que a vida parece não lhe correr bem. Catarina está em crer que os dias maus têm um fim e que, depois disso, é sempre para melhor. Jaime gosta da sua maneira positiva de ver a vida.

Caetana conversa com Sebastião e tenta manipulá-lo a contar-lhe o que se passa na Quinta, quer saber que negócios são fechados, quais são os planos de desenvolvimento e se estão a pensar em novos vinhos. Sebastião não acha bem andar a fazer isso nas costas de Vasco, mas Caetana diz-lhe que, quando vir que alguma coisa não está bem, o avisa para ele avisar Vasco e assim fazer com que o primo ache que ele é um profissional atento. Sebastião acaba por concordar em ajudá-la.

Julieta mostra a António que encontrou o peluche que Gonçalo não largava, em pequeno. António acha infantil deixar isso no quarto do filho, mas a tia diz-lhe que quer que Gonçalo se sinta bem-vindo. António sente-se culpado por ter perdido muitos anos do filho e tudo o que isso implica. Julieta diz-lhe, carinhosa, que nunca é tarde para recomeçar.

Elisa está ao computador e dá com duas faturas que estão prestes a vencer. Gabriel chega e pergunta à mãe se é verdade que o pai namorou com Julieta. Mimi diz-lhe que não há história nenhuma ali, Teodoro e Julieta namoraram, mas depois ele deixou-a para ficar com Elisa. Teodoro entra em casa e diz à mulher que a irmã lhe ligou a dizer que nunca mais vai às tortas, nem ali a casa, enquanto ela não lhe pedir desculpa por lhe ter chamado sonsa. Elisa volta a frisar que não confia em Cremilde e por isso é que não vai aceitar o seu dinheiro.

Jaime e Filipa fazem o jantar quando Belmiro, Natália e David entram, bastante animados. Natália exagera toda a situação, apenas para os irritar. Filipa percebe que o pai foi jantar fora com eles e foca bastante magoada. Belmiro diz que não foi nada combinado e desvaloriza a situação, como sempre.

Há vários carros estacionados, são viaturas que foram apreendidas pela polícia. Jorge e Tozé movem-se até encontrarem a carrinha que procuravam. Tozé apressa-se a retirar a peça que precisa enquanto Jorge fica de vigia. O polícia do parque avista-os, mas Jorge e Tozé conseguem escapar, por pouco.

Vasco e Rosa caminham pelas adegas enquanto a enóloga comenta que já revirou tudo e já falou com todos os funcionários e nem sinal do caderno de apontamentos de Margarida. Eduardo chega com o jornal e lê o título da notícia de capa “De betinho do mar a CEO da Quinta Chão da Serra”. Vasco não percebe como é que a imprensa sabe que ele é da família. Rosa está chocada por só agora ter descoberto que Vasco é neto de Fernando.

Na cozinha, Caetana conversa com Catarina, diz-lhe que o seu contrato está quase pronto e que, em certos dias, lhe vai pedir para ficar umas horas extra. Catarina pensa que não haverá problema, tem as irmãs mais novas, mas certamente conseguirá conciliar tudo. Caetana sai e Natália confronta Catarina, sabe que ela é amiga de Leonor pois esteve lá, no dia da festa, e falou com ela. Catarina fica nervosa, mas disfarça e diz a Natália que está ali apenas para fazer o seu trabalho e ser paga por isso. Natália avisa-a que está de olho nela.

Catarina entra na sala de jantar com o pequeno almoço para os irmãos. Salvador atira berlindes para fazer com que Catarina caia, mas ela consegue desviar-se. Os irmãos começam a atirar a comida para o chão e a dizer que não querem comer aquilo. Catarina sai e, quando regressa, traz consigo um aspirador e uma vassoura e avisa-os que não saem dali até estar tudo limpo. Os irmãos entreolham-se, desesperados.

No armazém, Rosa e Teodoro falam sobre a notícia do jornal que falava de Vasco e a enóloga não acha normal que ninguém lhe tivesse dito que ele era neto do patrão. Rosa pergunta por António e Teodoro diz-lhe que tem o dia de folga pois foi buscar o filho a Lisboa. Sebastião acaba por falar demais e conta a Rosa que António não assenta com uma mulher, desde que se divorciou, só quer é namorada atrás de namorada e que até se envolveu com a última enóloga e não deu certo. Rosa fica pensativa.

António e Gonçalo avançam pela vila, em direção a casa, com as bagagens deste último. António abre a porta de casa e diz ao filho para ir entrando que vai ao carro buscar o resto das malas. Gonçalo avista a casa das tortas e apressa-se a pousar a mochila e a dirigir-se lá.

Cláudia comenta com Elisa que a mãe tinha razão, são as melhores tortas que já comeu. A conversa é interrompida quando Gonçalo entra, de cara fechada, e se senta perto de Cláudia. Esta tem um ataque de tosse e acaba por se engasgar. Gonçalo ajuda-a e Cláudia morre de vergonha por ter feito aquela figura à sua frente. Julieta e António chegam e a tia não contém a felicidade ao ver o seu menino. Agora é Gonçalo quem fica cheio de vergonha. Cláudia sai, sem ser notada, e Gonçalo persegue-a com o olhar enquanto Julieta o esmaga num abraço apertado.

Sebastião está junto a Mimi, no clube, e desabafa por causa de Gonçalo. Mimi fica passada quando percebe que o namorado voltou a emprestar dinheiro ao irmão, dinheiro esse que lhes vai dar jeito para o casamento. Sebastião responde-lhe que ainda nem fez o pedido quando Madalena aparece e avisa o filho que já lhe transferiu o dinheiro que emprestou a Ricardo. Mimi quer falar das suas ideias, mas Madalena diz que tem manicure e Mimi oferece-se para ir com ela, assim falam pelo caminho. Madalena força um sorriso.

Vasco está a ler a notícia no tablet, enquanto comenta com o avô que não percebe como é que o jornalista tem toda aquela informação e que desconfia que foi alguém da família que lhe contou. Vitória acha irrelevante e diz ao filho que o seu plano, à partida, tinha tudo para dar errado pois ele não foi feito para ser um homem do campo. Fernando pergunta a Luís Maria porque é que dispensou os trabalhadores temporários e pede-lhe que resolva a situação pois há trabalho e as pessoas estão a contar com eles. Luís Maria fica contrariado, mas não reage.

Bruno observa algumas garrafas quando Caetana se aproxima e diz-lhe que é demasiado arriscado encontrarem-se ali. Bruno é sedutor e agradece-lhe pela notícia de Vasco, está a ser citada em vários meios. Rosa entra, a ler um dossier, e Caetana apressa-se a afastar-se de Bruno e a apresentar Rosa, a nova enóloga da Quinta. Rosa recebe o jornalista e, ainda que contrariada, vai fazer a visita guiada que Caetana lhe pede.

Na sala de jantar, Vasco confronta o tio e pergunta-lhe se foi ele quem passou aquelas informações ao jornalista. Luís Maria diz que não e fica ofendido que o sobrinho pense que seria capaz de fazer tal coisa. Caetana e Catarina entram, esta diz que vai buscar os irmãos à escola e que depois os leva ao Padel mas precisa dos cartões do clube. Vasco tenta aproximar-se e pergunta a Catarina se o trabalho está a correr bem, mas ela limita-se a acenar. Quando está prestes a sair, Catarina é abordada por Eduardo, que acaba de chegar, e lhe diz que está despedida pois naquela casa não trabalham criminosos. Todos são apanhados de surpresa e Catarina gela quando Eduardo diz que ela tem cadastro, que acabou de sair da prisão e está em liberdade condicional. Vasco fica em choque e Catarina encurralada.