“Flor Sem Tempo”: Resumo dos próximos episódios

“Flor Sem Tempo”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 77 (8 a 14 de maio)

Vasco está decidido a ir-se embora.

Leonor dá um estalo a Catarina.

Fernando diz a Caetana que a quer fora da empresa de forma imediata e definitiva.

Na sala de estar, Vasco e Fernando conversam sobre Catarina. Vasco diz ao avô que não quer falar do assunto, as coisas não resultaram entre eles e, como está fartos das guerras também com a família, está decidido a ir embora. Fernando diz-lhe que precisa dele a seu lado, que não está tão reabilitado como parece e que precisa de ajuda para enfrentar tudo o que aí vem. Vasco responde ao avô que está na sua hora, já deu o que tinha a dar ali e quer voltar à sua vida. Fernando, exasperado, diz-lhe que sempre pensou primeiro em si e só depois no s outros, que precisa dele e que não quer dar razão a Caetana quando ela diz que o irmão é um egoísta. Vasco percebe que Fernando está agitado e diz-lhe para ir descansar, conversam melhor no dia seguinte.

Leonor pede ajuda a Vera porque teve uma nova encomenda de trabalho. Vera começa a dizer à mãe que não a vai ajudar, não é sua obrigação. Leonor pede-lhe desculpa, sabe que errou mas está disposta a fazer tudo o que estiver ao seu alcance para se redimir. Vera, já chateada, diz à mãe que estão naquela situação por causa dela e que Catarina e ela foram raptadas e ameaçadas. Leonor fica em choque e acha que Catarina lhe devia ter contado. Vera diz que a irmã passa a vida a protege-la e que a mãe só sabe estragar tudo, até foi capaz de afastar Vasco, que era a única pessoa que os podia ajudar. Leonor fica afetada com aquela discussão.

Na cozinha, Caetana diz à mãe que não vai apresentar carta de demissão nenhuma e que o avô se quiser que a despeça. Vitória tenta acalmar a filha e dizer que Fernando só disse aquilo porque está debilitado e sentiu que não cumpriram as suas ordens, mas rapidamente vai perceber que o que fizeram foi belo bem da empresa. Caetana avisa a mãe que tem de impedir Fernando de a despedir pois não vai perder esta guerra para Vasco. Eduardo chega e pergunta o que estão a pensar fazer em relação ao pedido de Fernando e comenta que Caetana está em maus lençóis, por causa do leilão do Burguesinho. Caetana diz ao pai que não passa de um inútil.

Na casa das tortas, Diana e David falam com Natália e fazem-na ver que está errada, Belmiro esforçou-se e Filipa até lhe pediu desculpa. fazem ver a mãe q está errada, Belmiro esforçou-se e Filipa até pediu desculpas. Natália diz que não se vende tão facilmente e avisa David que, caso não a queira lá em casa, pode dizer que ela arranja-se sozinha. David não tem coragem de dizer a verdade à mãe.

Na receção do clube, Mimi queixa-se a Sebastião da pancada que Carla lhe deu e mostra-lhe a cara, para ele ver se tem alguma marca. Sebastião toca-lhe e Mimi tenta aproveitar a proximidade mas ele afasta-a. Mimi quer saber o que tem de fazer mais para que ele a perdoe mas Sebastião não quer que ela faça nada, não pensa esquecer que o traiu.

Na sala de jantar estão Ricardo, Madalena e Luís Maria. Fernando pergunta onde está a restante família e Madalena diz que Vitória e Caetana saíram e que Eduardo saiu de casa. Luís Maria decide testar a memória do sogro e perceber se este se lembra que ele o abandonou no escritório mas rapidamente percebe que Fernando não se recorda. Madalena confessa, orientada pelo marido, que foi Vitória quem convocou a assembleia para destituir Vasco. Fernando fica admirado com a postura da filha e observa Luís Maria, como que percebendo que Madalena está a agir sob as suas instruções. Fernando irrita-se com Ricardo, por causa da venda quota e acaba por se levantar e abandonar o jantar.

Leonor vai à lavandaria ter com Catarina e confrontá-la com o rapto, diz que Vera lhe contou tudo e que acha que a culpa é dela mas Leonor avisa Catarina que isto só está a acontecer porque ela é uma tonta e pôs a família em risco quando contou a Vasco a verdade. Catarina, já de cabeça perdida, diz à mãe que Vasco é diferente e que não estariam nesta situação caso ela não se tivesse metido com um homem que se está a borrifar para ela. Leonor, num impulso, dá um estalo a Catarina. Esta fica, em choque, a olhar para a mãe.

Leonor sai, chocada com aquilo que acabou de fazer. Catarina vem atrás da mãe e ainda tenta detê-la mas Leonor foge, de lágrimas nos olhos.

Vasco e David bebem uma cerveja enquanto o enólogo comenta com o amigo que está decidido em ir embora e até já tem uma rota definida. David gostava de o acompanhar mas não pode e comenta que Vasco podia era levar Catarina, ele esteve no pontão, a olhar para o barco dele e estava arrasada. Vasco finge não ter interesse e diz ao amigo que não pode fazer mais nada em relação a Catarina e que Fernando vai ter de aceitar que a sua decisão está tomada.

Na farmácia, Cremilde esforça-se para não cuscar o cartão que esta pousado no balcão de Filipa, acompanhado de um malmequer. Julieta repara na flor e acha que foi Antímio que a deixou para ela mas Cremilde avisa-a que o envelope é para Filipa. Filipa abre o envelope e ri-se. Tozé entra, diz que queria ver a reação dela, e fica contente por perceber que Filipa gostou.

Em casa dos Mosquito, Carla diz a Gabriel que ali foi pois prometeu que ia agradecer o ramo que ele lhe deu, pétala por pétala. Mimi entra, fica louca quando a vê ali, e diz ao irmão que tanto ela como Mónica o estão a usar, só querem gozar com ele e nada mais. Gabriel diz à irmã que não tem o direito de tratar Carla daquela forma mas esta decide ir-se embora antes que as coisas se compliquem. Gabriel, muito chateado, diz a Mimi que nunca a vai perdoar.

Caetana vai ter com Vasco ao pontão, quer saber se o irmão vai aceitar a proposta do avô. Vasco diz-lhe que perdeu uma viagem pois já avisou o avô que não vai ficar, não pertence ali e precisa de se afastar da família, que não passam de uma cambada de interesseiros. Caetana fica contente e Vasco pede-lhe que, ao menos, mantenha Luís Maria debaixo de olho antes que este acabe com Fernando, pois vontade não lhe falta. Caetana fica pensativa.

No escritório, Fernando tenta trabalhar mas está cansado e ainda em recuperação. Natália entra, com o lanche e a medicação, e diz-lhe que está muito feliz por tê-lo de volta. Luís Maria vai falar com Fernando, quer garantir que este não se recorda que o abandonou, caído, no chão do escritório. Fernando fica a ouvir o que o genro tem para lhe dizer, enquanto Luís Maria vai acusando tudo e todos por aquilo que se passou na empresa, acusa Vitória de ter destituído Vasco para o castigar por namorar com a filha de Leonor, acusa Caetana de ter seguido com o leilão ainda que ele lhe tenha dito que não o deveria fazer. Fernando está curioso e Luís Maria continua a falar, mas já não ouvimos.

Na casa das tortas, Elisa conta a Catarina da nova encomenda que arranjou a Leonor mas Catarina não está muito entusiasmada e só presta atenção quando Elisa lhe conta que Fernando voltou para casa. Leonor chega e Catarina afasta-se para a cozinha, não quer encarar a mãe.

Na sala de estar, Madalena tenta disfarçar a impaciência para não ser indelicada com Mimi, que insiste em falar com Fernando pois quer esclarecer o envio da fotografia das suas mimis.  Madalena diz-lhe que o pai está em recuperação e que não se lembra de muita coisa que aconteceu, antes de entrar em coma.

Sebastião desce do quarto, atraído pela voz de Mimi, e fica escondido a ouvir a conversa desta com a mãe. Mimi diz a Madalena que para ser tudo perfeito, só faltava Sebastião aparecer e dizer que não a odiava. Sebastião fica a pensar na vontade que tem de a perdoar mas mantém-se escondido.

Sebastião continua a ouvir a conversa de Mimi e Madalena e emociona-se pois está a sentir exatamente o mesmo que Mimi, tem saudades dela e do que eram juntos. Salvador chega e algema Sebastião mas este, ao perceber que Mimi se está a aproximar, pega no sobrinho ao colo e leva-o para a rua. Salvador ri-se com a brincadeira do tio.

Madalena acaba por consolar Mimi, que confessa que nunca se sentiu tão mal em toda a sua vida, ama Sebastião e não consegue viver sem ele. consola Madalena diz-lhe que tem de ser forte, já toda a gente teve desgosto de amor e, apesar de custar, com o tempo tudo melhora.

Belmiro vai à lavandaria e leva a roupa ao filho para lavar. Jaime separa a roupa que o pai trouxe e diz-lhe que já chega de andar caído pelos cantos por causa de Natália, tem de arrebitar. Belmiro não tem forças, perdeu a mulher que ama. Jaime desafia-o a fazer um vídeo mas este não quer e o filho acaba por ficar cansado que o pai esteja sempre a defender Natália, em detrimento dele e de Filipa.

Na farmácia, Julieta culpa Cremilde por Antímio ainda não lhe ter dito nada. As duas preparam-se para ir comer uma torta quando Filipa entra e lhes conta que o engenheiro Fernando voltou para casa, pelo próprio pé. As funcionárias ficam em choque.

Na cozinha da casa das tortas, Leonor pede desculpa a Catarina por lhe ter batido, não sabe o que se passou, perdeu a cabeça e descarregou na filha, que não merece e faz tudo pela família. Catarina desculpa-a, diz que estiveram as duas mal e que esteve a pensar e não era assim tão má ideia irem embora e começarem uma nova vida noutro lugar. Leonor fica entusiasmada e Catarina diz que já falou com o irmão e que ele concordou em venderem a casa e saírem de Vila Santa.

Na sala de jantar, Fernando está perante a família e começa a disparar acusaºoes em todas as direções. Primeiro diz a Vitória que não quer alguém na empresa, capaz de destituir o próprio filho por cauda de um capricho. Depois diz a Vasco que se não quere estar ali, não esteja, vá para o mar e faça o que quiser com a sua vida. Por fim diz a Caetana que não quer trabalhar com alguém que acabou de fazer um desfalque de 2 milhões de euros na empresa e que, por isso, a quer fora dali imediatamente e para sempre. Ficamos no choque de todos, menos de Luís Maria.