“Flor Sem Tempo”: Resumo dos próximos episódios

“Flor Sem Tempo”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 28 (27 de fevereiro a 5 de março)

Catarina e Tozé vão até à casa onde Leonor vivia e encontram uma pulseira da mãe.

Vasco apresenta Mariana, a nova responsável pelas visitas guiadas à Chão da Serra.

Tozé discute com o pai e acaba por contar a Vera o que fez à mãe. 

Nos balneários do clube, Mimi está muito chorosa, enquanto Belmiro a tenta consolar. Mimi diz que faz tudo pelo clube e que Madalena é incapaz de lhe reconhecer valor e foi contratar uma pindérica para ficar a gerir o espaço. Belmiro tenta acalmá-la quando Graça entra e se surpreende que Belmiro esteja no balneário feminino. Graça traz uma vassoura na mão e diz que Jorge está doente e que Mimi terá de assegurar as suas tarefas. Belmiro fica com medo da reação de Mimi, mas esta controla-se e acede, diz que fará tudo o que lhe é pedido. Graça fica agradada com a atitude e Mimi furiosa.

Cremilde está na casa das tortas, sentada a uma mesa, quando Madalena entra e se dirige ao balcão para falar com Elisa. Madalena lamenta, mas não vai poder seguir com o negócio, não é boa altura e Luís Maria achou que também não era bem a área de negócio deles. Elisa fica triste, mas agradece a Madalena a consideração. Cremilde fica em choque com o que ouve, não quer acreditar que Elisa estava prestes a substituí-la daquela forma. Elisa diz-lhe que devia refletir no que fez para merecer aquilo.

Na cozinha da casa das tortas, Tozé e Catarina estão a analisar as fotografias que tiraram ao GPS do carro de Eduardo quando dão com uma morada, que está repetida várias vezes. Tozé estranha, por ser numa área bastante isolada, mas Catarina diz-lhe que têm de lá ir.

Na sala de provas, Vasco acaba de apresentar Mariana a António e pede-lhe que lhe passe todas as informações necessárias para que esteja preparada para as visitas guiadas. Vasco sai e Luís Maria vem perguntar a António se tratou da encomenda que lhe pediu, quando estaca em Mariana e fica a admirá-la. Mariana apresenta-se e promete dar o seu melhor. Luís Maria acredita que sim e fica a olhá-la, enquanto esta se afasta com António.

Na farmácia, Cremilde desabafa com Julieta sobre o facto de Elisa ter tentado fazer negócio com Madalena. Julieta comenta que se Madalena lhe pagasse bem pela sua parte, até podia investir o dinheiro na compra da farmácia, com ela. Cremilde zanga-se com a amiga, só pensa nela. Julieta diz-lhe que está impossível e sai para o armazém. Natália chega, para aviar uma receita, e Cremilde convida-a para uma saída. Natália não entende de onde vem aquele convite, mas acaba por aceitar.

Na lavandaria, Jaime passa a ferro enquanto ouve os desabafos da irmã. Filipa queixa-se de Ricardo, que é oito ou oitenta e Jaime acha que ela devia falar com ele e exigir-lhe que a trate como uma princesa, menos que isso não vale a pena. Jaime comenta com a irmã que Natália quase o obrigou a combinar um jantar com Catarina, deve ser para o testar. Filipa diz-lhe que não se preocupe, que ela o ajuda com o jantar.

A casa está às escuras, Tozé e Catarina batem à porta, mas não há sinal de vivalma. Tozé arromba a porta e os irmãos começam a vasculhar tudo, mas não encontram nenhuma pista que indique que foi Leonor que ali esteve. Quando estão de saída, Catarina volta a entrar, parece que pressente alguma coisa e dá com uma pulseira da mãe. Ficam os dois em choque.

No moinho, vemos Leonor deitada no sofá, exausta de tanto chorar. Eduardo entra, com um ar pesaroso, e pede-lhe desculpa por toda aquela situação, mas diz que Luís Maria anda cada vez mais desconfiado e que tem de a proteger a ela e aos seus filhos. Leonor parece estar resignada, diz que o ama e que confia nele, sabe que quer o melhor para ela. Eduardo fica satisfeito com a postura de Leonor e esta começa a seduzi-lo, percebemos que vão fazer amor, ainda que se veja, na cara de Leonor, que não o faz de livre vontade.

Catarina e Tozé ainda estão a tentar digerir o facto de terem encontrado a pulseira de Leonor, naquela casa. Tozé acha que a mãe pode ter deixado a pulseira para trás, porque alguém lhe fez mal. Catarina agarra o irmão e abraça-o, com força, dizendo que vão encontrar a mãe, custe o que custar.

Caetana está prestes a sair de casa quando Luís Maria se aproxima dela e lhe diz que não o engana com aquele discurso de que agora está do lado de Vasco e disposta a ajudá-lo no que for necessário. Caetana avisa o tio para ter cuidado, vai estar de olho nele e é melhor não tentar nenhuma jogada que prejudique Vasco ou Fernando pois, caso o faça, ela vai denunciá-lo. Luís Maria agarra-a, agressivo, e avisa-a que não o ameace pois pode arrepender-se. Vasco chega, nesse momento, e percebe que algo se passa. Luís Maria sai, disfarçando, e Caetana diz ao irmão para não se preocupar pois sabe cuidar dela. Vasco fica intrigado com a situação.

Em casa dos Mosquito, Sebastião está em frente a Mimi, que está bastante chorosa. Sebastião tenta contar-lhe que beijou outra mulher mas Mimi nem lhe dá oportunidade, começa a falar de Graça e do facto de Madalena não lhe reconhecer valor para ficar à frente do clube. Sebastião reconhece que é injusto e consola a namorada, bastante constrangido por não ter sido honesto com ela.

No bar do clube, Belmiro e Graça conversam ao balcão. Belmiro diz-lhe que gosta muito de trabalhar ali e de falar com os clientes. Graça explica-lhe que é o efeito balcão, as pessoas sentem-se à vontade para desabafar. Natália entra e observa a cumplicidade dos dois, mas Belmiro repara nela e apresenta-a logo a Graça. Natália reconhece-a, eram vizinhas, mas Graça não parece lembrar-se dela embora fica contente por reencontrá-la. Natalia vem avisar Belmiro que vai sair com Cremilde e que ele terá de se safar com o jantar. Belmiro acha que ela faz bem em sair com a amiga, precisa de um tempinho para se divertir.

Na receção do clube, Bruno cruza-se com Caetana e pergunta-lhe se podem fazer equipa. A Conversa é interrompida por Mariana, que acaba de chegar. Caetana apresenta-a a Bruno e este acha que a conhece, mas Mariana, tensa, disfarça e diz ter a certeza que não.

Na casa das tortas, Catarina está de serviço ao balcão, enquanto conversa com Diana e lhe conta que descobriu uma morada, no GPS de Eduardo, que ia dar a uma casa isolada, onde estava uma pulseira de Leonor. Diana fica bastante apreensiva e nervosa perante todas aquelas informações. Catarina não desarma, quer que ela investigue e dá-lhe a morada da casa, para que possam ir recolher impressões digitais. Diana diz-lhe que lá vai, mas que não garante que Leonor não esteja desaparecida, de livre e espontânea vontade.

Em casa da família Santos, vemos que António liga a Rosa, mas esta não atende. Cláudia vem do quarto, arranjada para sair, e Rosa elogia-a e pergunta se vai sair com Gonçalo. Cláudia diz que sim e que não quis parecer egoísta, mas gosta mesmo de Gonçalo e não queria perder o que tem com ele. Rosa diz à filha que não se preocupe, o que tinha com António está acabado e só quer é que ela seja feliz. Cláudia abraça a mãe, que está devastada.

António está frustrado, procura uma lâmpada, mas só encontra as que estão fundidas. Gonçalo entra, na sala, e pergunta ao pai porque é que está naquele estado. António é honesto com o filho e diz-lhe que Rosa terminou tudo com ele para que Gonçalo e Cláudia pudessem namorar. Gonçalo fica constrangido, mas António diz-lhe que é isso que os pais fazem, abdicarem da sua felicidade em prol dos filhos.

Na sala de provas da Quinta, Natália e Cremilde falam enquanto degustam um vinho branco e queijo. Cremilde tenta perceber se Natália sabe alguma coisa sobre a possibilidade de Madalena se tornar sócia de Elisa, nas tortas, mas Natália diz-lhe que não conte com ela para falar da vida dos patrões. Filipa e Julieta entram, vieram usufruir do voucher, e dão de caras com Cremilde e Natália. Ficam incomodadas com o descaramento de Cremilde, mas não dão parte fraca e decidem aproveitar a experiência.

Jorge acaba de entrar em casa e Tozé discute com ele, por não lhes ter contado o que aconteceu entre ele e Leonor. Jorge tenta esquivar-se, mas Tozé avisa-o que tudo o que acontecer a Leonor, será um peso nas suas costas. Vera aproxima-se, atraída pela gritaria, e exige saber o que se passa. Jorge não lhe quer contar, mas Tozé é honesto com a irmã e conta-lhe o que aconteceu na última vez que Jorge viu Leonor.