“Flor Sem Tempo”: Resumo dos próximos episódios

“Flor Sem Tempo”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 73 (1 a 7 de maio)

Leonor não está disposta a reatar a sua relação com Jorge.

Gabriel declara-se a Filipa.

Catarina desmascara Eduardo à frente de Vasco.

Na casa das tortas, Vasco tenta falar com Catarina enquanto esta tenta esquivar-se. Vasco diz-lhe que não vai desistir de tentar falar com ela e perceber o que realmente se passa mas Catarina diz-lhe que pode ir beijar Mariana e deixá-la em paz. Vasco diz-lhe que não tem o direito de ficar ofendida, uma vez que terminou tudo com ele. Catarina pede-lhe que se vá embora e segue para a cozinha. Vasco vai atrás dela.

Catarina diz-lhe que não pode estar ali mas Vasco promete que só se vai embora quando ela lhe der uma explicação válida para ter terminado tudo com ele, de um momento para o outro. Catarina responde-lhe que já lhe disse tudo o que tinha a dizer e Vasco, muito desapontado, diz que começa a achar que foi sempre um tonto e que ela nunca o amou, como dizia. Catarina diz que nunca lhe mentiu e Vasco insiste me saber o que se passa, diz que juntos conseguem ultrapassar qualquer coisa. Catarina acha que as coisas não são tão simples como ele pensa e Vasco percebe que não vai a lado nenhum com aquela conversa e diz-lhe que se vai embora com a promessa de que não a volta a chatear. Catarina desaba em lágrimas, mal ele sai.

Jorge e Leonor acabam de entrar em casa. Ele diz-lhe que até se pode ter precipitado, com a proposta que fez, mas que está disposto a mudar e a reconquistá-la. Leonor tem saudades dele, do tempo em que se davam bem mas acha que já se passaram demasiadas coisas e que é impossível esquecê-las. Jorge insiste, diz que é capaz de deixar de beber e de voltar a ser o homem pelo qual ela se apaixonou mas Leonor avisa-o que já tiveram a sua oportunidade e que não soubera aproveitá-la, agora não adianta insistir.

No bar do clube, David desabafa com Diana sobre a estadia de Natália em sua casa, diz que a mãe lhe anda a arrumar tudo tão bem que ele já nem sabe onde estão as coisas. Diana queria conseguir ajudá-lo mas duvida que a mãe queira ir para casa dela. Belmiro aproxima-se deles e diz que quer organizar uma surpresa para Natália nos seus anos. David fica muito animado e diz que pode contar com a sua ajuda.

No armazém, António e Rosa tentam ligar para os filhos, em vão. Rosa diz-lhe que desde que Cláudia começou a namorar com Gonçalo, acha que é dona e senhora de si e que não tem de prestar contas à mãe. António tenta acalmá-la e dizer que a viagem é de uns dias apenas e que Laura, a mãe de Gonçalo, estará com eles. Luís Maria entra e pergunta a Rosa como estão a correr os testes ao Burguesinho. Rosa diz-lhe que é Vasco que tem todas as informações e Luís Maria pede-lhe para falar, a sós, com ela. António percebe que Rosa fica desconfortável e esta comenta que a postura de Luís Maria a deixa irrequieta, prece que está sempre a controlar toda a gente.

Na cozinha da casa das tortas, Elisa acaba de provar uma das empadas de Leonor e parabeniza a amiga, diz-lhe que superou a prova, com muito sucesso. Leonor fica contente, fez o melhor que conseguiu tendo em conta que o pedido veio de um dia para o outro e não tinha uma cozinha profissional onde trabalhar. Elisa vê-a desanimada e Leonor comenta com a amiga que Jorge quer uma nova oportunidade, diz que vai deixar de beber e que vai passar a ser o homem que ela merece. Elisa acha que é tarde para ele mudar e Leonor concorda, não está disponível para tentar novamente e quer distância de homens.

Vasco e Caetana comentam, no escritório, que Rosa já identificou mais duas garrafas cujo vinho foi alterado. Caetana acha que Vasco está a desfrutar da situação, de a ver a sofrer mas Vasco avisa a irmã que o Burguesinho é o diamante da empresa e que não tem prazer nenhum em que esteja a ser destruído daquela forma. Caetana desconfia que alguém, dentro da empresa, anda a enganá-los e a vender Burguesinho de forma clandestina. Luís Maria entra, pergunta se há novidades e reage, com grande surpresa, quando Vasco lhe diz que já apanharam mais duas garrafas adulteradas. Caetana jura que vai mandar o responsável para a cadeia. Vasco pergunta ao tio pela assembleia geral e este diz-lhe que irá receber a ordem de trabalhos a tempo, ainda não enviou porque se pode alterar. Caetana olha-o, com raiva.

Catarina recolhe a loiça suja das mesas enquanto Tozé a persegue e lhe diz que devia ir a correr atrás de Vasco e fugir com ele de barco, para bem longe. Catarina diz-lhe que não pode fazer isso mas Tozé responde-lhe que ela já abdicou de muita coisa na vida pelos irmãos e que está na hora deles retribuírem para ela também poder ser feliz. Vitória entra, interrompendo a conversa, e os irmãos ficam nervosos pois Leonor está na cozinha. Leonor sai, cruza olhares com Vitória e dirige-se a ela deixando o aviso de que não quer nada com Eduardo, que da família Torres quer distância porque eles são todos lixo. Vitória, muito indignada, levanta-se e vai-se embora. Tozé e Catarina elogiam a coragem da mãe.

No bar do clube, Belmiro e Jorge bebem um bagaço e falam sobre as desgraças das suas vidas amorosas. Julieta chega, para treinar, e não perde a oportunidade de humilhar Jorge, dizendo que para beber tem sempre dinheiro e que ela é que foi uma tonta por acreditar nele e lhe ter dado guarida.

Filipa apresenta alguns produtos a Tozé, quando Gabriel entra determinado na farmácia. Filipa esconde-se atrás do balcão e Gabriel diz-lhe que é melhor assim, prefere não ter de a encarar enquanto lhe diz tudo aquilo que sente. Tozé está confuso mas fica a assistir à declaração de amor que Gabriel faz a Filipa dizendo que sempre gostou dela e que o dia em que a beijou, foi o melhor da sua vida. Gabriel sai, sem dizer uma palavra. Filipa, ainda em choque, dá a Tozé aquilo que ele lhe pediu e Tozé encaminha-se para a saída enquanto lhe diz que Gabriel pareceu estar a ser sincero. Filipa não sabe o que pensar.

Em casa dos Formiga, António comenta com Rosa que Gonçalo levou a escova de dentes. Rosa fica apavorada por Cláudia ter ido viajar sozinha, com o namorado, sem a sua autorização. António decide ligar a Laura e pede-lhe que quando os miúdos chegarem diga a Cláudia para ligar à mãe. Rosa está desesperada, queria que as coisas fossem simples mas parece que são um pesadelo que teima em não terminar.

Mimi cruza-se com Ricardo, que está a limpar uma das ruas da vila. Ele tenta esconder-se mas Mimi aproxima-se e pede-lhe que interceda, por ela, com Sebastião. Ricardo diz que já tentou falar com o irmão mas ele está irredutível, não ouvir falar dela nunca mais.

Natália organiza talheres, na cozinha, quando Catarina espreita e pergunta por Vasco. Natália diz-lhe que ele deve estar na adega ou na sala de provas e Catarina dirige-se lá.

Catarina e Vasco encontram-se e ela diz-lhe que queria muito poder fugir com ele e ser feliz mas, por causa da sua família, não pode, não é capaz de os abandonar quando correm perigo. Vasco quer saber porque é que diz aquilo mas Eduardo entra, nesse momento, e começa a ofender Catarina, quer expulsá-la e não a quer perto do filho, sabe que tanto ela, como a mãe, não passam de umas aproveitadoras. Catarina perde a cabeça e diz a Eduardo que quem está a mentir é ele, que raptou e drogou Leonor e a manteve presa num moinho. Vasco fica em choque, quando ouve aquilo. Catarina encara Eduardo, que está em pânico.

Na cozinha da casa das tortas, Leonor está a colocar a comida dentro das caixas de entrega quando Jorge aparece, já alcoolizado, e lhe diz que acha que merece uma segunda oportunidade e que não acredita que ela já não sinta nada por ele. Leonor, como percebe que ele está alterado, decide não prolongar a conversa e diz apenas que não está na disposição de lhe dar aquilo que ele quer. Jorge conforma-se e diz que a ajuda a carregar as caixas para a carrinha. Leonor acaba por ceder e aceitar a ajuda.

Catarina está descontrolada e confronta Eduardo com tudo o que fez a Leonor e com a morte de margarida. Eduardo, ainda que muito comprometido, mostra o vídeo adulterado a Vasco, onde vemos Leonor a disparar contra Margarida. Vasco fica confuso, não sabe em quem deve acreditar. Catarina avisa-o que Eduardo e Luís Maria são uns monstros e que deviam estar presos e sai, disparada. Vasco pede ao pai para ver novamente o vídeo novamente e pergunta-lhe como é que o corpo de Margarida foi para ao mar. Eduardo diz-lhe que Luís Maria os ajudou e que tudo o que fez foi para afastar Leonor da cadeia. Vasco diz que, independentemente de tudo, o pai mentiu-lhe em relação a Catarina e ao ódio que sentia por ela. Eduardo está muito apreensivo.

Na sala de jantar, Madalena está ao telemóvel a marcar um novo encontro. Ricardo vem do serviço comunitário e pergunta à mãe com quem estava a falar. Madalena desvia o assunto e diz que vai pedir a Natália que lhe faça um lanche reforçado, para compensar o esforço. Ricardo aproveita e rouba uma garrafa de vinho.

Gonçalo e Cláudia acabaram de chegar ao hotel, em Estocolmo, e Gonçalo dá um abraço sentido à mãe. Laura está contente por conhecer Cláudia e diz-lhes que antes de irem comer qualquer coisa, eles devem ligar aos pais para os deixar descansados. Cláudia e Gonçalo trocam um olhar contrariado.

Em casa dos Formiga, Rosa está cada vez mais nervosa por não ter novidades de Cláudia. Laura liga e diz que está tudo bem enquanto Cláudia lhe faz sinais a dizer que não quer falar com a mãe. António passa o telemóvel a Rosa mas acaba por desligar a chamada quando esta começa a discutir.

Rosa fica furiosa com António, quer falar com a filha ou vai apanhar um avião para a trazer de volta, por uma orelha. António tenta acalmá-la e chamá-la à razão dizendo que os miúdos estão bem e estão acompanhados por uma adulta e que eles deviam aproveitar aquele tempo a sós para namorar. Julieta, que percebe que o clima está tenso, diz que vai fazer mojitos para todos.