“Flor Sem Tempo”: Resumo dos próximos episódios

“Flor Sem Tempo”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 76 (8 a 14 de maio)

Fernando regressa a casa, para espanto da família.

Catarina propõe a Tozé irem embora de Vila Santa.

Natália diz a Belmiro que só volta para casa se Filipa sair.

Na farmácia, Cremilde aguarda que Caetana faça a avaliação do seu trabalho enquanto responsável. Caetana diz à funcionária que desempenhou, com distinção, todas as suas tarefas e que está orgulhosa do seu trabalho. Cremilde não cabe em si mas Julieta e Filipa comentam que a sua atitude não tem sido a melhor, que o poder lhe subiu à cabeça. As três começam a trocar acusações e Caetana põe ordem na farmácia avisando que não tolera aquele tipo de comportamentos.

Ricardo está com Jaime, na lavandaria, e conta-lhe o que se passou no barco de Vasco. Jaime quer saber a verdade e Ricardo acaba por confessar que bebeu uns copos e que é uma desilusão, não passa de um adito que não tem solução. Jaime tira-lhe o saco de comprimidos, que Ricardo lhe mostra, e deita-os para um balde de água. Ricardo perde a cabeça e agarra Jaime pelos colarinhos mesmo quando Belmiro entra. Ricardo afasta-se, de forma brusca, tentando disfarçar a proximidade de Jaime. Belmiro avisa-os que Natália faz anos e mostra o anel que lhe comprou. Jaime diz que é lindo e só se ela for parva é que não vai adorar.

David e Diana bebem café, na casa das tortas, enquanto este pede à irmã que seja ela a ir buscar Natália para o almoço surpresa pois, dessa forma, a mãe não vai desconfiar de nada. Diana, ainda que algo contrariada, acede. Gabriel chega e David mete conversa com ele mas este está muito desiludido com o amigo, só lhe deu maus conselhos. Davis quer saber o que se passou e Gabriel conta-lhe que se declarou a Filipa, com um ramo de rosas, e que ela estava a jantar com Tozé. David nunca imaginou que Filipa já tivesse partido para outra e Gabriel comenta que tem mesmo de a esquecer, é a única solução.

Catarina está deitada na cama quando Leonor entra com o pequeno-almoço. Catarina comenta que não tem apetite e que está muito desiludida com a mãe por a ter desmentido à frente de Vasco. Leonor diz-lhe que o fez pelo bem da família mas Catarina acha que essa atitude lhe custou a sua felicidade pois vasco nunca mais vai acreditar nela. Leonor acha que Vasco não é a pessoa ideal para a filha, vem de uma família de gente louca e sem escrúpulos. Catarina sai para trabalhar e Leonor diz a Marta que já recebeu o dinheiro do serviço que fez para Elisa e que lhe vai comprar a mochila que ela tanto queria.

Na sala de provas, Vasco está a arrumar umas coisas enquanto diz a Mariana que está decidido em ir embora e voltar para o mar. Mariana diz que vai com ele mas Vasco não quer, precisa de estar sozinho. Rosa, Teodoro, Sebastião e António entram e Vasco aproveita para lhes comunicar que a sua jornada na Chão da Serra termina ali, que vai voltar às suas origens. Sebastião fica muito triste e ainda tenta demover o primo mas Vasco está decidido. Todos lhe desejam boa sorte e agradecem pelo tempo em que trabalhou com eles.

No quarto do hospital, Henrique examina os olhos de Fernando, que lhe pergunta quando é que vão perceber se ficou com sequelas ou não. Madalena tenta entrar e estranha a porta estar trancada mas Fernando diz a Henrique que saia e que não diga nada. Madalena entra no quarto e começa a desabafar com o pai sobre a sua relação com Luís Maria, sente-se sozinha e desamparada. Fernando continua em silencia mantendo segredo do seu estado de saúde.

Mimi, Filipa, Carla e Mónica jogam padel e consegue sentir-se a raiva que sentem, em cada batida na bola. No final do jogo, Mimi e Filipa provocam Carla e Mónica. Quando estão de saída, Carla atira uma raquete, na direção de Mimi, que corre e se atira a ela. Mónica e Filipa tentam separá-las e evitar que se peguem.

Já no balneário, Mimi está passada e Filipa tenta acalmá-la quando Carla e Mónica entram. Trocam acusações e Mimi atira o seu chinelo a Carla, que lho atira de volta. As duas tornam a pegar-se quando Graça entra e diz à funcionária que, ou para imediatamente, ou vai parar ao olho da rua.

Em Estocolmo, Laura conversa com Gonçalo e Cláudia e ouve as queixas deles em relação ao namoro dos pais. Cláudia comenta que, por ela, ficava ali para sempre mas Laura diz-lhe que as coisas não podem ser feitas dessa forma e que a vida deles está em Portugal. Gonçalo agarra a mãe e a namora e confessa que está muito feliz por estar com as duas mulheres da sua vida.

Diana vai ter com Natália à Quinta e dá-lhe o seu presente de aniversário. Natália desdenha do presente e a filha começa a ficar sem paciência para a postura da mãe mas convida-a para almoçar. Natália não está com grande cabeça para almoços e está triste porque nem David, nem Belmiro se lembraram dos seus anos. Diana insiste e a mãe acaba por aceitar ir almoçar, pensando que vai só com ela.

Catarina está dentro da sua carrinha, no pontão, a observar o barco de Vasco de lágrimas nos olhos. David vê-a e decide ir ter com ela. Catarina disfarça mas David percebe o que se passa e diz-lhe que Vasco ainda não foi embora. Catarina não reage e acaba por se ir embora, muito triste.

Na sala de estar, Vasco aguardar que todos os membros da família cheguem para lhes comunicar a sua decisão de se ir embora. Quando Caetana chega, Vasco diz-lhes que vai voltar para o mar, que se demite do seu cargo de enólogo e se demite também daquela família. O momento é interrompido por Fernando, que entra acompanhado por Sebastião, e diz a Vasco que o mar pode esperar. Ficamos na perplexidade de todos.

No armazém, António está a comentar com Teodoro que viu Fernando a entrar na Quinta, acompanhado pelo neto. Teodoro acha que António está a alucinar mas este garante-lhe que é verdade. Luís Maria ouve a conversa e fica em pânico por perceber que o sogro afinal está vivo.

Vasco abraça o avô e confessa que tinha muitas saudades. Vitória e Madalena também estão muito felizes por ter o pai de volt, já Caetana, Eduardo e Luís Maia, que entretanto se juntou, tentam disfarçar o incomodo que sentem. Fernando diz-lhes que Sebastião já o pôs a par de tudo o que se passou enquanto esteve em coma e que todas as decisões tomadas na sua ausência vão ser anuladas. Vitória e Caetana tentam opor-se mas Fernando diz que Vasco volta a ser o CEO, que o mar vai esperar por ele e que, por enquanto, o seu lugar é ali. Vasco diz que vai pensar na proposta do avô e Fernando avisa Caetana, Vitória, Luís Maria e Eduardo que aguarda pelas suas cartas de demissão, uma vez que não hesitaram em atraiçoá-lo enquanto estava em coma. Ficamos no choque de todos.

Na lavandaria, Tozé pressiona Catarina para que lhe conte a verdade, acha que ela e Vera estão a esconder alguma coisa. Catarina não diz nada, apenas que ela e Vasco são passado e que ele não vai ajudá-los depois de achar que ela não passa de uma mentirosa e de uma manipuladora. Tozé acha que chegaram ao ponto em que têm de admitir que perderam, não há nada a fazer. Catarina lança a ideia de que podiam ir embora e Tozé diz à irmã que a segue para onde ela for.

No bar do clube, todos ajudam a preparar a surpresa para Natália. Belmiro está nervoso mas muito contente, tem esperança que a mulher goste da festa que ele preparou. David recebe uma mensagem da irmã e avisa que elas estão a chegar. Natália entra, todos cantam os parabéns e Belmiro abraça-a e pede-lhe que volte para casa. David começa a servir o champanhe quando, para espanto de todos, Natália diz que não é uma surpresa que a vai fazer esquecer o que se passou e sai. Todos se olham, perplexos. Diana sai atrás da mãe.

Já na receção, David e Diana dizem a Natália que está a exagerar. Belmiro aproxima-se e pede-lhe que não se vá embora. Natália avisa-o que nem teve um pedido de desculpas e que não é assim que vai esquecer o que Filipa lhe fez. Filipa pede desculpa dizendo que exagerou mas que Natália também não devia ter escrito no livro de reclamações. Natália avisa a Belmiro que só volta quando receber um pedido de desculpas sincero dos dois e quando Filipa sair de casa. Jaime, Graça e Filipa ficam a consolar Belmiro que comenta que perdeu Natália, de vez.

Em casa dos Mosquito, Teodoro conta a Elisa do aparecimento de Fernando. Elisa comenta que ele deve ter tido os seus motivos para aparecer assim, sem avisar ninguém. Teodoro convida Gabriel para ir pescar, acha que lhe ia fazer bem estar com o pai, a partilhar um momento de silêncio e tranquilidade. Gabriel diz que já tem coisas combinadas e não pode. Elisa e Teodoro discutem sobre o comportamento do filho.

No escritório, Luís Maria e Eduardo cercam Sebastião com perguntas sobre Fernando mas este nunca se descai, diz apenas que chegou ao hospital, para a visita, e o avô estava acordado e pronto para regressar a casa. Quando Sebastião sai, Eduardo comenta com Luís Maria que vão ter de rolar cabeças por causa da situação dos Burguesinhos. Luís Maria recorda que deixou Fernando, sem auxilio, caído no chão do escritório e diz apenas a Eduardo que Fernando sabe que anda a ser roubado.