“Flor Sem Tempo”: Resumo dos próximos episódios

“Flor Sem Tempo”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 191 (6 a 12 de novembro)

Catarina e Vera vão ao programa da Júlia

Luís Maria vai confrontar Catarina com o processo de assédio

Caetana anuncia à família que Bernardo vai voltar para casa

Cremilde chega à farmácia e diz a Viriato que está muito pior das costas. Assim, Cremilde pede-lhe que ele lhe faça uma massagem com um massajador eléctrico. Embora não esteja muito confiante, Viriato acaba por aceder e massaja Cremilde, enquanto ela diz mal de Julieta. A dona da farmácia vem a entrar e ouve tudo, ficando chateada. Cremilde não desfaz e diz-lhe que só disse verdades. Irritada, Julieta manda-a para o armazém arrumar as caixas.

Gonçalo entra na sala, ressacado e em choque. O rapaz conta ao pai que os amigos tiveram um acidente de carro grave, a caminho de Vila Nova de Milfontes e que, se não tivesse sido Ricardo, ele podia não estar ali. António sente-se culpado porque tratou mal Ricardo e Gonçalo diz que tem de lhe agradecer e o pai devia fazer o mesmo e ainda pedir-lhe desculpa.

Catarina está a trabalhar quando Luís Maria entra e lhe diz que ela tem a mania que é esperta, mas não chega para ele. O vilão diz que bem lhe parecia ter visto Célia ali e agora já percebeu que foi Catarina quem incitou Célia e Rosa a fazerem queixa contra ele. Catarina não nega e diz que não tem medo dele. David entra e pergunta se está tudo bem, o que afasta Luís Maria. Catarina conta-lhe que vai ao programa da Júlia e sabe que foi ele quem fez o contacto. A rapariga está contente e David diz-lhe que vai ajudar muito e tem a certeza de que vão chover donativos.

Caetana pergunta aos filhos o que é que eles acham de o pai voltar para casa. Lourenço responde de forma efusiva e diz que quer que o pai volte, mas salvador é mais contido. Caetana diz que só está a perguntar e Salvador pergunta se o pai vai mesmo ficar ou se é só uns tempos. Lourenço diz que o pai vai ficar para sempre e Salvador diz que ele não sabe isso e que depois quando o pai se for embora para ele não se pôr a chorar. Salvador sai e Lourenço diz à mãe que eles acham bem e para ela dizer ao pai para ele ir.

Ricardo está na casa de banho do clube. Esteve a consumir drogas e tenta disfarçar quando é abordado por Belmiro, que lhe diz que ele não pode deixar a recepção tanto tempo sem ninguém. Ricardo vai para a recepção, mas Belmiro conta-lhe antes que saiu uma notícia que dá conta do acidente dos rapazes, mas não fala em Gonçalo. Ricardo diz que levou Gonçalo para casa e que António ainda o tratou mal. Belmiro diz que agora ele bem pode erguer-lhe um altar e diz-lhe que compensa estar limpo. Ricardo olha-o, comprometido.

Mimi está a dar a provar o últimos dos croquetes de Leonor a Sebastião e ele fica impressionado com as vendas delas. Mimi pergunta se eles já podem ficar bem, agora que ela pediu desculpas a Luísa. O ex-namorado diz-lhe que não podem ficar bem porque sabe que ela é uma fingida e retirou tudo o que disse quando achou que Jaime já não estava a filmar. Salta a tampa a Mimi e ela diz-lhe que ele é um tapadinho que não vê que Luísa sempre andou atrás dele. Sebastião diz que isso são coisas da cabeça dela e que está desiludido com ela, dizendo-lhe que o melhor é desistir de vez dele. Mimi diz que até pode desistir, mas vai arrancar o sorriso da cara de Luísa.

Fernando, Eduardo, Vasco e Vitória estão a preparar-se para almoçar quando Caetana entra, com Bernardo. Caetana anuncia à família que, depois de pensar e de terem conversado muito, ela e

Bernardo decidiram dar mais uma oportunidade à relação pela família e pelos vistos. Desta forma, Bernardo vai viver com eles. Todos ficam surpreendidos.

Catarina e Vera despedem-se de Elisa, entusiasmadas, por irem ao programa de Júlia. Catarina diz que é um dia feliz e Elisa concorda, dizendo que o técnico está lá dentro a arranjar o forno. Vera está ansiosa e quer ir embora e Elisa deseja-lhes muita sorte.

Caetana diz que já falou com os filhos e eles ficaram muito contentes com o regresso do pai. Eduardo, pergunta a Caetana se eles decidiram esquecer o passado em que Bernardo enganou toda a gente e ela responde que sim tal como os pais fizeram e reforça que também têm direito a outra oportunidade. Vasco recebe uma mensagem de Mariana a pedir-lhe que vá ter com ela à sala de provas e diz a Caetana que eles é que sabem da vida deles, desejando felicidades. Fernando não está nada agradado com o facto da neta perdoar Bernardo e Caetana não é meiga com ele, dizendo que ainda estão para descobrir os podres do avô. Bernardo tenta justificar-se, mas Fernando não permite e diz a Caetana que claramente não adianta nada o que ele diga, já que ela depois namorou com o jornalista e também não correu bem. Bernardo diz que aquela decisão foi muito ponderada e que querem muito que resulte. Caetana e Bernardo saem e Fernando fica chateado.

Mariana fala com o vendedor do stand ao telemóvel e pede-lhe para guardar o carro que ela vai buscá-lo à tarde. Vasco entra e Mariana diz-lhe para ele ser sincero e admitir que só está a usar isto para acabar com ela porque nunca esteve realmente apaixonado por ela. Vasco diz que gostou mesmo dela, mas não pode ficar com uma pessoa que lhe arma ciladas daquelas. Mariana tenta virar as coisas contra ele e diz que só o fez porque tinha medo de o perder e que ele podia ser tão compreensivo como ela foi quando ele a traiu. Vaso responde que sabe que nem sempre foi correcto, mas não lhe vai dar mais tempo de antena. Vasco vai-se embora e Mariana jura vingança.

Uma tuna canta em frente à farmácia e várias pessoas observam, entre elas, Elisa e Graça e Julieta sai de dentro da farmácia para ver o que se passa. Viriato, Cremilde e Filipa chegam e a tuna rodeia Cremilde, cantando para ela uma canção típica de tuna, mas com uma letra escrita para Cremilde. Esta tenta afastá-los e entrar na farmácia, mas eles não deixam. Jaime sorri a Filipa e Cremilde diz que o vai matar.

David dá a Natália um perfume e diz-lhe que não quer que fiquem chateados, dizendo à mãe que ele esteve sempre ao lado dela, coisa que não se pode dizer de Diana. Natália diz que ele sabe levá-la e David aproveita para lhe pedir ajuda com a roupa que acumulou nos últimos dias. Natália diz que o ajuda, mas gostava que ele falasse com Diana, que lhe parece muito isolada. David diz que não precisa que a irmã continue a mentir-lhe e Natália sugere que ela vá viver com ele, até o ajudava com a casa. David responde que não é uma opção e dá, novamente, a volta à mãe, abraçando-a.

Rosa comenta com Cláudia que mandou imensos currículos, mas ainda não teve nenhuma resposta. Cláudia volta a insistir na ideia de irem embora dali, mas Rosa diz que não quer afastar-se de António. Cláudia diz que vai fazer uma pausa no assunto porque a mãe faz anos no dia seguinte e pergunta-lhe o que é que ela quer fazer. Rosa responde que não lhe apetece fazer nada e Cláudia volta à carga, dizendo que se ela não está bem com António, então mais vale irem embora. Rosa responde que estar desempregada e a questão do processo a deitou abaixo, mas Cláudia diz que são os anos dela e têm de fazer alguma coisa. A mãe diz-lhe que se convidar António ele vai querer trazer Gonçalo e não dá, por isso o melhor é jantarem só as duas.

Júlia Pinheiro apresenta o caso de Jorge, dizendo que vão ficar a saber tudo a seguir ao intervalo.

Catarina e Vera esperam para entrar, mas Vera está muito nervosa e diz que acha que não consegue. Catarina diz-lhe que ela tem de ir e pensar que é para o bem de Jorge. Vera tenta fugir, mas Catarina não deixa e Vera enumera tudo o que pode correr mal. Catarina acalma-a e diz que vai correr bem. As duas abraçam-se, nervosas.

No barco, Mariana vê a publicação de Instagram com a fotografia da família Valente, que diz que eles vão ao programa de Júlia. Mariana fica revoltada.

Luís Maria liga a Madalena, desesperado, a pedir-lhe que volte. Madalena pergunta se é para fazerem o número do casal feliz para abonar a favor dele no caso de assédio e desliga a chamada. O vilão fica furioso e Ricardo revela-se, mostrando que esteve sempre a ouvir tudo. Ricardo provoca o pai e ele nega todas as acusações, dizendo que Rosa e Célia são umas aproveitadoras e que se fosse verdade já se tinham queixado antes. Ricardo não acredita numa palavra do que o pai diz e Luís Maria responde que tem a consciência tranquila e que nem sabe porque é que está a falar com um bandalho como ele.

Graça e Belmiro estão a rir do vídeo que mostra Cremilde com a tuna. Belmiro diz que a música fica no ouvido. Teodoro entra e eles disfarçam, dizendo que era o vídeo de um macaco a comer com uma colher. Teodoro pede desculpas ao amigo e diz que não faz sentido estarem chateados por um problema que nem é deles. Belmiro gosta e diz que ele tem razão. Teodoro quer ver o vídeo e quando percebe a resistência deles, percebe que alguma coisa se passa. Eles acabam por mostrar o vídeo e tentam justificar-se, dizendo que estavam a rir dos nervos, mas Teodoro amua e diz que vai beber o café a outro lado. Graça relembra que Catarina ia à televisão e procura o comando.

Jaime está a lavar o chão da lavandaria e a cantar a música da tuna. Cremilde entra e diz-lhe que lhe vai fazer a vida negra. Jaime goza com ela cantando a música e ela despeja-lhe o balde de água pela cabeça abaixo e diz que lhe vai fazer a vida negra. Jaime diz que não tem medo dela e Cremilde diz que ele devia ter.

Vitória está preocupada com Caetana e lembra-a que Bernardo está sempre a mentir e pergunta-lhe se ela, uma mulher forte e independente, vai mesmo passar uma esponja em tudo o que ele lhe fez. A filha diz-lhe que lhe importa mais o futuro e que Bernardo não vai voltar a desaparecer. Caetana admite que ainda ama Bernardo e pede à mãe que compreenda isso.

Deolinda está na cozinha, a ver o programa de Júlia, quando Vasco entra e vê Catarina na televisão. Deolinda esquiva-se para o interior, mas Vasco fica a ver Catarina e Vera serem entrevistadas por Júlia.

Catarina e Vera estão sentadas no estúdio a dar a entrevista a Júlia. Vera conta como descobriu que o filho estava doente e Júlia pergunta a Catarina se a doença não tem tratamento em Portugal. Catarina explica que não e esse é o grande problema, só haver um tratamento experimental em Israel. A tia de Jorge conta ainda que tem havido bons resultados com este tratamento e que o hospital já aceitou tratar Jorge, só falta o dinheiro. Júlia diz que estão a falar de dois milhões de euros e pergunta-lhes como é que se reage a uma notícia destas. Catarina diz estão a tentar angariar o dinheiro e estão a tentar não desistir.

Leonor, Elisa e os clientes vêem a entrevista de Catarina e Vera na televisão. Leonor comenta que Catarina está tão nervosa e Elisa diz que, ainda assim, está a falar muito bem. Na televisão, Catarina explica que tem sido uma luta diária e que todos os cêntimos contam.

De volta ao estúdio, Catarina diz que não podem deitar a toalha ao chão e que, se todos ajudarem, conseguem o dinheiro. Júlia pergunta que tipo de iniciativas têm feito e as irmãs contam dos mergulhos solidários, do crowdfunding, caixas de donativos, vender roupa em segunda mão… Júlia elogia a maneira como David expôs a situação, dizendo que era impossível ficar indiferente ao que ele escreveu. Catarina sorri e diz que David é um amigo muito especial e tem sido um grande apoio. Júlia diz-lhe que aquele sorriso já disse tudo.

Vasco assiste à entrevista e fica desconfortável com a menção a David.

Catarina e Vera contam a Júlia como é que a doença progride e explicam que o nome do bebé é uma homenagem ao pai, que morreu há pouco tempo. Júlia diz que se nota que elas são muito unidas. Júlia diz-lhes que Elisa Mosquito está em directo para falar com elas. Porém, quando “Elisa”

começa a falar, Vera e Catarina não lhe reconhecem a voz. É, na verdade, Mariana, que diz que elas as duas são umas criminosas e que não se admirava se a história do bebé fosse toda mentira. Catarina e Vera ficam em choque e Júlia olha para elas, se saber o que pensar.