“Flor Sem Tempo”: Resumo dos próximos episódios

“Flor Sem Tempo”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 236 

Tozé bate no Gabriel.

Viriato é atropelado.

Madalena mostra o vídeo da morte do Jorge a Vitória. Foi Luís Maria que o matou. 

Marta discute com Tozé, diz que não quer ir para a escola mas Tozé insiste. Ela diz que ele não manda nela, argumenta que ninguém na família tem moral para falar sobre as escolhas dela: a Catarina foi presa, o pai era bêbado e a Vera engravidou. Tozé chateia-se e responde-lhe que não é por eles terem as vidas lixadas, que Marta tem de seguir o mau exemplo.

Isidro está a preparar pratos quando repara numa faca que está quase a cair, guarda-a nervoso. Depois, quase se queima na panela de água quente devido ao susto que Salvador e Lourenço lhe prega. Caetana entra para saber se o pequeno-almoço está muito atrasado, apressa Isidro.

Na lavandaria, Filipa desabafa com o irmão por causa de Gabriel. Confessa que gosta muito de passar tempo com Gabriel, mas que não lhe apetece ir para a cama com ele. Jaime aconselha-a a comunicar melhor com Gabriel, para que ele perceba do que Filipa gosta.

Teodoro acorda no veleiro e desfocadamente, vê duas raparigas a saltarem da popa para dentro de água. Os outros homens acordam com o aviso de Teodoro, diz-lhes o que viu mas eles acham que ele está a brincar ou a alucinar com sereias. Mas quando olham para o mar, confirmam que estão duas raparigas a acenar-lhes…ficam sem perceber quem são, nem o que se passou. Não se lembram de nada.

Catarina lembra-se do pedido de casamento. Elisa entra na cozinha e apanha-a pensativa, diz que não gosta de a ver assim, desanimada. Catarina sente-se mal por ter rejeitado David e Elisa questiona-a do porquê de ela ter dito que não. Catarina diz que tem medo da responsabilidade, especialmente estando a mãe presa, que não pode assistir ao casamento da filha. Elisa aconselha-a a pensar melhor no assunto, se gosta do David, não deve desperdiçar a oportunidade. Catarina sente-se perdida.

Graça está atarefada na receção do clube. Tozé chega e pergunta-lhe se viu Mónica, quando, precisamente, recebe uma mensagem da mesma a avisar-lhe que teve um imprevisto. Tozé chateia-se e sai irritado para os balneários por ter levado uma tampa.

Gabriel, queixa-se de Filipa a David. Diz que ela é uma seca e que está sempre a adormecer antes sequer de se envolverem. Tozé ouve os insultos a Filipa, confronta Gabriel, que lhe diz para se meter na sua vida. Tozé perde a calma e dá-lhe um murro.

David tenta separar os amigos, sem sucesso. Continuam a discutir sobre a Filipa, até que a própria entra no clube e vê a luta, achando que a culpa é de Tozé e ofendendo-o. Gabriel diz que Tozé se passou só porque ele anda com a Filipa. Tozé diz que é mentira, mas não tem coragem de dizer à Filipa o que ouviu para não a magoar.

Isidro está queixoso, diz a Cremilde que bateu com a cabeça no exaustor, e que a maldição pode ter regressado. Cremilde entende se Isidro nunca mais quiser estar com ela, mas o homem culpa-se por não ter feito o ritual até ao fim na farmácia. Argumentando que Viriato fez tudo até ao fim e agora está bem. Viriato vem a passar na rua e é atropelado por uma trotinete elétrica.

Mimi está deprimida no sofá, enquanto apaga fotos do Sebastião no telemóvel. Elisa entra e continua preocupada por Teodoro nunca mais ter dito nada desde que foi no barco. No meio dos devaneios sobre Sebastião, Mimi confessa ter ido ter com ele ao barco. Elisa ouve e faz perguntas sobre o marido, se estava lá com mulheres ou se eram mesmo só homens. Mimi não quer saber e continua a falar sobre Sebastião.

Luís vê Ricardo a mexer em garrafas na sala de provas, e acha que o filho vai voltar a beber. Madalena entra e entrega-lhe uma garrafa de moscatel, explicando a Luís Maria que Ricardo só quer o álcool para temperar uma refeição. Luís duvida, provoca o filho quanto a uma recaída eminente e Madalena irrita-se. Discutem.

Madalena toma um calmante e Vitória diz-lhe que ela anda a abusar dos comprimidos. Madalena responde-lhe que ela não faz ideia pelo que está a passar. Vitória diz que também tem muitas preocupações desde o divórcio até ao negócio do hotel que não vai avançar, mas que não se anda a encher de calmantes. Madalena diz que não pode explicar o que se passa com ela. Vitória fica preocupada com o estado da irmã.

Catarina entra em casa a discutir com Marta, que a provoca e sai disparada para o quarto. Catarina conta a Vera o que se passou. A Marta foi apanhada a copiar na escola, discutiu com a professora e a diretora mandou-a para casa. Catarina culpa-se por não dar atenção devida a Marta, e Vera promete que vai começar a ajudar mais.

Na praia, os homens falam sobre as raparigas que apareceram no barco. Sebastião diz que não percebeu o que elas lhe disseram em sueco e no meio da confusão, Vasco sugere que o melhor é ficarem na ignorância sobre o que possa ter acontecido na noite passada, e irem embora. Sebastião diz que vai de carro com Belmiro. Bernardo agradece os dias passados em boa companhia, que o ajudaram a esquecer os problemas todos.

Na farmácia, Filipa cuida de Gabriel e ele mente sobre o que originou a cena de pancadaria no clube. Gabriel ofende Tozé, dizendo que ele não tem cérebro mas Filipa fica tensa porque ainda gosta dele, disfarça. Gabriel arma-se em príncipe encantado e diz que irá sempre defendê-la no que for preciso.

Julieta chora por causa de Viriato, que rompeu o calcanhar de Aquiles. Cremilde lamenta e diz que agora é que Isidro nunca mais a vai querer ver. Julieta diz que é melhor enfrentarem a realidade e assumirem que a maldição não as vai deixar, diz que vão acabar sozinhas e amarguradas. Graça entra no clube e diz que tem a solução numa pomada que veio de África, mas que se não resultar, já nada mais resultará.

Tozé conta a Catarina o que se passou com Gabriel, chateia-se por lhe ter batido. Tozé defende-se a dizer que aquilo não eram coisas próprias de se dizer sobre a Filipa, e Catarina percebe que o irmão ainda gosta da ex-namorada. Tozé nega, e catarina só espera que a zanga não lhe arranje problemas com Elisa.

Varela surpreende Luís Maria na sala das provas. Diz que veio comprar uma garrafa de vinho mas que aproveita para fazer umas perguntas sobre o homicídio de Jorge Valente. Luís Maria faz-se de desentendido mas remarca que a Leonor se entregou pelo crime. Varela conta-lhe que está a rever os casos antigos da Diana, e pergunta a Luís Maria onde estava nesse dia. Ele não se lembra, e o inspetor pede-lhe que verifique na agenda.

Vitória está ao telemóvel no escritório, quando Madalena entra transtornada. Diz à irmã que teme pela sua vida, e que Luís Maria é um assassino. Vitória acha a acusação exagerada, mas Madalena desabafa. Conta-lhe que foi Luís Maria que matou Jorge, Madalena viu e filmou tudo. Vitória fica em choque.

Vitória vê o vídeo, Madalena está cada vez mais incomodada. Acredita que Luís Maria a vai matar se descobrir que ela tem provas. Vitória diz que o têm de entregar à polícia mas Madalena tem medo de ser arrastada com ele por causa do vídeo da Margarida. Madalena diz que tem sido chantageada e Vitória percebe agora o porquê de Madalena passar a vida a defender o marido, mesmo sendo tratada abaixo de cão.

Vitória afasta-se dela, revoltada pelo que fez o pai passar, sabendo que era inocente. Madalena desata a chorar com culpa, conta que se voltou a encontrar com um prostituto e que Luís Maria a ameaçou matar. Implora a Vitória que fique calada.

Eduardo mostra-se disponível para ajudar Fernando quanto aos potenciais compradores da Quinta. Fernando não o quer ouvir e manda-o embora, mas Eduardo volta a desculpar-se pelo que aconteceu, dizendo que nunca teve intenções de prejudicar ninguém.