“Flor Sem Tempo”: Resumo dos próximos episódios

“Flor Sem Tempo”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 79 (8 a 14 de maio)

Mariana convence Vasco a deixá-la ir com ele.

Catarina vê Vasco a partir, na companhia de Mariana.

Sebastião envia um presente a Filipa e convida-a para jantar.

No escritório, Mariana está a comunicar a Eduardo que, uma vez que Vasco se vai embora, não faz sentido ela continuar a trabalhar na Chão da Serra. Luís Maria, que ouve a conversa, diz-lhe que será uma oena perdê-la até porque as pessoas têm gostado muito das suas visitas guiadas. Eduardo lamenta a decisão e pergunta-lhe se vai ficar por Vila Santa. Mariana não confirma, nem desmente, diz que tem todas as hipóteses em aberto.

Vasco está no centro de mergulho e despede-se de Tozé e David. O instrutor vai buscar uma máscara nova, para dar ao amigo, e Vasco vê-se sozinho com Tozé, num ambiente constrangedor. Tozé ganha coragem e diz a Vasco que Catarina gosta dele mas que há muita coisa que os afasta, nomeadamente as suas famílias. Vasco acha que a irmã dele tem uma forma estranha de gostar dos outros e que nunca foi capaz de lhe dar uma justificação plausível mas, agora vai-se embora e deseja que tudo lhes corra pelo melhor. Tozé olha-o, com alguma tristeza.

Na casa das tortas, Catarina comenta com Leonor que o anúncio da casa já teve várias visualizações mas que ainda ninguém fez uma proposta. A conversa é interrompida por Tozé, que liga à irmã a dizer que acabou de se despedir de Vasco, ele está prestes a ir embora. Catarina desliga e conta o que Tozé lhe disse à mãe. Leonor comenta que acredita que a filha esteja triste mas, um dia, ainda lhe vai agradecer pois Vasco não é homem para si. Catarina olha a mãe, pega na mala e sai apressada.

Na sala de jantar, Luís Maria acaba de dizer a Fernando que saiu uma notícia, no Diário Nacional, sobre a adulteração dos Burguesinhos. Fernando fica furioso e diz que essa gente se devia preocupar com os problemas do país e que não pretende fazer declarações nenhumas, se falar será no seu tempo e sob as suas condições.

Mal entra na sala, Fernando dá com Cremilde, que veio desfazer o equívoco sobre a fotografia que Fernando recebeu antes de se sentir mal. Fernando, sem paciência, diz que não se lembrava e que preferia ter ficado na ignorância. Cremilde fica satisfeita por ter esclarecido o assunto e Fernando pede a Natália que a leve à porta, já nem a pode ver.

À beira da falésia, Belmiro e Teodoro pescam quando este último acaba por apanhar um saco de droga. Belmiro apressa-se a esconder o saco quando vê um GNP a aproximar-se deles e os dois tentam disfarçar a situação, o melhor que conseguem. O guarda acaba por multar os dois por falta de licença para pesca lúdica. Os dois ficam muito indignados e acabam por abandonar o local, levando o material e o saco de droga escondido.

Na casa das tortas, David entra e encontra Mimi muito chorosa. David aproxima-se dela, preocupado, e Mimi conta-lhe que Sebastião deixou de a seguir nas redes sociais e que agora tem uma gravação no telemóvel a pedir para ela não lhe ligar nunca mais. David acha que Mimi não precisava de estar a sofrer daquela maneira e oferece-se para a consolar mas quando ela o rejeita, David vai-se embora, bastante irritado.

No escritório, Caetana arruma as suas coisas quando Eduardo vem ver dela. Caetana discute com o pai por não ter sido capaz de a defender perante Fernando. Eduardo admite que falou e confessa que teve medo de dizer alguma coia pois, ao contrário delas, aquele emprego é a única coisa que ele tem. Caetana diz-lhe que não passa de um cobarde e avisa-o que não roubou nada e vai conseguir provar que tudo não passou de um esquema armado por Luís Maria.

Vasco está pronto para partir quando Mariana o surpreende e insiste em ir com ele. Vasco não quer companhia e avisa-a que, caso esteja a pensar numa aproximação, ele não está disponível. Mariana diz-lhe que não tem nada a ver com isso, simplesmente não faz sentido ficar ali sem ele. Enquanto os dois conversam vemos que a carrinha de Catarina se aproxima do pontão e esta fica a observá-los. Vasco cede à proposta de Mariana e puxa-a para dentro, juntamente com os sacos que ela trazia. Quando partem, Vasco avista Catarina, a olha-lo de lágrimas nos olhos. Vasco fica apreensivo por vê-la ali. Catarina fica profundamente derrotada ao ver Vasco ao lado de Mariana.

Ricardo está a cumprir o seu trabalho comunitário quando Madalena o aborda e confronta por lhe ter roubado os cartões e o dinheiro. Ricardo tenta desviar e ainda faz algumas piadas sobre o assunto mas Madalena é dura e não desiste. Ricardo diz-lhe que os cartões estão no hotel e que já gastou o dinheiro. Madalena exige que Ricardo lhe devolva o dinheiro, caso contrário vai fazer queixa à polícia. Ricardo fica estupefacto com a atitude da mãe.

Já no interior do barco, Vasco está agitado e com vontade de voltar para o exterior. Mariana mostra-se carinhosa e lembra-o que, se está a fazer aquela viagem, muito se deve também a Catarina. Vasco não quer falar e sai. Mariana vai arrumar as suas coisas.

Catarina, no pontão, furiosa consigo mesmo, chora desesperada e pontapeia o pneu da carrinha. Tozé avista a irmã e esta conta-lhe que acabou de ver Vasco a ir-se embora, com Mariana ao lado. Tozé tenta amenizar a situação mas Catarina só quer vender a casa e sair daquela vila o mais rápido possível, pode ser que assim consiga esquecer Vasco.

Nos balneários do clube, Teodoro e Belmiro estão, muito nervosos, a discutir o que fazer com o saco de droga. Ainda pensam no dinheiro que podiam ganhar com aquilo mas rapidamente afastam essas ideias. Começam a bater à porta dos balneários, que eles trancaram, e os amigos tentam deitar a droga pela sanita para não serem apanhados.

Na farmácia, Julieta pede desculpa a Cremilde por não a ter recebido mas diz-lhe que as coisas com Antímio evoluíram bastante, foi a sua noite de sorte. Cremilde não quer ouvir e, quando Filipa chega, pede-lhe ajuda para lhe tirar algumas fotografias que a favoreçam. Julieta avisa Cremilde que é preciso chamar Gabriel pois a atualização que fez ao software está a torna-lo lento demais. Cremilde pede a Filipa que ligue a Gabriel, para tratar do assunto. Filipa suspira, era a última coisa que queria fazer.

Na receção do clube, Mimi tenta trabalhar ainda que mantenha a sua cara de choro. Graça dá-lhe conselhos, acha que tem de se valorizar mais pois, no final de contas, a pessoa mais importante tem de ser ela. Mimi quer saber desde quando é que Graça está tão simpática e esta diz-lhe apenas que não gosta de ver uma mulher a sofrer. O padre vem avisá-las de que a porta do balneário masculino está fechada. Graça dirige-se lá.

Belmiro reclama com Teodoro, enquanto tenta desentupir a sanita, bem o avisou que devia ter deitado menos quantidade de cada vez. Graça entra e os dois tentam disfarçar dizendo que estavam a desentupir um cano. Mimi pergunta-lhes como correu a pesca e eles ficam tensos mas não se descaem. Graça não fica convencida com a desculpa que lhe dão.

Vera continua deitada na cama, com dores. Leonor entra no quarto e, preocupada com o estado da filha, diz a Vera que se vista, pois vai levá-la ao hospital. Vera perde a cabeça, quer que Leonor a deixe em paz. Jorge repreende Vera pela forma como fala com a mãe mas ela responde-lhe que eles é que erraram muito e que agora acham que são os pais do ano. Leonor fica magoada com a postura da filha.

Na casa das tortas, Elisa comenta com Catarina que já sabe que querem vender a casa e ir-se embora. Catarina diz-lhe que ainda vai demorar algum tempo mas que terá de arranjar alguém para a substituir. Caetana entra com Bruno e falam sobre Fernando a ter despedido. Caetana quer saber quem é que lhe contou aquilo mas Bruno não diz e vai à casa de banho. Caetana dirige-se ao balcão e é surpreendida com a notícia de que Vasco partiu com Mariana. Catarina fica abalada quando Caetana se ri enquanto lhe diz que ela e o irmão não tinham mesmo nada a ver e que é natural que tenha levado Mariana com ele.

No escritório, Eduardo confronta Luís Maria, quer saber o que fez a Caetana pois não acredita que a filha tenha roubado a empresa. Luís Maria ri-se e diz que conseguiu enganar toda a gente e, se o fez, foi para o salvar também pois Caetana andava a investigar quem é que adulterou os Burguesinhos. Eduardo ameaça-o, não quer Caetana na prisão e avisa-o que também o pode prejudicar, é melhor ter cuidado. Luís Maria fica inquieto com a ameaça do cunhado.

Na farmácia, Gabriel tenta perceber o que se passa com o sistema, não era suposto estar assim tão lento. O estafeta vem entregar uma encomenda a Filipa, que fica muito animada. Cremilde e Julieta estão curiosas e Gabriel finge não dar importância. Quando Filipa percebe que é um presente de Sebastião, fica furiosa e grita que não quer nada com ele.