“Flor Sem Tempo”: Resumo dos próximos episódios

“Flor Sem Tempo”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 197 (13 a 19 de novembro)

Mariana forja uma carta do hospital israelita

Ricardo faz um escândalo em casa, bêbedo

Viriato dorme em casa de Julieta

Fernando conversa com Vasco, Vitória e Eduardo sobre Luís Maria. Eduardo está nervoso, com medo que Luís Maria decida retaliar. Fernando diz-lhe para ele deixar de ser medricas e comentam o que fará Madalena. Fernando diz que lhe tentou ligar, mas ela não atendeu e diz que ela só não volta para casa se não quiser. Vasco diz que todas as acusações que Catarina fez a Luís Maria eram verdadeiras e que ela teve sempre razão.

Catarina vai à farmácia agradecer a Julieta a rápida ajuda que esta lhe deu. Julieta diz que Antímio foi o verdadeiro herói e Cremilde aproxima-se a fazer montes de perguntas a Catarina. Julieta acaba a discutir com ela e manda-a limpar a base de dados do computador. Catarina confessa a Julieta que não se lembra de nada do acidente e Julieta diz que contou a Nicolau tudo o que sabe, que não era muito.

Graça desabafa com Belmiro sobre o facto de Ricardo não ter ido trabalhar, mas Belmiro não lhe dá grande saída porque ainda está chateado. Graça aborda o tema e pergunta se ele ainda está assim por terem encontrado Natália, mas Belmiro diz que não gosta de dormir fora de casa porque nunca dorme bem. Graça responde que não podem só dormir em casa dele, que ela também tem direito a querer dormir em casa dela. Graça diz que têm ali um problema muito sério e manda Belmiro ir buscar os copos.

Teodoro conta a Mimi que Luís Maria foi expulso da quinta e a rapariga fica muito contente, dizendo que Sebastião agora vai ser obrigado a dar-lhe razão. Cremilde entra e faz-se de convidada para jantar, fazendo queixas de Julieta. Tanto Teodoro como Mimi acham que é Cremilde quem está mal e que ela devia falar com Julieta para, pelo menos no trabalho, eJulieta tentar ser mais branda.

Vasco conversa com Sebastião, dizendo-lhe que ele tem de admitir que Mimi tinha alguma razão e que talvez ele devesse perdoá-la e voltar para ela. Sebastião diz que esse não foi o único problema que teve com Mimi, mas Vasco diz-lhe que o amor das nossas vidas não aparece duas vezes. Vasco conta ao primo que deixou Catarina escapar e até hoje a ama e se arrepende. Mariana ouve a conversa, furiosa.

Luís Maria liga a Madalena, desesperado, a dizer-lhe que ela tem de voltar para casa e convencer o pai a aceitá-lo de volta. Madalena diz-lhe que ele já está fora da empresa e, a gozar com o marido, diz-lhe que está a deixar de ouvi-lo e desliga. Luís Maria fica furioso.

Catarina, Leonor e Tozé observam a conta bancária dos donativos de Jorge para ver se o dinheiro da doadora inglesa já caiu na conta. Catarina diz a Vera, que entra, que o dinheiro ainda não esta na conta, mas que é uma questão de tempo. Estão todos muito aliviados e Leonor diz que ela é que vai com Vera ao Israel, já que Catarina ainda não está em condições de ir. Todos parecem mais leves e os irmãos brincam entre si, divertidos. David manda mensagem a Catarina a dizer que não pode ir jantar com eles nessa noite porque está com a irmã.

Sebastião, Vasco, Caetana, Fernando, Eduardo, Vitória e Bernardo estão a jantar. Sebastião tenta contar à família que Ricardo teve uma recaída, mas não é capaz. Contudo, Ricardo aparece, drogado e alcoolizado e faz um espectáculo que faz a família toda perceber o que se passou. Ricardo sobe para cima da mesa, parte loiça e diz que todos deviam experimentar porque é libertador. Ricardo acaba por ir embora e Vasco e Sebastião vão atrás dele.

Gonçalo encontra Cláudia e tenta falar com ela sobre a relação dos pais. O rapaz diz-lhe que promete que nunca mais lhe fala, que muda de sítio no recreio da escola, faz tudo para ela não o ver, se ela aceitar ficar na vila. Cláudia diz que não quer ficar e que se a mãe aceitou ir é porque também não faz questão de ficar com o pai dele. Gonçalo tenta fazê-la ver que os pais estão a sofrer muito com a separação, mas Cláudia não quer saber. Irritado, Gonçalo diz-lhe que ela é uma mimada, que não se importa com o sofrimento que causa aos outros.

Julieta está a servir o jantar, mas António diz que não tem fome e não quer comer. A tia tenta convencê-lo, mas António sai para o quarto, deixando Julieta sozinha. Tocam à campainha e é Viriato, a pedir para passar a noite em casa dela, pois esqueceu-se da chave dentro de casa. Julieta hesita, mas perante os argumentos dele, acaba por aceitar e diz-lhe que ele pode fazer-lhe companhia a jantar, já que os sobrinhos a deixaram sozinha.

Jaime está a trabalhar na lavandaria quando Ricardo lhe aparece à porta, com uma cerveja na mão. Ricardo pede-lhe desculpa por ter exagerado e lhe ter dado um murro e convida-o para ir a uma festa com ele. Jaime fica desiludido por vê-lo alcoolizado e diz-lhe que não vai com ele a lado nenhum, dizendo ainda que se ele lhe quiser pedir desculpa, que o faça sóbrio. Ricardo vai embora e Jaime fica perturbado com o encontro.

Vasco e Fernando bebem um copo de vinho, em paz, e conversam sobre a recaída de Ricardo. Vasco diz que ainda ponderaram ir atrás dele, mas Ricardo foi na mota e já não conseguiram apanhá-lo. Fernando diz que entende que o neto procure fugas, com aqueles pais e Vasco diz que não o podem abandonar agora. Vasco pergunta se Madalena já sabe que Fernando expulsou Luís Maria e Fernando diz que lhe tentou ligar, mas ela tem o telemóvel desligado, mas acha que já suportou Luís Maria mais do que devia. Fernando confessa que tem saudades de Natália e pergunta-se se ela estará a precisar de dinheiro. Vasco diz que não sabe, mas pode descobrir.

Mariana forja uma carta do hospital te Tel Aviv dizendo que Jorge foi aceite no tratamento através de um fundo de solidariedade.

David está com Catarina e pede-lhe desculpa por ter avisado em cima da hora que não ia, mas a irmã não está bem. Catarina tenta, ao máximo, não comentar, e ele diz que foi mesmo Diana que pôs a droga no barco de Vasco e que está a sofrer muito com tudo o que fez. Catarina não aguenta e diz que, se ela está a sofrer tanto, porque é que não entrega Luís Maria, era a única coisa que podia fazer para se redimir. David fica atrapalhado.

Filipa está na lavandaria a queixar-se ao irmão da festa que os companheiros de casa deram na noite anterior. Jaime, por sua vez, está distante e ela acaba por lhe perguntar o que se passa. Jaime conta da visita de Ricardo na noite anterior e diz que se sente culpado, já que, em parte, sente que Ricardo voltou a beber por causa do beijo que ele lhe deu. Filipa chama o irmão à razão e diz que ele não tem culpa de nada, Ricardo é o tipo de pessoa que não precisa de desculpas para fazer asneira.

Viriato preparou um grande pequeno-almoço para agradecer a Julieta ela tê-lo deixado lá dormir. Julieta diz-se envergonhada porque apenas lhe arranjou um sofá de molas desconfortável. Cremilde bate à porta e diz que precisa de uma amiga, mas ao ver Viriato, fica desconfiada. O farmacêutico sai para ir buscar a chave de casa e Julieta garante a uma desconfiada Cremilde que não se passou nada entre eles.

Gonçalo conta a António que foi falar com Cláudia para o pai e Rosa poderem continuar juntos, mas Cláudia não o quis ouvir. António fica muito agradecido ao filho e Gonçalo diz que tomou a decisão de se candidatar à faculdade o mais longe dali possível para Cláudia deixar de fazer birras e o pai e Rosa poderem ficar juntos. António fica em choque e diz que não vai perder o filho. Rosa fez a sua escolha e nenhum deles tem culpa disso. Além disso, António sabe que errou no passado, com o filho e não quer repetir o mesmo erro. Gonçalo pergunta-lhe se ele tem a certeza e António diz que o filho é a pessoa mais importante da vida dele e vai sempre escolhê-lo, mesmo que isso implique perder Rosa. Os dois abraçam-se, emocionados.